+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Tenente Ananias – RN

0

O tenente Ananas é um município brasileiro, localizado no estado do Rio Grande do Norte, na região nordeste do país. Está localizado na área do Alto Oeste Potiguar, a 413 quilômetros da capital do estado Natal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade possui uma área de aproximadamente 224 km² e contava com 9.883 habitantes no censo de 2010, tornando-se o 67º município do estado do Rio Grande do Norte.

Tenente Ananias – RN

O tenente Ananias foi libertado de Alexandre, o Grande, na década de 1960. O nome da cidade é o nome de Ananias Gomes da Silveira (1863-1950), Ananias Gomes da Silveira era combatente e tenente das Forças Armadas do Brasil. A cidade é composta pelas regiões Tenente Ananias (Sede) e Mata de São Braz (Vila Mata), e possui excelente desempenho na mineração mineral, principalmente na produção de água-marinha.

História do município

A história do tenente Ananas começou quando a família Queiroz e o Sr. Olinto Moreira do Nascimento doaram 275 quilômetros quadrados de terra onde a cidade está atualmente localizada. Em 1944, a primeira casa foi construída pelo ramo da oiticica, que mais tarde se tornou um importante centro de negócios de alimentos. Depois de algum tempo, com a construção de igrejas, shopping centers e casas, começou a formação da vila. Esta vila é chamada Ipueira ou Bom Jesus do Passo. Em 1946, o padre Carlos, o padre da paróquia de Alexandria, celebrou a primeira missa na igreja (agora a igreja paroquial).

Em 1953, a cidade de Ipueira tornou-se um distrito sob o nº 897, até 1960, dois anos depois (Lei nº 2786 de 10 de maio de 1962) foi restaurada como um município de Alexandria desmembrado, denominado Tenente Ananias Gomes. Em 10 de março de 1963, o distrito de Mata São Braz foi estabelecido e incorporado ao município e, apenas 16 dias depois, o nome do município foi alterado para Tenente Ananas.

Em 10 de maio do mesmo ano, a cidade foi oficialmente estabelecida, e seu nome era o nome do filho proeminente do lugar, onde o ex-combatente e tenente das forças armadas era a sede de Ananias Gomes da Silveira (1863-1950). Proposta do filho e deputado Alfredo Gomes da Silveira. Até o momento, a cidade é composta por dois distritos: tenente Ananas (sede) e São Braz.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.