+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Conheça Santa Cruz RN em 4 dicas

0

Hoje vamos apresentar para você a cidade de Santa Cruz RN.

O Rio Grande do Norte é um estado repleto de lugares encantadores a serem desvendados pelos visitantes.  Conhecer cada cantinho do Estado Potiguar é uma verdadeira delícia!

E a cidade de Santa Cruz RN é mais um desses lugares incríveis do Rio Grande do Norte  com vários atrativos que você pode conhecer. 

 Curioso para saber mais sobre o Santa Cruz RN?  Acompanhe a seguir!

 A cidade de Santa Cruz RN

Santa Cruz Rio Grande do Norte se destaca especialmente pela sua cultura e pelo turismo religioso.  É uma das cidades mais visitadas por turistas religiosas de todo nordeste mesmo de todo o Brasil.

Santa Cruz RN
Estátua de Santa Rita em Santa Cruz. Foto @mariguanabara

E o motivo de tanta devoção é a estátua gigante de Santa Rita de Cássia que fica localizada aqui.  Motivando a fé de milhares de pessoas esta estátua também se destaca pela sua envergadura e tamanho sem igual.

Conheça melhor o município de Santa Cruz RN com as nossas dicas a seguir.

1.  Santa Cruz RN –   história e geografia

Assim como outras cidades do Rio Grande do Norte Originalmente Santa Cruz RN foi ocupada por povos indígenas até que suas terras foram povoadas pelos colonizadores portugueses. 

Santa Cruz RN.

Em partir de 1831, Lourenço da Rocha, acompanhado de João da Rocha (irmão) e João Rodrigues da Silva (amigo e proprietário da Fazenda Cachoeira), iniciaram o povoamento do local.

No ano de 1835, foi erguida a capela de Santa Rita de Cássia, que estimulou ainda mais o crescimento do povoado. Uma imagem da santa, vinda da fazenda Cachoeira, foi doada para a capela. 

Quanto a geografia Santa Cruz RN pertence à região geográfica intermediária de Natal e à região imediata de Santa Cruz.

Qual a distância de Santa Cruz RN para capital Potiguar?

A cidade fica a cerca de 114 Km de distância da cidade de Natal Rio Grande do Norte, a qual se liga através da BR-226. 

Qual a população estimada da cidade de Santa Cruz RN?

Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 39 355 habitantes. 

Como foi o início de desenvolvimento da cidade de Santa Cruz RN?

Desde a sua Fundação a economia da cidade esteve baseada na criação do Gado e na agricultura.  contudo,  a cidade foi fundada em uma região com escassez de fontes de água o que dificultou muito a sobrevivência de seus primeiros habitantes.

2.  Santa Cruz RN –   clima e temperatura

Em Santa Cruz RN faz calor o ano inteiro. O clima local é o semiárido quente, com temperatura média anual de 24,8 °C e baixo índice pluviométrico, cuja média é de apenas 532 milímetros por ano.

Estátua de Santa Rita de Cássia. Foto de @cbwillys

É uma cidade típica do sertão onde chove pouco e o sol brilha sem grandes interrupções na maior parte do ano. 

Contudo, Santa Cruz possui quase todo seu território inserido em duas bacias hidrográficas, sendo que a maior delas, que cobre 97% da área municipal, é a do rio Trairi, e os outros 3% na bacia do rio Potenji, que corta o município.

Já a sua vegetação é formada pela caatinga hipoxerófila, com plantas de pequeno porte, resistentes à seca, algumas apresentando espinhos. .

Quando são os meses de chuva em Santa Cruz RN?

O período chuvoso em Santa Cruz RN ocorre nos meses de março e abril.  No verão quando chove menos assim peraturas pode passar facilmente dos 31 graus Celsius enquanto que nos períodos de chuva as temperaturas podem cair para os 20 graus Celsius.

Qual o relevo da cidade de Santa Cruz RN?

O relevo do município possui altitudes entre duzentos e quatrocentos metros, está inserido na depressão sublitorânea, com terrenos de transição entre os tabuleiros costeiros e o Planalto da Borborema, e as serras de Cunhaú, Jandaíra, Samanaú, Tapuia e dos Veados.

3.  Santa Cruz RN – a estátua de Santa Rita de Cássia

O principal atrativo turístico da cidade de Santa Cruz RN é uma gigantesca estátua de Santa Rita de Cássia. 

Estátua de Santa Rita de Cássia.

A estátua tem incríveis 56 metros de altura total, o que é quase o dobro do tamanho do Cristo Redentor, obra que mede 38 metros,  e também é 10 metros mais volta que a Estátua da Liberdade que tem 46 m de altura.

Esta obra de arte religiosa está localizada no santuário Santa Rita de Cássia que conta com lojas,  praça de alimentação,  Capela e outros atrativos. 

É um ótimo lugar para visitar e conta com todas as comunidades possíveis para atender muito bem os turistas que vem de todos os cantos do país para expressar a sua devoção pela Santa. 

O local conta inclusive com um mirante,  banheiros  e até mesmo uma sala de promessas para orações. 

Quanto tempo levou para ser construída a estátua de Santa Rita de Cássia?

Foram três anos ininterruptos de construções para que está se ficasse pronta e as obras custarão 6 milhões de reais.

Como  fazer para chegar até a estátua de Santa Rita de Cássia?

Para chegar até o Santuário de Santa Rita ou visitante deve se preparar para fazer uma boa caminhada a pé pois a Santuário fica em local elevado e é preciso subir. 

A boa notícia é que a prefeitura da cidade vem estudando o projeto de construir um bondinho para propiciar uma subida mais confortável aos fiéis que vem conhecer o santuário.

4. Santa Cruz RN –  gastronomia

E sendo um polo turístico Regional do Rio Grande do Norte o visitante vai encontrar por aqui ótimas opções para comer muito bem.   Dentro do próprio Santuário de Santa Rita você já vai encontrar várias opções para comer.

Estátua de Santa Rita de Cássia. Construção.

E como a cidade recebe milhares de visitantes todos os anos e o povo é hospitaleiro acostumado a receber pessoas de todo o país e até do estrangeiro.

Com várias opções de lanches e até mesmo de pratos completos em restaurantes o visitante pode vir a cidade de Santa Cruz despreocupado quanto a alimentação. Aliás, infraestrutura turística  como um todo também é muito boa por aqui.

Onde posso comer próximo à estátua de Santa Rita de Cássia?

Existem vários restaurantes nas proximidades da estátua,  o volume de visitantes é muito grande é preciso vários estabelecimentos para dar conta de receber tantas pessoas.

Quer ter uma  ideia do que tem para comer por aqui?  confere só um restaurante Neto Lanches  

Quais as opções de pratos  gastronômicos eu vou encontrar por aqui?

Você vai encontrar diversas opções desde lanches com hambúrguer e pizzas,  até pratos de culinária Regional nordestina como carne de sol e macaxeira,  além de frutos do mar e sobremesas típicas como a tapioca.

Visite Santa Cruz RN

Sem dúvida alguma cidade de Santa Cruz RN é uma das mais queridas do Estado do Rio Grande do Norte.  Seus habitantes são pessoas de muita fé e devoção, que recebem muito bem e de braços abertos a todos que vem conhecer o lugar.

Se você está vindo conhecer a Terra do Sol que tal incluir no seu roteiro de viagem uma passagem  na cidade de Santa Cruz RN?

E para ajudar você a planejar a sua viagem com mais tranquilidade e garantir a sua diversão Não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.