+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

São Fernando – RN

0

São Fernando, é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Norte, localizado no coração de Seridó Potiguar, a 6º23 de latitude sul e 37º11 de longitude oeste. Está longe dos municípios vizinhos, a leste de Caicó, a oeste de Jardim de Piranhas, ao norte de Jucurutu e ao sul de Timbaúba dos Batistas.

São Fernando – RN

Localizada na fluência do rio Seridó, exibe uma altitude média de 131 metros. Sua população em 2010 era de 3 401 hab e sua densidade populacional de 8,41 hab./km².

História de São Fernando – RN

São Fernando foi fundado pelo padre Francisco Rafael Fernandes em 1872 e seu patrono é Nossa Senhora de Patrocínio. Seu primeiro nome é “Pascoal”, que se refere a Monte Pascoal, mostrando 266 metros de altura perto de sua sede, localizado nas terras pertencentes a Pascoal e depois pertencendo aos pais de seu fundador.

O padre Francisco Rafael Fernandes, como proprietário da terra de Pascoal, entregou o bloco (100 braças) ao seu santo serviço – Nossa Senhora a Patrocínio, ordenando a construção de uma capela em sua homenagem no mesmo ano. Existem dois conceitos sobre a origem do nome São Fernando, que substituíram Pascoal: um confirma que o nome vem da família de seu fundador – “Fernandes”, e o outro afirma que foi uma homenagem a São Fernando, cujo fundador admirou a seus méritos ao longo de sua vida como povo de Deus e povo.

No entanto, a primeira hipótese relacionada ao sobrenome de Fernandez é a hipótese mais aceita e abundante.

Gostou da matéria?

Compartilhe mais sobre a história e cultura da cidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.