+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

São Tomé RN

0

são tomé RN é uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Norte que é extremamente aconchegante e religiosa então é perfeita para você que gosta de um lugar calmo para passar suas férias.

unnamed-7-4243993-1447764
São Tomé RN

Em torno da Bodega de seu Tomás, foram construídas várias moradias e o povoado começou a tomar forma, aglutinando novas famílias interessadas no trabalho agrícola, na mobilização em torno do algodão e nas boas condições que o lugar oferecia para a criação de gado. Com o crescimento do povoado, os irmãos Inácio Bezerra de Melo e Francisco Antônio de Melo construíram uma capela a Nossa Senhora da Conceição.

São Tomé tinha escola, serviços públicos e seu centro populacional já contava com três ruas e muitas casas, devidamente enfileiradas.O município de São Tomé foi criado pela Lei estadual nº 698, de 29 de outubro de 1928, desmembrado de Lajes, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos.

O que fazer no pico do grão grande?

O pico do grão grande é uma ótima maneira de passar um pouco do seu tempo durante suas férias, mas se você escolher esse destino se prepare para uma aventura cheia aventuras nas trilhas que tem um encanto mágico e único.

O cão grande é um dos símbolos da Ilha de São Tomé. Na zona onde se insere, a flora é totalmente diferente daquilo que se encontra na Ilha. Tem uma enorme plantação de palmeiras, bem organizada, e de uma espécie que não se vê em outros locais.

O que fazer na cascata de são Nicolau?

Provavelmente a cascata mais conhecida de São Tomé é a Cascata de São Nicolau. Para lá chegar é só preciso subir, passar a cidade da Trindade, continuar em frente, Batepá, mais um pouco, Monte Café, a estrada é má, eu sei, mas só mais um esforço, Nova Moka e pronto, é ali ao virar da esquina. Não é a maior cascata mas é a maior que está mais perto da cidade e por isso é a que quase toda a gente visita.

cascata-sao-nicolau-2945366-9410109
São Tomé RN

Há uns bons meses nasceu uma placa ao lado da cascata como um cogumelo que prometia remodelações moderníssimas. Começou-se a fortalecer a ponte que está em frente, meteu-se uma mini barragem lá em baixo para travar as águas, as ideias eram realmente muito optimistas mas qualquer pessoa que vá lá hoje em dia vai encontrar tudo abandonado e pronto a cair novamente.

Disseram-me que acabou o dinheiro do projecto e pronto, assim ficou. Só sei que sempre que lá passo vejo peças a desaparecerem e imagino que se aquilo não continuar brevemente, a estação das chuvas ainda vai mandar a ponte ao chão… o que seria uma pena porque assim não haveria forma rápida de se chegar a uma comunidade maravilhosa que está pouco acima e que ninguém conhece!

Como é a Lagoa Azul?

A deslumbrante e paradisíaca Lagoa Azul fica no município de São Tomé, a 60 km de Natal. O lugar é de uma beleza impressionante. Além de desfrutar de um maravilhoso banho nas suas águas quase minerais, o turista também pode fazer passeios de buggy pela região, ou se preferir, tem as trilhas para os mais ávidos.

O acesso se dá pela BR-101 até o trevo de Pititinga, entre à esquerda e siga por uma estrada de barro por cerca de 2 km, sentido Ceará-Mirim, depois entre à esquerda até chegar à Lagoa. Às margens da lagoa há um bar que serve refeições de comidas típicas da região.

Ideal para passar um dia agradável com os amigos ou a família. Para aqueles que gostam de atividade física, podem desfrutar de esportes aquáticos como o stand up paddle, caiaque, dentre outros.

Museu Nacional de São Tomé

Construído com vista à defesa da ilha, o Forte de São Sebastião é hoje o Museu Nacional de São Tomé e Príncipe, este museu extremamente rico em informações é o lugar perfeito para você ir com sua família e agregar informações sobre memória coletiva de 500 anos de colonização portuguesa, da escravatura e da repressão até à independência.

Museu de São Tomé e Príncipe é apenas uma representação da realidade que o povo São-Tomense sofreu com a colonização. Hoje todos que tiverem interesse em saber mais sobre o massacre vivido naquela altura, podem visitar o Fortaleza São Sebastião, que foi construído em 1575 e agora é conhecido como o Museu Nacional de São Tomé e Príncipe.

Dentro do museu podemos ver e reviver aqueles momentos, com a ajuda dos cenários que estão no museu representando a altura, inclusive há um cenário em que um rapaz são-tomense está a puxar numa corda, que está atada a uma espécie de tábua bem larga que está pendurado em cima da mesa, onde também está representado algumas pessoas que diziam ser importante naquela altura. Aquela espécie de tábua tem como objectivo fazer vento na mesa.

Como é a Praia dos Tamarindos em São Tomé?

Esse é o lugar, sem dúvida, mais conhecido por turistas no país inteiro. Ganhou até o apelido de “Tamagringo” e não foi à toa. É praticamente destino obrigatório para quem visita a Costa de São Tomé,. Tamarindo tem uma enorme ofertas de hotéis (para todos os bolsos), muitos restaurantes, bares, infra-estrutura ótima e também é o lugar mais cheio de turistas por onde passamos. Consequentemente, o mais caro também.

praia-dos-tamarindos-8030887-7347513
São Tomé RN

A área tem muitas atividades para a família. Leve as crianças para o Bolas Locas Mini Golf para jogar uma partida em um campo criativo com crateras de vulcão, espirais de ondas gigantes e labirintos de rochas. Admire lindas vistas da praia enquanto anda a cavalo no Painted Pony Guest Ranch. Visite a igreja, onde os moradores vão à missa e assistem a concertos musicais em inglês.

Jante em um dos restaurantes no coração da cidade e saboreie as delícias locais, como torresmo ou camarão com cebolas. Há também muitos bistrôs que servem culinária internacional. Saia para dançar em uma das boates de salsa ou vá beber em um bar esportivo até de madrugada.

Você conhece a Gruta de São Tomé?

São tomé é pouco conhecida mas é cheia de belezas maravilhosas, além de contar com montanhas intensamente verdes e infinitas belezas naturais, por lá se encontram mistérios que atraem turistas e esotéricos, incríveis cachoeiras, grutas, parques e aventuras, e até mesmo ladeiras onde os carros sobem sozinhos. Saiba mais detalhes abaixo e programe já a sua próxima viagem!

Desde antigamente os fazendeiros e moradores da região encontraram as pinturas rupestres nas cavernas e grutas, parecidas com estranhas “letras” possivelmente feitas por índios da região. Hoje grupos de estudos esotéricos especulam sobre a origem das inscrições, buscando hipóteses sobre a origem.

Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

Espero que com este artigo tenhamos te ajudado a conhecer um pouco mais sobre São Tomé, então se gostou corre lá e programe sua viagem.

São Tomé RN e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre esse pedaço lindo do RN e quer continuar aprendendo ainda mais com nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Ponta Negra RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.