+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Vila Flor – RN

0

Vila Flor é um município brasileiro, localizado no Rio Grande do Norte, 81 quilômetros ao sul da capital Natal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade ocupa uma área de cerca de 48 quilômetros quadrados e é um dos menores municípios do território do estado.

Vila Flor – RN

Segundo o censo de 2010, a população da área é de 2 872 pessoas, que é o mundo. O 14º município com a menor população. O Rio Grande do Norte ocupa o 154º lugar das 167 cidades.

História da cidade de Vila Flor – RN

Vila Flor era originalmente uma vila de Gramació e foi libertada de Canguaretama na década de 1960. Agora é nomeada no século 18 e foi aprimorada para a categoria de vila para comemorar a vila portuguesa de mesmo nome. Em 1892, tornou-se uma região e, em 1940, o nome da região foi simplesmente alterado para Flor, e foi restaurado ao seu nome original oito anos depois. Apenas quinze anos depois, a área foi dissolvida e se tornou uma cidade autônoma.

A história da cidade de Vila flor, na parte oriental do Rio Grande do Norte, começou no século XVI, quando foi implantada a vila de Gramació, o que levou à colonização e colonização do território. Esta vila aborígine está sob a responsabilidade do padre jesuíta André do Sacramento e tem uma área quadrada.

No século XVIII (1743 a 1745), foram construídas a Casa da Câmara e Cadeia e a atual igreja de Nossa Senhora do Desterro. Segundo a Carta Real de 1755, qualquer vila convertida em cidade terá o nome de uma comuna em Portugal. Portanto, para comemorar a vila portuguesa de Vera Flor, que pertence à região de Bragança, no norte de Portugal, a vila de Gramació foi renomeada para Vila Flor.

Vila Flor – RN a partir de 1769

A vila de Vila Flor foi aprimorada para o nível da vila e foi formalmente estabelecida pelo juiz Miguel Carlos Caldeira Castelo Branco e, ao mesmo tempo, iniciou o desenvolvimento econômico e destacou-se na agricultura plantando cana-de-açúcar. Em 1858, logo após a expulsão dos jesuítas, a Lei Provincial nº 367 transferiu a sede da vila de Vila Flor para a vila de Uruá, que mais tarde se tornou Canguaretama, o atual município do estado retirou-se de Natal. No final do século XIX (1892), uma lei municipal criou o distrito de Vila Flor.

Em 1933, o distrito de Vila Flor foi extinto e recriado cinco anos depois. Em 22 de abril de 1940, de acordo com o Decreto Federal nº 2104 (promulgado em 2 de abril de 1940), o Decreto Estadual nº 44 foi emitido para alterar o nome da área de Vila Flor para Flor. Em 23 de dezembro de 1948, a Lei Estadual nº 146 foi aprovada, a alteração foi revogada e o nome original do estado foi alterado de acordo.

O marco da emancipação de Vila Flor – RN

Eventualmente, em 31 de dezembro de 1963, de acordo com a Lei Estadual nº 3052, a região ganhou autonomia política, separada de Canguaretama, e tornou-se uma cidade no Rio Grande do Norte, mantendo o nome Vila Flor. A instalação oficial da nova cidade ocorreu em 1º de fevereiro de 1964. Desde a libertação, Vila flor consistiu apenas na sede.

Gostou da matéria?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.