+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

São Vicente – RN

0

São Vicente é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 sua população estimada é de 6.424 habitantes.

São Vicente – RN

Seu território é de 197.817 quilômetros quadrados. A principal via de acesso é a BR-226.

História de São Vicente – RN

O município de São Vicente apareceu nas margens do rio, no Riacho da Luíza, e comemora um antigo índio cariri que viveu na região antes de 1726. Por ser uma área agrícola tradicional, em determinado momento histórico, os indígenas usavam a área em grandes plantações de milho, por isso deveria ser digna do nome Milharada dos Gentios. Em 9 de janeiro de 1719, a área foi dividida em Sesmalia e de propriedade de Gervásio Pereira de Morais, incluindo Riacho das Milharadas dos Gentios e Riacho de Olho D’Água das Pedras, Serra do Quinqüê e outros nomes de lugares.

Em 1787, a área era de propriedade de Domingos Alves dos Santos. No entanto, o marco da cidade é atribuído a Joaquim Adelino de Medeiros, conhecido como Capitão Cocó, e casado com Vicência Maria da Conceição. A fazenda Luíza liderada pelo capitão mencionado acima possui uma grande e robusta árvore quixabeira (listada pelas forças da natureza em 1958), sob a qual turistas, comerciantes e moradores se reúnem para abrir um pequeno mercado. Começou então a construir casas para facilitar a vida das pessoas com negócios entre Florânia e Currais Novos.

Em 1898, uma pequena igreja foi construída sob o Mutirão para comemorar São Vicente Férrer. Em 31 de outubro de 1938, a vila em torno da quixabeira era legalmente considerada uma região da cidade de Florania, chamada São Vicente. No entanto, em 1943, o nome do distrito foi alterado para Luíza e retornou a São Vicente cinco anos depois, e tornou-se município do Rio Grande do Norte (nº 1030) em 11 de dezembro de 1953. Lei Estadual, nº 11 de dezembro de 1953).

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.