+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Solo do Rio Grande do Norte

0
Solo do Rio Grande do Norte
Solo do Rio Grande do Norte

O solo do Rio Grande do Norte não é apenas algo para se pisar, estudando o solo do rio grande do norte é possível entender fenômenos importantes como a desertificação bem como conhecer as belezas das dunas naturais do estado.

A geografia de uma lugar pode revelar muito de sua história, claro que se falando de fauna, flora e formações geológicas, por ser uma área que tem uma pegada costeira litorânea e conforme vamos adentrando podemos encontrar mares de morros, planícies, serras, chapadas dentre outras formações características do território nordestino.

Quando estamos estudando a Geografia de um lugar temos que adentrar em outros contextos como por ex: economia, densidade populacional, história da formação de cidades, vegetação e hidrografia.

Claro que o objetivo desta matéria não é mostrar com precisão a geografia contemporânea do Rio Grande do Norte, iremos detalhar informações que servirão como introdução para clarear a mente de quem procura conhecer o local

O Rio grande do norte possui planalto?

Solo do Rio Grande do Norte
Solo do Rio Grande do Norte

O nordeste quase que por inteiro tem uma pequena parte de mares, morros e planalto, isso por que sua localização é favorável geograficamente para esse tipo de formação.

Existem relevo nos estados vizinhos a o RN?

O Rio grande do norte é favorecido por sua posição geográfica, contendo áreas litorâneas, mares de morros, mata, semi árido e outras características do nordeste, mas isso não significa que o rio grande do norte seja dono exclusivo dessas belezas naturais, formações semelhantes são encontradas ao longo de todo território nordestino, sem duvidas isso contribui para as particularidades do solo do Rio Grande do Norte.

Onde estão localizadas as Planícies costeiras do Rio Grande do Norte?
As planícies costeiras e fluviais estão situadas na faixa litorânea potiguar. Devido à presença de tabuleiros na costa, a linha de planícies no estado não é contínua, podendo ser segmentada entre o Litoral Leste e o Litoral Norte. No geral, dunas, praias e falésias personalizam o terreno costeiro potiguar, tornando a sua paisagem muito peculiar.

  • Litoral Norte
  • Litoral Leste

São as parte mais beneficiadas com as Planícies costeiras do Rio Grande do Norte, cidades como Genipabu, Natal e Pipa merecem destaque por sua caracterização geomorfológica.

Solo do Rio Grande do Norte
Solo do Rio Grande do Norte

Outra formação costeira importante são as planícies fluviais, predominantes especialmente na porção leste do estado, onde desembocam rios como Ceará-Mirim, Maxaranguape e Potengi.

Os estuários de tais cursos de água são fundamentais para a presença de manguezais, que servem como habitat a muitas espécies.

O que são tabuleiros costeiros?

Ainda na costa potiguar, é possível encontrar os tabuleiros costeiros, formas de relevo tabulares esculpidas em rochas sedimentares com baixa suscetibilidade à erosão. Os tabuleiros do estado, constituídos durante o Terciário e distribuídos desde Macau até a divisa com a Paraíba, apresenta diferenças de altitudes que variam de 30 e 100 metros.

Como podemos caracterizar a planície costeira do Rio Grande do Norte?
A planície costeira do Rio Grande do Norte é composto por uma grande diversidade em seu relevo. Planícies, planaltos e depressões se distribuem pelo pequeno território situado no ponto mais à nordeste do Brasil.

Suas formações são originárias da Bacia Potiguar com destaque para as formações Barreiras, Tibau e Seridó. No sul potiguar encontra-se o Planalto da Borborema. A leste e a norte, planícies fluviais e costeiras. De leste a oeste, depressões.

As planícies são grande parte do solo do Rio Grande do Norte, mas também podemos encontrar muito relevos de níveis diferentes.

Quero conhecer mais sobre o solo do Rio Grande do Norte!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o solo deste estado cheio de belezas, não perca a oportunidade de visitar e sentir na pele o solo do Rio Grande do norte.

Quer aprender cada vez mais sobre cultura, economia, turismo e muito mais? não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: Fotos de Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.