+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Riacho de Santana – RN

0

Riacho de Santana é o município brasileiro do Rio Grande do Norte. Está localizado na área do Alto Oeste Potiguar, 425 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abrange uma área de 128 quilômetros quadrados e possui uma população de 4.278 (2015).

Riacho de Santana – RN

A cidade foi libertada de Pau dos Ferros na década de 1960 e seu nome é curto para o córrego Santana, e a área começou a se estabelecer lá. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,621, considerado uma média pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

História da cidade de Riacho de Santana – RN

A história da atual cidade de Riacho de Santana começa com a chegada e o assentamento do córrego Santana. Devido à excelente qualidade da terra, os primeiros colonos que chegaram à região desenvolveram a economia agrícola lá. Desde então, várias fazendas foram instaladas para formar uma vila.

Em 1948, a vila tornou-se uma área estabelecida pela Lei Estadual nº 146, de 23 de dezembro de 1948, sob a jurisdição da cidade de Pau dos Ferros e tornou-se uma nova cidade no Rio Grande do Norte. Foi nomeado “Riacho de Santana” em 10 de maio de 1962. Em 30 de março de 1963, a cidade foi oficialmente estabelecida. Cinco dias depois, o distrito de Água Nova foi criado e incorporado em Riacho de Santana, que foi dissolvido quase nove meses depois.

Desde a libertação, um fato importante na história do Riacho de Santana é a chegada de eletricidade da usina hidrelétrica de Paulo Afonso (Bahia) em 1971, que é a eletricidade produzida por motores a diesel até agora. Em 1976, a então TELERN construiu a primeira estação telefônica; em 1990, a Lei da Organização Municipal foi promulgada.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.