+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Rafael Godeiro – RN

0

Rafael Godeiro é um município brasileiro, localizado no nordeste do país, no estado do Rio Grande do Norte, a 342 quilômetros da capital do estado Natal.

Rafael Godeiro – RN

No censo de 2010, a cidade possuía uma população de 3224, distribuída em uma área de cerca de 78 km², com uma densidade populacional de 32,22 hab./km².

História da cidade Rafael Godeiro

No início do século XX, um pequeno assentamento às margens do riacho Caatinga, na parte oeste do estado, foi denominado “Várzea da Caatinga” em uma propriedade rural em Várzea de Santo Antônio, Santo Antonio. Em 1925, a área já apresentava sinais de crescimento e, em 1935, a comunidade recebeu sua primeira escola. Em 19 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.001, a vila foi libertada politicamente, desmembrada de Almino Afonso e passou a ser o nome de Rafael Godeiro, o município presta homenagem aos líderes políticos da região, de todo o estado.

Origem do topônimo “Várzea da Caatinga”

Tem uma origem ampla e é inspirada no ambiente natural local, que é semelhante ao relevo da comunidade e às espécies de plantas locais que existem no local. Várzea, porque a vila apareceu em depressão, cercada por um riacho. Ao mesmo tempo, o termo Caatinga foi adicionado porque a região é dominada por plantas com clima homogêneo. O nome “Várzea da Caatinga” foi o nome da comunidade até 1967. Quando a comunidade se tornou um município, foi chamado Rafael Godeiro para comemorar o Sr. Rafael Godeiro – então prefeito da cidade de Patu – que ajudou a criar o distrito escolar.

Como surgiram os povoados da cidade?

As famílias do município são: família Paiva, família Lopes e família Paulo, família Cortez e família Elias. A família Cortez é descendente do Sr. Nicolau Cortez (Itália), jovem no século XIX e estabeleceu uma família na comunidade de Maniçoba. A família Elias veio do Sr. João Elias (Amazonas) e inicialmente ocupou o território de Martins, e depois mudou-se para a comunidade Várzea da Caatinga por volta do século XIX para formar uma família. Logo, os moradores da cidade passaram pela interseção dessas famílias com outras famílias.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.