+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Serra do Mel – RN

0

Serra do Mel é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Norte. A Serra do Mel é um antigo projeto colonial que logo se tornou o governo municipal e consolidou a economia na produção de caju por meio de atividades familiares.

Serra do Mel – RN

Segundo o IBGE o município tem em média 11 938 hab.

História de Serra do Mel – RN

O governo municipal da Serra do Mel foi uma colonização idealizada pelo Rio de Janeiro José Cortez Pereira de Araújo em 1970 pelo então governador do Rio de Janeiro O município nasceu em 1972, mas ainda estava nas mãos de seu governo, mas só terminou em 1982, ocupando quase todas as suas aldeias e áreas rurais. O projeto de colonização para geração de energia municipal foi realizado de acordo com o modelo de Moshav (Israel), com o objetivo de: Reforma agrária na área, doando terras para pequenos agricultores em condições favoráveis; Absorver alguns trabalhadores temporários das salinas, que estão desempregados devido à mecanização das salinas na área circundante.

Sua colonização começou com o assentamento das primeiras aldeias após a sua criação: Paraná, São Paulo, Guanabara, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atendendo um total de 1.196 famílias.

O deslocamento dessas famílias ocorreu gradualmente: em 1982, quando o projeto foi concluído, já possuía 19 aldeias coloniais, com um total de 1.003 famílias residentes.

Em 1984

Todas as aldeias que compunham o projeto foram colonizadas, e os resultados iniciais começaram a aparecer na produção agrícola. Em um período muito curto, a Serra do Mel tornou-se um grande celeiro de produção no estado do Rio Grande do Norte, principalmente por meio do projeto que estimulou a prática de cooperação e cultura de caju e um grande número de projetos de exportação de caju.

Portanto, em 13 de maio de 1988, de acordo com a Lei nº 056, a Serra do Mel alcançou autonomia política, as terras de Assu, Areia Branca, Carnaubais e Mossoró evacuaram e se tornaram as novas cidades do Rio Grande do. No norte, a única área originada no assentamento de trabalhadores sem terra do estado.

Gostou da matéria?

Nos acompanhe

Compartilhe

Siga nosso Instagram

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.