+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Região metropolitana de natal

0
Região metropolitana de natal
Região metropolitana de natal

Vamos falar sobre a Região metropolitana de natal, Nosso país é cheio de diversidades e estados com vários conteúdos que diferem de cada cultura, cada cidade tem sua maneira única de sobreviver economicamente e, cada metrópole de designados estados também tem sua maneira unicamente específica de apresentar seus devidos costumes locais, sejam eles música, comércio ou outros entretenimentos.

Uma das regiões metropolitanas que definitivamente tem grande importância para nosso país, é a região metropolitana de Natal, onde além de diversas características únicas que essa metrópole possui, ela também tem quinze municípios e diversos outros fatores igualmente importantes, então vamos nos aprofundar e conhecer um pouquinho mais da região metropolitana de natal.

A área da região

Região metropolitana de natal
Região metropolitana de natal

A região metropolitana de Natal é realmente bem grande, possuindo também uma população de 1 milhão e 587 mil habitantes, ela foi criada em 16 de janeiro de 1997 e possui atualmente 15 municípios sendo a quarta maior aglomeração urbana da região Nordeste, ficando atrás apenas de Recife em Pernambuco, Salvador em Bahia e Fortaleza em Ceará

Ela também é classificada como a décima nona maior região metropolitana do país.
Também é apresentada como uma das regiões de maior dinamismo econômico e social do Rio Grande do Norte.

Seus municípios são Arês, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia, Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Vera Cruz e Bom Jesus. Sendo claro agora como tal Região é extensa.

Como surgiu

Região metropolitana de natal
Região metropolitana de natal

A criação da Região Metropolitana de Natal ocorreu em 16 de janeiro de 1997 por meio da lei estadual Complementar nº 152, onde no início havia apenas os municípios Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz, Nísia Floresta e São José de Mipibu só foi incluído por volta de 10 de janeiro de 2002 através da lei complementar 221.

Também, por força da lei complementar estadual nº315 foi incluído o município de Monte alegre em 30 de novembro de 2005 e em 2009 através da lei 391 foi incluído Vera Cruz no dia 22 de julho.

O deputado estadual George Soares subiu um projeto de lei que pretendia adicionar o município de lelmo Marinho à região metropolitana, já que era próxima do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, também surgiu outro projeto do deputado Poti Júnior e, ele sugeriu também há inclusão de Maxaranguape na Grande Natal, ambos os projetos foram aprovados em 2011 e foram vetados em 2012 pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Então no ano seguinte, Ricardo Motta sendo o presidente da Assembleia Legislativa promulgou a lei complementar estadual 485 adicionando o município de Maxaranguape, em 2015 o governador Robinson Faria também adicionou o município de lelmo Marinho através da lei 540 na Grande Natal no dia de 27 de julho.

Um tempinho depois foi incluído Arês e Goianinha e, por fim o município Bom Jesus, através da lei complementar estadual n°648/19.

Então conseguimos entender que…

Região metropolitana de natal
Região metropolitana de natal

A metrópole de Natal é bem extensa e passou por diversas mudanças durante todo esse tempo, sem pausa, gerando diversos municípios e cidades. Um dos fatos importantes aqui citados foram:

  • População de 1 milhão e 587 mil habitantes.
  • Foi criada em 16 de janeiro de 1997
  • O último município adicionado foi Bom Jesus em 2 de Maio de 2019.

uma vez também havia um certo interesse em pôr o município de Nova Cruz à região metropolitana, dizendo que a cidade ficava a apenas 37 quilômetros da capital, porém na verdade foi visto que ficava na realidade a 96 quilômetros, ainda fazendo divisa com Paraíba, tecnicamente inviabilizando a inclusão do município, ainda sim, Natal é uma metrópole diversificada, econômica e enorme, que deve ser conhecida, admirada e explorada por muitos.

Quero conhecer mais sobre a Região metropolitana de natal!

Se você gostou de conhecer um pouco sobre a Região metropolitana de natal e quer conhecer ainda mais, leia também nosso artigo sobre: Minas do Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.