+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Santa Cruz Rio Grande do Norte

1

Você conhece a cidade de Santa Cruz Rio Grande do Norte?  Embora não fica em uma região praiana Esta é uma das cidades mais conhecidas e mais visitadas do Estado Potiguar.

Distante cerca de 114 Km da Capital do Rio Grande do Norte  Natal RN,  a cidade de Santa Cruz Rio Grande do Norte  abriga a estátua gigante de Santa Rita de Cássia um dos pontos turísticos mais visitados do Estado Potiguar.

 E também  há outras belezas e história para se conhecer por aqui!   Curioso para saber mais? Confira a seguir!

Santa Cruz Rio Grande do Norte

A cidade Santa Cruz Rio Grande do Norte é um polo de turismo religioso que recebe mais de 70 mil pessoas em alguns eventos que realiza,  todas movidas pela fé e pela devoção à Santa Rita de Cássia. 

Vista para a cidade de Santa Cruz.

Os habitantes se chamam santa-cruzenses. O município se estende por 624,4 km² e contava com 35 797 habitantes no último censo.  Por aqui também tem lindas paisagens típicas no interior do Rio Grande do Norte.

Vamos conhecer melhor  esse lindo do município Potiguar. Acompanhe.

Santa Cruz Rio Grande do Norte –  um pouco de história

A cidade de Santa Cruz era originalmente  povoada por índios da tribo Tapuia,  que ocuparam a região até que o homem branco chegasse para povoar a localidade.

Imagem de Santa Rita de Cássia.

Foi somente no século XIX mais especificamente no ano de 1831 que Lourenço da Rocha, acompanhado de João da Rocha (irmão) e João Rodrigues da Silva (amigo e proprietário da Fazenda Cachoeira), chegaram à região para dar início ao povoamento do local.

Inicialmente baseada em uma economia agropastoril a cidade passou por muitas dificuldades em seu início devido a carência de fontes de água. 

No início do seu povoamento a primeira Providência tomada por aqueles que ocuparam o seu território tomando-o  das tribos indígenas locais foi mandar construir uma capela a Santa Rita de Cássia e foi ao redor dela que as primeiras residências das cidades começaram a  surgir.

Uma lenda local conta que haviam  árvores denominadas de inharés, árvore considerada “sagrada” pela população local, e segundo a tradição cortar essas árvores ou até mesmo os seus Galhos atrair um males como fome e seca.

Conta-se que um missionário Cristão ao saber da venda local e da importância da árvore para a população de Santa Rita foi até a cidade e mandou-o construir uma cruz feita com a madeira dessa árvore.

Posteriormente ele fez um buraco em frente à Capela de Santa Rita de Cássia Onde mandou que todos os moradores locais depositar sem as suas armas,  quando o buraco foi coberto de terra a cruz foi fixada sobre ele.

Conta-se que a partir de então a cidade de Santa Rita tornou-se um local Pacífico e muito abençoado, que os problemas relacionados à falta de água foram solucionados com a descoberta de fontes de água locais e até mesmo os animais nativos da região tem um se tornando menos agressivos.

Verdade ou mentira? Não há comprovação se essa história realmente aconteceu, seja como for a existência desta venda local a testa a fé e a religiosidade do povo que habita a cidade de Santa Cruz.

 Em resumo:

  1. o município de Santa Cruz é uma cidade do interior do Rio Grande do Norte cuja economia sobrevive do Turismo religioso principalmente;
  2. é uma cidade que foi criada no século XIX  enfrentou dificuldades relacionadas a fome e a seca em seu início;
  3. atualmente é um dos principais povos de turismo religioso do Estado Potiguar.

Santa Cruz Rio Grande do Norte –  uma cidade de muita fé

A Capela de Santa Rita de Cássia foi erguida no ano de 1835. Na ocasião uma imagem da santa foi doada para Capela pela Fazenda Cachoeira  e o pequeno centro religioso se tornou a principal força motriz de desenvolvimento da cidade.

Barragem de Santa Cruz.

O crescimento foi tanto que ainda no mesmo ano lei provincial nº 24, datada de 27 de março, eleva o povoado à condição de distrito, com a denominação “Santa Cruz da Ribeira do Trairi”. 

Contudo foi somente no ano de 1876 e a cidade de Santa Cruz Rio Grande do Norte foi finalmente elevada à categoria de Vila. Mas, ainda não era um município totalmente independente.

A partir de então começou uma luta mais diferente a pela Total emancipação da cidade.  contando principalmente com as figuras do padre Antônio Rafael Gomes de Melo, o tenente coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes e os fazendeiros Trajano José de Faria e Félix Antônio de Medeiros. 

Foi somente em 30 de novembro de 1914, a lei estadual 372,  que a vila é elevada à condição de cidade.

Ou seja:

  •  o fator religioso Foi motivo de crescimento da cidade de Santa Cruz desde o seu início;
  •  contudo,  a cidade enfrentou um processo difícil na luta pela sua emancipação.

 Santa em Santa Cruz Rio Grande –  a estátua de Santa Rita de Cássia  

A estátua de Santa Rita de Cássia foi inaugurada no ano de 2010 e é a maior estátua Católica do mundo.

Construção da estátua de Santa Rita de Cássia.

Seu tamanho tão surpreendente que ela desbancou até mesmo o Cristo Redentor do Rio de Janeiro e a conhecida estátua não religiosa localizada em Nova York,  a Estátua da Liberdade.

A estátua de Santa Rita de Cássia levou três anos para ser construída e sua obra custou 6 milhões de reais.

 E não é pouco estou tudo isso pois o seu tamanho envergadura impressiona,  ela tem 56 m de altura total, tem quase o dobro do tamanho do Cristo Redentor, que tem 38 metros,  e também é 10 m mais volta que a Estátua da Liberdade que tem 46 m de altura.

A estátua que está localizada no santuário Santa Rita de Cássia um polo de peregrinação religiosa visitado por milhares de pessoas do Brasil inteiro.

Como  chegar a Santa Cruz  Rio Grande do Norte

Se você quer conhecer este município e visitar a bela estátua de Santa Rita de Cássia não tem nenhum mistério.

Estátua de Santa Rita de Cássia.

A cidade fica a cerca de 115 Km da capital Natal  RN e o trajeto para chegar até ela leva em torno de duas horas de viagem a quais são empreendidas pela BR 226. 

Uma vez que você chega na cidade de Santa Cruz  não terá nenhuma dificuldade em localizar Santuário de Santa Rita de Cássia, Pois é um polo de turístico muito conhecido e qualquer pessoa saberá me informar.

E pode ficar tranquilo que o complexo de Santa Rita de Cássia é bem guarnecido com toda a infraestrutura turística necessária contando com:

  • capela;
  • sala de promessas;
  • sala do Santíssimo;
  •  praça do romeiro;
  • auditório;
  •  restaurante, lanchonete, lojinhas;
  • mirante, banheiros e estacionamento.

Santa Cruz Rio Grande do Norte

O Santuário de Santa Rita de Cássia fica em local elevado sendo necessário percorrer uma subida significativa para chegar até ele.

A prefeitura já deu início à construção da obra de um teleférico que vai ligar o Santuário de Santa Rita a cidade de Santa Cruz,  facilitando assim a vida dos peregrinos religiosos que visitam a cidade.

Seja como for,  a estátua de Santa Rita de Cássia é a maior estátua religiosa do mundo e fica  aqui no Rio Grande do Norte!

Curtiu?  Logo tem mais!

Até a próxima !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.