+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Touros Rio Grande do Norte

4

O município de Touros no Rio Grande do Norte é conhecido como esquina do Brasil, pois fica bem no lugar onde o mapa brasileiro faz a curva!

Mas, esse não é o único atrativo de Touros, que é repleto de belezas naturais e praias maravilhosas, como a Praia de Perobas e suas piscinas naturais, favorecidas pelas formações de recifes de corais.

Quer conhecer mais sobre esse paraíso? Vem com a gente!

Touros Rio Grande do Norte

Esta é uma cidade encantadora, com praias lindas margeadas por coqueirais e uma brisa marinha que nunca para de soprar. É bem aqui também, na esquina do Brasil, que você encontra o lindo Farol do Calcanhar, o maior do Brasil, com 62 metros de altura.

E o Farol é apenas um dos atrativos desse lugar encantador!

Touros Rio Grande do Norte
Praia de Touros. Foto por Canindé Soares.

A verdade é que Touros é uma cidade cheia de história, a primeira no estado potiguar onde os colonizadores portugueses desembarcaram. Por aqui o visitante vai ver um mar de águas cristalinas, parrachos de corais e praias paradisíacas, tudo regado a muita história e cultura.

Privilegiada em sua localização, Touros é o ponto de encontro entre o litorais norte e leste do Brasil. Quem vem ao litoral norte do estado potiguar não pode deixar de conhecer esse pequeno pedaço de paraíso.

Touros Rio Grande do Norte – o município

Touros RN é uma cidade com uma população estimada em 33 287 habitantes, conforme dados do IBGE de 2019. Foi em 1501 que, ocorreu o primeiro desembarque de colonizadores portugueses ao litoral do Rio Grande do Norte pela orla marítima, na área de limite entre os municípios de Pedra Grande, Touros e São Miguel do Gostoso Rio Grande do Norte.

Parque eólico. Foto por Canindé Soares.

Foi nessa ocasião que um dos comandantes da expedição fixou um marco de pedra em Touros RN, que era feito de pedra em mármore e possuía o desenho da cruzes de Malta e da Ordem dos Cavaleiros de Cristo.

Já no século XVII, em abril de 1638, um total de 1 400 homens, comandados por Luís Barbalho Bezerro, fizeram o segundo desembarque português em Touros e dali partiram rumo a Bahia chegando onde viria a ser fundada a cidade de Salvador.

Mas, antes de partir de Touros Rio Grande do Norte até as terras mais ao sul do Brasil, os portugueses deixaram quatro canhões fixados sobre um rochedo encravado na praia de Marcos, com o objetivo de combater os holandeses.

Foi somente no século XVIII que os colonizadores se fixaram de forma definitiva em Touros, ocasião em que a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro da cidade, também chegou ao local. Em sua homenagem foi erguida uma capela, cuja construção durou 22 anos!

Em 5 de setembro de 1823 o povoado de Touros foi elevado à categoria de distrito e em 11 de abril de 1833, a Resolução do Conselho do Governo Provincial tornou Touros uma vila, oficializando-a como um município do Rio Grande do Norte.

Dela para cá, Touros Rio Grande do Norte se tornou uma cidade economicamente ativa e importante para o Rio Grande do Norte, e um ponto turístico relevante. E o turismo na região se tornou ainda mais proeminente com a construção do Farol do Calcanhar.

Pela sua localização privilegiada, Touros tem muitas praias lindas cheias de paisagens encantadores, águas mornas e comodidades a oferecer para os visitantes.

Por aqui o mar é tranquilo, de tons azulados e cristalinos. As praias são repletas de coqueirais, areia branquinha, recifes, casinhas rústicas e jangadas. É um cenário que lembra uma autêntica comodidade pesqueira, mas com o conforto e a infraestrutura turística necessária.

As Praias de Touros

E nas praias de Touros, o visitante pode conferir o Farol do Calcanhar, aberto para visitação aos domingos. Se quiser visitar o Farol agende sua visita com antecedência, pois o Calcanhar é uma propriedade da Marinha Brasileira o que significa que é preciso uma permissão para visitar o Farol. Mas, a visita vale muito a pena!

Vista aérea do litoral com o Farol do Calcanhar. Foto por Canindé Soares.

A Praia de Perobas é uma das mais procuras. Considerada por muitos como a melhor de Touros, suas águas são tranquilas, e o local propicia uma verdadeira conexão interior com a natureza.

Perobas também é uma das praias mais queridas para mergulho, pois por lá na maré baixa se formam as piscinas naturais, conhecidas como parrachos.

A Praia de Pititinga, que fica em uma colônia de pescadores de Touros, também é outra praia muito procurada. Um recanto isolado de paz e sossego, frequentada por todos aqueles que querem fugir do estresse.

Touros Rio Grande do Norte – dicas

O município de Touros Rio Grande do Norte fica a aproximadamente 85 km da capital do estado, e muita gente prefere fazer o passeio bate e volta, vindo de Natal, passando o dia aqui e retornando ao fim do dia.

Mas, por tudo que há para ver por aqui é super recomendado que você reserve uns dois dias da sua viagem para conhecer Touros com calma e se divertir muito.

Estrada de acesso. Foto por Canindé Soares.

A Praia do Cajueiro e a Praia de Carnaubinha também estão entre os principais atrativos locais, juntamente a Praia do Calcanhar, onde fica o famoso farol. Na praia do Carnaubinha, que encanta pela simplicidade e tranquilidade, há barracas e alguns restaurantes que servem ótimas refeições com um excelente custo e benefício.

Passear pelas praias, curtir a brisa do mar e observar os pescadores que ainda retiram seu sustento das águas do mar, são atrativos simples e gratuitos que qualquer visitante pode fazer.

Da Praia de Perobas é possível fazer um passeio de lancha que conduz os visitantes até os recifes que ficam a cerca de 6 km da orla, para um mergulho refrescante nas piscinas naturais.

Em volta das praias de Touros se formam lindas dunas de areia fofinha e é possível também fazer passeios de buggy pela região.

E Por aqui tem praias, dunas, passeios e ótimas acomodações para o visitante. Touros é sem dúvida um ponto que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Gastronomia e Hospedagem em Touros

Em Touros Rio Grande do Norte há muitos restaurantes especializados em frutos do mar que servem iguarias típicas do local.

Muitos deles ficam a beira mar, ou seja, você pode comer apreciando as lindas paisagens da região, como o Restaurante do Vozinho, onde você será muito bem atendido e poderá comer vários pratos com peixes, saladas e mais.

Mar com parque eólico ao fundo.

E no quesito gastronomia, a cidade também não devendo nada a ninguém! Uma ótima dica é o hotel Vila Galé Touros, um excelente hotel localizado na Praia de Touros. O Vila Gale Touros tem com 514 quartos, distribuídos entre standard, familiares, suítes e bangalôs.

No Vila Galé Touros você pode ficar hospedado com muito requinte tendo acesso a serviços exclusivos como Spa Satsanga, campos polidesportivos, campos de tênis e de futebol. Se viaja com crianças, é um ótimo local, pois possui as melhores comodidades e um ótimo serviço para fornecer a melhor experiência possível!

Mas, se você não quiser ou não puder ficar em um hotel do porte do Vila Galé Touros, também há outras boas opções de acomodações por aqui, como a linda Pousada Amigos do Vento.

E quando estiver por aqui, não se esqueça de fazer lindas fotos de Touros! Serão uma excelente recordação da sua viagem. E não se esqueça de conferir o nosso Guia Completo de Passeios!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.