+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

São Paulo do Potengi

0

São Paulo do Potengi é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, localizado a 71 quilômetros da capital potiguar. De acordo com a estimativa realizada pelo IBGE no ano 2019, sua população é de 18.108 habitantes.

São Paulo do Potengi

com uma área territorial de 240.435 km², considerado o maior município da Região Potengi em população.

História de São Paulo do Potengi

Na primeira metade do século passado, na margem esquerda do rio Potengi, no território pertencente a São Gonçalo do Amarante, havia uma vila chamada “Juremal”, que se distinguia pelo forte comércio, incluindo o mercado de domingo. A pequena vila ficava muito perto das margens do rio Potenga, sempre em risco de inundação durante o inverno, por exemplo, em 1909, quando a vila foi inundada. Com medo de ameaçar as águas de Bento, Urbano de Araújo, morador e comerciante da cidade, decidiu pedir ao chefe de Juremal, Sr. Avelino Pinheiro, que se mudasse para um local mais distante do rio. Depois de rejeitar seu pedido, o mesmo aconteceu com Cell. Manoel Maurício Freire, líder político de Macaíba. Devido a problemas políticos e pessoais entre o chefe político Macaé e Estevam Moura, chefe político de São Gonçalo do Amarante, a resposta foi imediata: “Criaremos uma vila no lado de Macaíba, perto de Juremal”.

Bento Urbano de Araújo não quis se apressar a tomar uma decisão, marcou uma entrevista escrevendo para o padre “Cícerodo Juazeiro”. A carta relatou o incidente e sugeriu o nome de “liberdade” para a vila. Alguns dias depois, a resposta foi aprovada e outro nome foi proposto. O nome sugerido pelo padre é “São Paulo”, um cidadão romano corajoso e guerreiro que se dará bem com esta cidade. Com o consentimento do padre Cícero, Bento Urbano de Araújo decidiu aceitar a decisão de Cole. Maurício Freire. Em agosto de 1911, iniciou-se a construção do novo prédio São Paulo (São Paulo), localizado na margem direita do rio Potangi e pertencendo à cidade de Macaíba.

Depois de chegar ao novo assentamento, Bento Urbano de Araújo (Bento Urbano de Araújo) se estabeleceu, construiu vários armazéns e começou a participar efetivamente do desenvolvimento local. Ele incentivou seus amigos e ex-vizinhos a também se mudarem para São Paulo.

O desenvolvimento da população baseia-se no talento empreendedor e no estilo animado de Bento Urbano. Em janeiro de 1912, um evento para anunciar imparcialidade e publicidade foi realizado em sonhos, e seu sucesso foi tão grande que o estoque das instituições comerciais locais quase se esgotou. No mesmo ano, em 1912, o Comitê de Macaíba considerava a população um assentamento em São Paulo. O Decreto nº 603, de 31 de dezembro de 1938, elevou a cidade para São Paulo do Potengi (São Paulo do Potengi), unindo as crenças religiosas das pessoas com os rios que banham o território.

O distrito foi criado sob o nome de São Paulo do Potengi, de acordo com o Decreto Estadual nº 603, de 31 de outubro de 1938. Subordinado ao município de Macaíba. Sob a estrutura que entrará em vigor em 1939–1943, o município de São Paulo do Potengi aparece no município de Macaíba. Trazido para a categoria do município de São Paulo do Potengi, nos termos da Lei Estadual nº 268, de 30 de dezembro de 1943, removida de Macau. Sede no atual distrito de São Paulo do Potengi. Consiste em um distrito principal. Instalado em 1 de janeiro de 1944. Hoje é conhecida como a maior e com a melhor infraestrutura da região de Potengi, conhecida como “A Capital do Potengi” porque possui grandes empresas, bancos, escolas e faculdades, além de outras instituições que prestam serviços para toda a região.

Gostou da nossa matéria sobre São Paulo do Potengi

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.