+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Serra Negra do Norte – RN

0

Serra Negra do Norte é um município brasileiro localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, localizado a 319 quilômetros a sudoeste da capital do estado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a área ocupa 562 quilômetros quadrados. No censo de 2018, a área possuía 8.065 habitantes, tornando-a a 84ª cidade mais populosa do estado (entre 167 cidades)

Serra Negra do Norte – RN

Em 3 de agosto de 1874, a cidade foi o segundo município a ser libertado de Caicó (depois de Acari) sob o nome “Serra Negra”. Somente em 1943 o nome foi alterado para “Serra Negra do Norte”. O nome do município significa que a vegetação original local é muito espessa, de cor escura e está localizada na área montanhosa.

História do município

A história da Serra Negra do Norte ainda remonta ao período colonial do Brasil, quando o grande gergelim foi doado a Francisco de Oliveira Toledo. O enorme gás de gergelim está localizado ao sul das margens do rio Apodi, próximo ao rio Peixe. Depois de um tempo, João de Freitas da Cunha começou a controlar esse gergelim. Depois de um tempo, a terra herdou seu irmão Domingos Freitas da Cunha.

No século 18 (1735), uma fazenda foi construída no local. A igreja foi construída logo após o herdeiro ter vendido a terra a Manoel Barbosa de Freitas. Depois de doar a terra a seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro, este construiu uma pequena igreja localmente, de nome Nossa Senhora do Ó. A construção desta capela é o ponto de partida para o crescimento acelerado da população da cidade de Serra Negra ao longo do rio Espinharas. Nesse caso, o personagem de Francisco Solteirão (Francisco Solteirão), filho de Manoel Pereira, decidiu que toda a propriedade foi construída para a área da igreja.

Em 1º de setembro de 1858, uma lei provincial elevou a cidade de Serra Negra a uma vila; depois, apenas 16 anos depois, em 3 de agosto de 1874, foi atualizada para um município e evacuada da cidade de Caicó. Nove meses depois (21 de maio de 1875), a cidade foi oficialmente estabelecida.

No século XX (1932)

A sede do município foi transferida de Serra Negra para São João do Sabugi. Apenas um ano e dois meses depois, a sede voltou a Serra Negra. Cinco anos depois, a vila de Serra Negra foi transformada em cidade e, ao mesmo tempo, foi criado o distrito de São João do Sabugi. Portanto, a cidade é composta pelas áreas de Serra Negra do Norte e São João do Sabugi. Em 1943, uma lei estadual mudou o nome do município de “Serra Negra” para “Serra Negra do Norte”, que está em uso até hoje. O nome do município significa que a vegetação original local é muito espessa, de cor escura e está localizada na área montanhosa. Em 1948, a área de São João do Sabugi foi libertada da Serra Negra do Norte e tornou-se uma nova cidade no Rio Grande do Norte. A partir de então até hoje, o município passou a consistir apenas na área da sede.

No dia 19 de novembro de 2007

Alguns eleitores de Serra Negra do Norte foram às urnas para a votação da escolha nova bandeira municipal. A bandeira “Tupi”, criada por Valdemar Juvino de Araújo e composta por um fundo branco com o brasão do município, foi eleita com 576 votos.

Gostou da matéria?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.