+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Timbaúba dos Batistas – RN

0

Timbaúba dos Batistas é uma cidade no Rio Grande do Norte (Brasil), localizada na região de Seridó. É um dos municípios com a menor população do estado, com aproximadamente 2.000 habitantes, e fica a 282 quilômetros da capital do estado, Natal.

Timbaúba dos Batistas – RN

Conhecida pela excelência na produção dos bordados típicos do Seridó.

História de Timbaúba dos Batistas – RN

O nome do município é originário de uma árvore, chamada pelos índios de “Timbó-iba”, traduzido para o português como árvore de espuma; chamada assim por seus frutos produz uma espécie de espuma, utilizada como sabão. O nome do município também está associado ao nome de uma das famílias pioneiras a chegar à região. Assim como outros municípios da região do Seridó, seu povoamento está ligado à instalação de fazendas de gado. Mas o município teve seu núcleo consolidado, devido a atividade do plantio da cana-de-açúcar para a produção de rapadura e aguardente.
No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

Situação geográfica de Timbaúba dos Batistas – RN

Sua área territorial total é de 135 quilômetros quadrados, equivalente a 0,27% do território estadual. Sua altura varia de 100 a 200 metros e é chamado de platô baixo, formado principalmente de argila, e o mineral contém bário, tungstênio, rochas decorativas (migmatitos) e cascalho. O município inseriu completamente a bacia hidrográfica de Piranhas-Açu. Seus principais fluxos são: Volta, Tapuio e Caraibeira. Seu reservatório principal é Vida Nova, localizado no leito do rio Riacho do Volta. A cidade não possui qualidade e suprimento suficientes de água, e o sistema de dutos de Piranhas-Caicó complementa isso: o sistema retira água do rio Piranhas-Açu, na cidade vizinha de Jardim de Piranhas.

A vegetação típica é a alga marinha (Hiperxerófila): uma vegetação seca composta por cactos e plantas de baixa dispersão, como Jurema-preta, mufumbo, faveleiro, xique-xique e facheiro. Os municípios são considerados áreas propensas a desertificação na categoria “muito grave”. O clima de Timbaúba dos Batistas é semi-árido, com estação chuvosa entre fevereiro e maio. A incidência de descarga é de 3,42 raios por quilômetro quadrado, que é uma das maiores áreas do norte do Nordeste.

Gostou da matéria sobre Timbaúba dos Batistas – RN ?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.