+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Serra de São Bento RN

0

Vamos conhecer Serra de São Bento RN? Suas serras sediam um festival de inverno, em julho, com direito a estadia confortável em uma pousada de charme construída sobre uma rocha. Com a vizinha Monte das Gameleiras, a cidade tem sido bastante procurada pelo turismo de aventura ou de apreciação rural.

pedra-do-sapo-lounge-8705461-4992658
Serra de São Bento RN

Serra de São Bento RN é um município do interior do Rio Grande do Norte que integra a chamada a região serrana do estado.  Repleto de belas paisagens, é uma das Serras mais bonitas que o visitante vai conhecer por aqui.

A Pedra do Cruzeiro é a principal atração da cidade. Ela foi oficialmente foi batizada pelos padres que viviam na região como Alto da União. Por volta de 1960 passou a ser chamada de Pedra do Cruzeiro quando foi instalado uma cruz. Tem uma altitude de 520 m. Ali muitas pessoas pagam promessas.

Nessa Pedra também foram descobertas algumas espécies de vegetação típicas da Mata Atlântica. Está na área dos proprietários da Pousada (Fazenda Floresta). Existem caminhos diferentes para subir, um deles considerado fácil e usado muito pelos moradores, os demais usados por quem faz trilhas.

Muitas pessoas acredito que o Rio Grande do Norte é um estado se destaca somente pelas suas praias e desconhecem as belezas de seu  interior. inclusive, se surpreendem ao saber que em algumas cidades potiguares faz um clima frio que dá sensação de que o turista nem está na região Nordeste do Brasil.

Curioso para desvendar os encantos de Serra de São Bento RN?  Então acompanhe a seguir!

Serra de São Bento RN

Situado a 398 metros  de altitude, o Município Serra de São Bento RN se destaca  com um clima mais ou menos,  típico de altitudes elevadas, em as paisagem de Caatinga e clima semiárido que compõem boa parte da região Nordeste brasileira.

Seus habitantes se chamam serra-bentense. O município se estende por 96,6 km² e contava com 5 746 habitantes no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística IBGE.

Serra de São Bento RN é um pequeno município com um charme todo especial.  suas belas paisagens a renda em fotos inesquecíveis, especialmente do alto de seus mirantes naturais.

Vamos se conhecer mais de perto este lugar incrível? Vem com a gente!

1. Serra de São Bento RN –  um pouco de história

As primeiras famílias de colonos a ocupar a região G1 para cá durante o século XVIII  atraídas pela boa qualidade das terras da região, dando assim origem às primeiras fazendas e os primeiros povoados que ocuparam o território que hoje equivale ao município Serra de São Bento RN.

Durante o século XIX  foi o Coronel João de Oliveira Mendes foi quem dominou a localidade.  dotado de muitas terras e grande quantidade de riquezas, o coronel gostava de ser tratado com muito respeito e  apavorou a região durante toda a sua vida ficando conhecido pela sua crueldade.

Foi somente após a sua morte que a região de São Bento foi apaziguada  graças ao apelo feito pelo frei Alberto Santa Augusta Cabral que pediu a população local que depositasse suas armas em uma vala.

Todos atenderam ao chamado empreendido pelo religioso e conta-se que quase um século depois vai as armas foram encontradas coloridas pela  ferrugem. Resquícios de um passado marcado pelo destravamento do Sertão e pela crueldade dos poderosos.

No ano de 1843 o pequeno povoado de São Bento RN  tornou-se Finalmente um distrito, pertencente ao município de Goianinha.O status de município independente só veio em 1868. 

No entanto,  em uma reviravolta em comum acabou tornando-se novamente um Distrito 3 meses depois só que agora pertencente ao município de Santa Cruz e assim permaneceu até o ano de 1958,  quando finalmente foi emancipado de vez através da Lei nº 2.337.

Em resumo:

  1. Serra de São Bento RN é um município que foi colonizado a partir do século XVIII;
  2. seu passado guarda Memórias da época do coronelismo  brasileiro;
  3. o município foi emancipado como uma cidade independente em meados do século XX.

Serra de São Bento RN –  atrativos turísticos

A Serra de São Bento RN sui vários atrativos o principal sem dúvidas são as suas paisagens naturais que propiciam maravilhosas vistas  lindas aos visitantes e Moradores locais e locais incríveis para prática de turismo de Aventura.

Um dos locais mais visitados aqui a famosa Pedra do Cruzeiro, uma grande Rocha em cima da qual está fincada uma cruz que comemora os tempos em que a paz foi estabelecida na cidade. 

Ao lado da pedra do Cruzeiro fica chamada Pedra do Trouxa,  uma formação rochosa que está suspensa em outra pedra. As histórias do local contam que esta pedra teria caído sobre uma senhora que lavar roupas em um dia de  domingo, um dia sagrado aos moradores do local no qual não se deveria trabalhar.

Outro lugar muito conhecido e visitado pelos turistas que vem a região é o Local das Almas,  uma caverna que segundo contam as lendas da cidade os violentos moradores que a que residiam no século 19 utilizavam para lançar os corpos de suas vítimas.

Por todas as histórias que giram em torno do lugar e acabou se tornando um ponto turístico muito procurado.

E mais, durante a época de chuva formam-se cachoeiras naturais temporárias que os visitantes podem apreciar e banhar-se em suas águas. O complexo de Cascatas temporárias recebe o nome de Cachoeiras do Paraíso e é formado pela cheia de riachos da região.

Além disso,  a Igreja Matriz de São Bento RN é uma igreja Centenária que possui incríveis pinturas e  arquitetura Belíssima, um local que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem quando você visitar a cidade.

Além de curtir a bela paisagem, descansar e relaxar? Bastaria isso, não é? Mas tem mais coisas a fazer, entre as coisas que você mais vai gostar de fazer diversas trilhas guiadas pelo pessoal da própria pousada.

O que mais? Tem passeios à cavalo e até quadriciclos (esses últimos não são para qualquer pessoa de coração fraco, se você não curte coisas radicais pode andar na natureza com seus próprios pés! Cavalos e bikes também vai gostar de ver a paisagem, mas coisas motorizadas… cada um tem seus gostos).

Portanto:

  • Serra de São Bento RN está repleto de pontos turísticos a serem visitados;
  • Há muitos locais incríveis a serem conhecidos como cachoeiras,  grandes rochas e cavernas, ótimos locais para Trilhas e práticas de turismo de Aventura;
  • A Igreja Matriz da cidade é Centenária e vale a pena ser visitada;

A partir de agora vamos abordar os pontos turísticas mencionados com mais detalhes. Confira a seguir.

Paróquia de São Bento Abade

Foi esse evento que abriu as portas da cidade para o turismo, que atualmente é a principal atividade econômica do lugar. Estima-se que, em média, 30.000 pessoas sobem a serra, anualmente, para participar do festival.

O turismo gera aproximadamente 300 empregos diretos e cerca de 1.000 empregos indiretos para Serra de São Bento. “Vemos que hoje o turismo é real, que muitas pessoas vivem dessa atividade”, afirma Wanessa Gomes de Morais, prefeita de Serra de São Bento. “O turismo é o caminho para o desenvolvimento”, acrescenta.

Serra florida

Quem vai até Serra de São Bento não passa despercebido com uma outra beleza da cidade, as flores. Centenas de pés de bouganville vermelhos e rosas recepcionam o visitante desde a entrada da serra, na rodovia RN-269. “O turista já chega encantado com a cidade”.

Por conta própria, Uma moradora da cidade foi plantando as bouganvilles em sua casa e passou a distribuir para a população. Sua ideia é florir todos os canteiros da estrada, de ponta a ponta, que compreende o município de Serra de São Bento.

A prefeitura abraçou o projeto e fica responsável pelo plantio e a manutenção das mudas, que a empresária doa. Já são mais de 7.000 bouganvilles plantadas, que dão um colorido todo especial à serra.

O que vou encontrar na serra de São Bento?

Suas serras sediam um festival de inverno, em julho, com direito a estadia confortável em uma pousada de charme construída sobre uma rocha. Com a vizinha Monte das Gameleiras, a cidade tem sido bastante procurada pelo turismo de aventura ou de apreciação rural.

serradesaobento-5643985-2956309
Serra de São Bento RN

Pedra do Cruzeiro: Oficialmente foi batizada pelos padres que viviam na região como Alto da União. Por volta de 1960 passou a ser chamada de Pedra do Cruzeiro quando foi instalado uma cruz. Tem uma altitude de 520m. Ali muitas pessoas pagam promessas.

Nessa Pedra também foram descobertas algumas espécies de vegetação típicas da Mata Atlântica. Está na área dos proprietários da Pousada (Fazenda Floresta). Existem caminhos diferentes para subir, um deles considerado fácil e usado muito pelos moradores, os demais usados por quem faz trilhas.

O lugar é realmente muito lindo e merece um pouco de atenção, por tanto não deixe de fora do seu pacote de viagens e venha conhecer essa maravilha Potiguar.

Ecoturismo e tranquilidade

Com muito verde e paisagens deslumbrantes, Serra de São Bento é um destino e tanto para quem procura por dias de tranquilidade e descanso. Mas não só isso. Adeptos do ecoturismo têm à disposição trilhas ecológicas para serem feitas a pé, motorizado ou até a cavalo.

50641415-6564173-1448431
Serra de São Bento RN

Belas formações rochosas são atrações na cidade, como a Pedra do Sapo, a Pedra da Troxa e a Pedra do Cruzeiro. Também vale visitar a Paróquia de São Bento Abade e a Capela de São José, uma construção em estilo medieval.

Ao redor de Serra de São Bento, não faltam opções para contato direto com a natureza e a prática de esportes de aventura. A menos de 15 quilômetros de distância, em Araruna, na Paraíba, fica o famoso Parque Estadual Pedra da Boca. Os vizinhos potiguares de Serra de São Bento são as cidades de Passa e Fica e Monte das Gameleiras, ambas com as mesmas características serranas.

Cachoeiras do Paraíso

Complexo de Cachoeiras temporárias formadas pelas águas do riacho dos cambiteiros, as belas águas que descem pela serra deixam o lugar com cara de cenário de filme, algo tão deslumbrante que você e sua família nunca vai esquecer.

Você pode falar com um guia local para acompanhar você ou pode descer por conta própria, recomendamos que sempre que for fazer essas atividades contrate um guia especializado na região.

Pedra da Troxa

Formação rochosa que fica ao lado do Cruzeiro e está suspensa em outra pedra, segundo a lenda, a pedra caiu por cima de uma senhora que lavava roupa em um dia de domingo, que é sagrado para os munícipes.

Um local extremamente religioso para o povo local, a energia que você vai sentir lá é algo que só pode se sentir lá, um local extremamente bonito com a melhor energia que se pode sentir, você vai se sentir num pedacinho do paraíso.

Festival de Serra de São Bento

O Festival teve a sua primeira edição realizada em julho de 2006, em caráter experimental. A ideia era de aproveitar o clima dessa época do ano, raro no Rio Grande do Norte, para reunir visitantes tendo com atrações principais a cultura do estado, a culinária, e eventos esportivos.

alan-dias-barros-2289986-3465873
Serra de São Bento RN

A idéia deu certo. Em três dias de festa, foram 12 mil visitantes de acordo com dados da Polícia Militar. Agora, a festa já faz parte do calendário. A população local aguarda ansiosa a chegada do frio na serra para receber o público.

Estátua de Frei Damião

Feita de barro já passou anos na praça da cidade. A principal atração do Santuário é a estátua do Frei Damião. Com cerca de 34 metros de altura, pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Do alto da Serra de são Bento, é possível ver toda a cidade, e algumas cidades próximas situadas num raio de 50 quilômetros.

No museu do Santuário de Frei Damião, além de objetos pessoais, fotografias e artigos religiosos encontram-se ainda várias estátuas em tamanho natural, reproduzindo aspectos da vida do Santo das Missões.

Culinária da Serra de são Bento

A culinária assim como a vista é impressionante, tudo feito nesse lugar parece encantar os turistas, comida caseira ou em restaurantes, neste artigo iremos destacar alguns dos melhores lugares para você ir com sua família quando tiver tirando suas férias.

O gran­de trun­fo das pou­sa­das, além de ser um lu­gar com be­le­za in­con­tes­tá­vel, é o de pro­por­cio­nar to­da a se­gu­ran­ça que um equi­pa­men­to tu­rís­ti­co po­de man­ter (guias es­pe­cia­li­za­dos, ro­tei­ros pre­via­men­te mar­ca­dos e com ma­pea­men­to con­tro­la­do por com­pu­ta­dor e ins­ta­la­ções mo­der­nas).

Festival Gastronômico em Serra de São Bento

Um festival de alta gastronomia dentro de um cenário deslumbrante, a 100km de Natal, é o que pretendem realizar os donos da Pousada Villas da Serra, no Rio Grande do Norte, A decoração da pousada é rústica e acolhedora.

A Pousada Villas da Serra, em Serra de São Bento, pre­pa­rou um ca­len­dá­rio de even­tos pa­ra es­te in­ver­no que vai agre­gar va­lor ao seu char­mo­so ce­ná­rio, em u­ma das mais be­las re­giões do Rio Grande do Norte. Entre os pro­je­tos, es­tá um fes­ti­val gas­tro­nô­mi­co com con­sul­to­ria do chef Domingos Costa, e um cur­so de fo­to­gra­fia de na­tu­re­za, com o fo­tó­gra­fo João Vital.

Segundo o em­pre­sá­rio Flávio Mousinho Filho, a Pousada Villas da Serra é o en­de­re­ço ideal pa­ra os aman­tes da na­tu­re­za e da gas­tro­no­mia, pois pro­por­cio­na lu­ga­res be­lís­si­mos pa­ra ati­vi­da­des de aven­tu­ra e o pra­zer da cu­li­ná­ria.

Os apar­ta­men­tos da pou­sa­da fo­ram cons­truí­dos de for­ma que a va­ran­da vi­ra ele­men­to do be­lo vi­sual do va­le ser­ra­no. As varandas de vi­dro nos quar­tos apre­sen­tam a pai­sa­gem de um gran­de des­pe­nha­dei­ro.

Restaurante Galinha da Serra

O estabelecimento surgiu a partir do desenvolvimento turístico de Serra de São Bento. Paraibana de Araruna, que fica vizinha à cidade potiguar, Patrícia disse que sempre gostou de trabalhar com muitas pessoas, e que o segmento do turismo é ideal para isso.

O Restaurante Galinha da Serra tem uma proposta de comida regional, mas também oferece pratos consagrados de outras cozinhas, especialmente massas. À noite, a procura maior é por crepes, pizzas, pastéis e hambúrgueres, que são produzidos na própria casa.

Filé de tilápia empanado com arroz e macaxeira um saber da cozinha local, o ponto forte do restaurante são pratos com carne de carneiro e com filé de tilápia. O file à parmegiana também é bastante procurado, tanto no almoço como no jantar.

2. Serra de São Bento RN – Hospedagem

O Município Serra de São Bento RN é uma região muito turística,  atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos, especialmente durante o inverno quando é realizado o festival de São Bento aproveitando o clima frio da região para práticas esportivas,  promoções da Gastronomia local e outros eventos festivos incluindo shows musicais.

Como você já deve imaginar as pousadas na Serra de São Bento são perfeitas, sempre com equipes preparadas para atender as suas necessidades também com ótimos preços e a melhor vista do mundo, clima agradável e ótimos sabores, neste artigo iremos indicar as melhores opções para você que quer passar suas férias neste lugar maravilhoso.

Portanto não é nada difícil encontrar bons hotéis e pousadas por aqui. E lembre-se: se você for visitar o município durante o inverno quando ocorre o festival faça sua reserva com antecedência pois a cidade recebe mais de 10 mil pessoas apenas nessa ocasião todos os anos.

Se você quiser tem uma ideia das acomodações por aqui dá uma olhada na Pousada do Vale Encantado.

Além da Pousada Vale encantado também há outras opções de estadia, confira:

Pousada Spazio da Pedra

A pousada fica aos pés da Pedra da Boca, literalmente aos pés da Pedra da Boca, em Araruna, na Paraíba, a pousada Spazio da Pedra é uma novidade que deverá dar o que falar na região durante os próximos meses.

Com previsão para inaugurar em meados deste mês de julho, o empreendimento inicia sua operação com quatro chalés para hospedagem, sendo três duplos e um triplo. Uma das acomodações possui espaço gourmet. Nos outros, seis apartamentos ainda serão erguidos.

O lugar está encravado em uma área de 30 hectares, dos quais somente 5 hectares serão usados para construção, a fim de preservar a natureza existente. Todas as instalações de hospedagem possuem vista para a Pedra da Boca, a região da Pedra da Boca está tendo grande visibilidade não entre os brasileiros que moram próximos à região, bem como para os estrangeiros.

A espetacular Pousada Villas da Serra

Com chalés encravados em um lajedo no alto na entrada da cidade logo despertam a atenção de quem visita Serra de São Bento. As construções fazem parte da Pousada Villas da Serra, uma das mais tradicionais da região.

A pousada engloba o projeto Alto da Serra, capitaneado pelos empresários Flávio Mousinho e Margarida Ramalho, que foi iniciado em 2005 na Fazenda Floresta, às margens da rodovia RN-269, e teve como destaque a construção de um condomínio residencial.

O empreendimento possui nove chalés rústicos e, ao mesmo tempo, com comodidades de alto padrão. As acomodações possuem quarto, banheiro e varanda e área privativa de 64 m2. A vista das montanhas a partir do lugar é deslumbrante, uma recompensa e tanto para quem vai à Serra de São Bento para descansar ou desfrutar do seu turismo ecológico.

Uma atração turística de Serra de São Bento também tem o envolvimento da Villas da Serra. Foi a pousada que criou as noites de sábado aos pés da surpreendente Pedra do Sapo, oferecendo estrutura com lounge, gastronomia e música ao vivo.

 Portanto:

  1. o Município Serra de São Bento recebe muitos visitantes todos os anos e tem ótimas opções de acomodações;
  2. faça suas reservas com antecedência principalmente se for vir no inverno durante o festival de São Bento.

Como chegar a  Serra de São Bento RN

A distância entre o Município Serra de São Bento RN e  Natal Rio Grande do Norte é de  116 km.  Lembrando que este município fica no interior do Estado longe das praias potiguares e seus encantos são o frio da Serra e suas paisagens naturais.

O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 1 h 46 min. 

Você pode vir facilmente de carro seja próprio ou alugado,  ou pegar um ônibus em Natal RN.

Ou seja:

  • se você quer conhecer a Serra de São Bento RN e prepare-se para algumas horas de viagem a partir da capital Potiguar;
  • você encontra acomodações no município com muita facilidade Mas é bom fazer as suas reservas com antecedência especialmente se você for vir em período de alta temporada;:
  • não se esqueça que a Região Serrana do Rio Grande do Norte é mais visitada durante o inverno ao contrário das praias que são mais procuradas durante o  verão.

Serra de São Bento RN

Vamos combinar que a Região Serrana do Rio Grande do Norte é encantadora não é mesmo? Quer ver outras belezas naturais por aqui? Então confere este nosso outro artigo: Serras do RN.

Serra de São Bento RN e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Serra de São Bento RN e quer continuar aprendendo sobre a região, aproveite para ler nosso artigo sobre: Cajueiro de Natal.

Até a próxima!


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.