+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

São José do Seridó – RN

0

São José do Seridó é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Norte, localizado na região de Seridó.

São José do Seridó – RN

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou sua população em 4.634 em 2019. Sua área territorial é de 174.505 quilômetros quadrados. Sua instalação foi realizada em 1962.

História de São José do Seridó

Inicialmente, o assentamento começou com um poço na margem direita do rio San Jose, conhecido como “Bem Bonita”. Os pioneiros que chegaram a este local foram Justino Dantas, Antônio Alves da Costa, Miguel Berto do Melado, Pretinho do Trapiá, Francisco Pedro Dantas e suas famílias. Com o desenvolvimento da criação de animais e cultivo de algodão, foi instalado em 4 de novembro de 1917, quando o nome da vila era “São José da Bonita”. Em 1938, a área densamente povoada da época se tornou uma área pertencente ao município de Jardim do Seridó. Vinte e quatro anos depois, de acordo com a Lei nº 2793, de 11 de maio de 1962, foi evacuada do Jardim do Seridó e renomeada como “São José do Seridó”. A instalação da nova cidade ocorreu em 7 de abril de 1963.

Seu território é de baixa altitude, variando de 100 a 200m, porque está localizado em um acidente geográfico chamado Depressão Sertaneja, e o terreno baixo está localizado entre os planaltos do Planalto da Borborema e Chapada do Apodi. Suas plantas formam a Seridó Subdesértica Caatinga, a vegetação mais seca do estado, com menos arbustos e árvores, mais valas de drenagem e forte secura. Entre esses tipos de vegetação, as espécies mais encontradas são pereiro, faveleira, facheiro, macambira, mandacaru, xique-xique e jurema preto.

A cidade possui clima semiárido, com chuvas atrasadas de fevereiro a abril até o outono, com uma precipitação média anual de 617 mm. A temperatura média anual está entre 18 ° C e 32 ° C, são 2400 horas de sol por ano e a umidade relativa anual média é de 62%.

Gostou da matéria?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.