+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Questões sobre o Rio Grande do Norte

0

São muitas as questões sobre o Rio Grande do Norte que despertam nosso interesse, esse estado cheio de belezas é atualmente um dos mais visitados do Brasil tanto por suas belezas naturais quanto pela rica cultura local, quem conhece o RN se encanta.

Contudo hoje não vamos falar apenas sobre as belezas que o Rio Grande do Norte tem para mostrar, vamos mais longe e falaremos talvez sobre os pontos mais importantes da atualidade, para isso tentaremos responder algumas das questões sobre o Rio Grande do Norte que são mais impactantes na atualidade.

Questões sobre o Rio Grande do Norte
Questões sobre o Rio Grande do Norte

Nesse artigo faremos uma análise direta e verdadeira de forma simplificada sobre Questões importantes que vem sendo cada vez mais presentes no RN e que tem impacto direto na qualidade de vida, economia, cultura e muitas vezes até na natureza do estado.

Para melhor guiar nossas observações tentaremos criar um padrão de questionamento indo diretamente em pontos chaves, escolhemos então alguns temas que já tratamos em outros artigos anteriormente e que são realmente impactantes mas pouco abordados pela mídia em geral, entre os assuntos escolhidos temos:

  • Desertificação do seridó
  • Impacto do turismo no meio ambiente
  • Extração de sal marítimo
  • Preservação da cultura indígena
  • Desigualdade social 
  • Criação de empregos
  • Igualdade social

Tentaremos abordar cada um destes assuntos de maneira clara, falaremos então sobre os aspectos mais práticos de cada problema de modo a trazer uma reflexão mais direta e explicativa possível.

Questões sobre o Rio Grande do Norte

Vamos então tentar analisar e responder as 5 questões que separamos sobre o estado do RN que são mais presentes na atualidade.

A desertificação do seridó é um problema real? 

Graças ao clima rigoroso e a falta de chuva na região que pode chegar a durar meses, a região do seridó que é originalmente classificada como uma região de semiárido vem passando por transformações ao longo dos últimos anos, essas transformações têm um efeito negativo visível conhecido como desertificação.

O que acontece é que a desertificação é um processo de degradação de um ambiente, basicamente as regiões afetadas estão lentamente perdendo a umidade no ar e suas reservas subterrâneas de água, com isso a geografia local é forçada a ser modificada se tornando cada vez mais próxima de um deserto.

Embora o processo de desertificação seja um acontecimento relativamente lento e que afeta no momento apenas uma área limitada do estado ele sem dúvidas é um problema grave que deve ser levado em conta e combatido o quanto antes.

A ideia de que um espaço tão verdejante e cheio de potencial possa lentamente se transformar no seu oposto mostra como é precária a situação ecológica no Brasil e no mundo, especialistas vêm estudando o fenômeno a anos e procuram formas de combater o avanço da desertificação ainda sem sucesso.

O principal inimigo para este avanço é justamente o clima como um todo, as mudanças climáticas vem afetando todo o globo tendo efeitos mais facilmente notáveis em certos pontos, no momento em que estamos vivendo o processo de acabar com a poluição e ajudar a reverter o aquecimento global levaria décadas além de ser comercialmente inviável.

De maneira geral o governo do estado do Rio Grande do Norte bem como as autoridades do mundo temem o processo de desertificação então podemos dizer que sim, esse é um problema que no momento pode não parecer um grande acontecimento mas que certamente vai trazer consequências graves para o futuro caso não seja controlado em breve.

Infelizmente a tecnologia atual e os estudos mais recentes ainda não são capazes de oferecer uma solução de curto prazo, porém as pesquisas continuam e os especialistas estão bastante confiantes de que uma solução deve surgir em breve.

O turismo no estado tem um impacto negativo no meio ambiente?

O estado do Rio Grande do norte tem algumas das mais belas praias e lagoas do Brasil, algumas delas famosas no mundo inteiro, sendo assim o turismo sempre foi uma das principais atividades econômicas na região e vem aumentando gradativamente ao longo dos anos se tornando cada vez mais importante.

Questões sobre o Rio Grande do Norte

Contudo a desertificação e os longos períodos de estiagem trouxeram uma nova preocupação para a região levando a uma necessidade de mudança e adaptação que vem acontecendo de forma exemplar ao longo dos anos.

O estado que antes tinha seu foco apenas em atrair cada vez mais pessoas com uma estratégia de turismo bastante agressiva vem se modificando para atender as necessidades do turismo verde, assim tendo como objetivo manter em alta os cuidados com o meio ambiente.

Atualmente as praias do RN estão entre as mais limpas e mais bem cuidadas do mundo, hotéis na região tomam cuidados especiais para não danificar a natureza e o fluxo de turismo aumentou graças a um aumento na qualidade dos serviços oferecidos melhorando assim a economia local sem causar maiores danos ao ambiente.

Questões sobre o Rio Grande do Norte
Questões sobre o Rio Grande do Norte

De fato podemos afirmar que muitos dos pontos positivos de preservação do meio ambiente que vem sendo desenvolvida no nordeste do país com pesquisas sobre a desertificação e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis são um resultado direto do interesse do público pelo turismo na região.

Para impedir a agressão ao meio ambiente o turismo se modificou para ter um maior controle do fluxo de visitantes bem como aplicações mais firmes de regras contra qualquer tipo de ato que possa danificar o ambiente.

Da mesma forma a culinária local vem evoluindo, muitos dos pratos típicos da região que são baseados em frutos do mar são agora controlados, a produção que antes ameaçava a reprodução de algumas espécies vem se alterando para permitir que a natureza possa se regular de maneira mais confortável.

Nesse caso podemos afirmar com segurança que o turismo na região não só não tem um impacto negativo no meio ambiente como se tornou um exemplo para todo o turismo no nordeste influenciando positivamente os movimentos de preservação.

Tudo isso aconteceu graças a comunidade que abraçou o turismo na região de forma bastante aberta se dispondo a mudar atitudes que eram tidas como tradicionais e se empenhando na educação ambiental para ambos adultos e crianças bem como para os visitantes. 

A extração de sal marítimo é importante para o estado?

O sal marítimo é uma das mais baratas e lucrativas formas de produzir esse produto, a extração embora possa parecer um processo lento e complicado na verdade pode ser bastante simples quando comparada com outras atividades econômicas de larga escala.

Questões sobre o Rio Grande do Norte
Questões sobre o Rio Grande do Norte

O sal produzido no Rio Grande do Norte é na verdade responsável por grande parte do fornecimento de sal tanto para o Brasil quando para exportação atingindo cerca de 90% da produção nacional, nesse caso é seguro dizer que o processo de extração de sal é fundamental para a economia local.

Além de ter um papel econômico imenso a extração do sal também oferece uma oportunidade diferenciada de trabalho gerando centenas de empregos diretos na região e milhares de empregos indiretos pelo mundo trazendo benefícios fundamentais para o desenvolvimento do estado e servindo de base para o sustento de incontáveis famílias.

Outro aspecto importante do processo de extração de sal marítimo é a preservação da natureza, como mencionado anteriormente a preservação do meio ambiente é uma necessidade e uma das diretrizes mais marcantes do RN de modo que a extração de sal é feita usando métodos cada vez mais modernos que tem como objetivo evitar danos ao ambiente.

De maneira geral podemos afirmar que embora a extração de sal marítimo seja uma operação de produção simples ela já apresenta hoje em dia um papel fundamental na construção econômica e social do estado.

Essa importância deve continuar crescendo continuamente nos próximos anos uma vez que a produção de sal se torna mais moderna, nesse caso podemos afirmar que existe uma vontade tanto por parte do governo quanto do público de manter funcionando e crescendo este processo de extração.

Quando colocada lado a lado com a produção de açúcar do estado a extração de sal marítimo se mostra como um dos pilares fundamentais da economia potiguar, contudo dadas as mudanças climáticas que ameaçam a produção de cana de açúcar podemos esperar que o sal passe a ter cada vez mais importância econômica.

Todo esse processo de mudança de paradigma contudo vai ser influenciado diretamente pelo combate ao processo de desertificação, caso a desertificação seja impedida a cana de açúcar deve ganhar mais importância econômica, do contrário o sal vai se tornar cada vez mais fundamental para o estado a longo prazo.

Qual o impacto do turismo na cultura indígena da região?

O Rio Grande do Norte é famoso por ser um dos estados com o turismo mais ativo da região nordeste do Brasil, naturalmente isso representa um número considerável de pessoas que visitam o estado anualmente trazendo consigo novas culturas e levando um pouco da cultura potiguar para o mundo.

Esse fluxo constante de pessoas força a população local a se ajustar e se adaptar, boa parte da economia potiguar atualmente é derivada do turismo e com isso podemos imaginar que existe um processo de alteração cultural local visando melhor atender os turistas e isso tem um impacto de longo prazo para a população.

Questões sobre o Rio Grande do Norte
Questões sobre o Rio Grande do Norte

Contudo isso se torna ainda mais impactante para a parcela da população que já vive em uma situação de convívio cultural pluralizado, especificamente quando falamos sobre as muitas tribos indígenas da região podemos imaginar que a preservação de seus costumes acabe entrando em conflito com a necessidade de adaptação para o turismo.

As tribos remanescentes na região do Rio Grande do norte buscam manter vivas suas tradições ancestrais buscando ainda manter vivos os modos mais tradicionais de suas tribos, contudo podemos notar claramente uma mudança de panorama uma vez que os índios estão cada vez mais dependentes da economia tradicional.

Tribos que antes eram auto suficientes agora tem que incorporar suas tradições no ambiente urbano, já não é incomum ver índios que estão deixando para trás a vida mais simples na tribo e procurando empregos formais, esse movimento reflete também a frequente migração de nordestinos que buscam melhores condições de vida no norte. 

Existem no entanto algumas tentativas ainda pálidas de incorporar as tradições ao turismo local, o chamado turismo histórico que visa oferecer uma experiência imersiva no modo de vida tradicional desses povos, porém tudo isso ainda é algo que vem sendo desenvolvido e que pode levar anos até ter um efeito realmente positivo.

Questões sobre o Rio Grande do Norte
Questões sobre o Rio Grande do Norte

De maneira geral a cultura indígena vem enfraquecendo não apenas no RN mas também em todos os lugares do mundo, existe um esforço muito baixo por parte dos governos de tentar preservar essa parte da população, contudo as próprias tribos vem tentando se organizar e podemos esperar nos próximos anos algumas mudanças que possam tornar mais equilibrado o processo de preservação cultural sem abrir mão das comodidades de uma economia em crescimento, resta que para isso os índios consigam se adaptar de forma positiva às mudanças sem perder sua identidade. 

Como combater a desigualdade de desenvolvimento social na região?

Um dos principais problemas em relação tanto a economia quanto a qualidade de vida na região nordeste e em especial no Rio Grande do norte é a desigualdade social causada não apenas pela falta de oportunidades mas também pelo clima da região.

A capital do RN, Natal é uma cidade rica que oferece algumas das maiores belezas da região nordeste, nada mais natural para uma cidade tão bem localizada do que receber um grande fluxo de visitantes de modo que o crescimento do turismo se torna cada vez maior.

Questões sobre o Rio Grande do Norte
Questões sobre o Rio Grande do Norte

Contudo o mesmo não pode ser dito sobre as regiões mais interioranas do estado, cidade que são localizadas longe da capital e do litoral acabam não recebendo a mesma atenção por parte do turismo e de maneira igual passam a ser menos desenvolvidas.

Para mudar esse quadro é necessário reformular a maneira como o estado vem crescendo, a economia não pode mais ser focada apenas no turismo do litoral, é fundamental que as cidades mais afastadas da capital e das praias sejam desenvolvidas e revitalizadas para atrair também a presença turística.

Da mesma forma a agricultura precisa ser incentivada ao mesmo tempo que o combate ao processo de desertificação deve ser levado em consideração, todas essas necessidades no momento não passam de estudos e suposições, contudo se espera que mudanças aconteçam ao longo dos anos.

Em especial podemos destacar iniciativas como o plantio da cana de açúcar como sendo uma medida econômica que visa trazer mais empregos para o interior, contudo apenas isso não é o bastante para afetar positivamente a questão do desequilíbrio social. 

Contudo, o Rio Grande do norte é um estado cheio de belezas, além da região litorânea que já é bastante conhecida existem regiões de mata atlântica com belezas também incomparáveis, além disso as regiões do sertão em si também são bastante belas a sua própria maneira.

Com um bom planejamento é possível que todo o estado acabe se desenvolvendo economicamente, o turismo verde precisa ser o futuro do RN para que exista um melhor equilíbrio na questão do desenvolvimento social, embora esse processo não seja de forma alguma simples é totalmente possível para a população criar o diferencial que desejam para cada cidade e o governo do estado tem interesse de que esse crescimento de fato venha a acontecer. 

Quais as atividades que mais geram emprego no RN?

Sem dúvidas o turismo é atualmente a principal fonte de renda do estado do Rio Grande do Norte, com o turismo muitos empregos são gerados através dos ramos de hospedagem, culinária, e vários outros serviços relacionados com a recepção e entretenimento dos turistas.

Podemos sem dúvidas afirmar que a maior parte da geração de empregos e renda no RN são de empregos gerados diretamente ou indiretamente pelo turismo, porém esse crescimento não é o suficiente para manter o equilíbrio e crescimento econômico do estado.

Questões sobre o Rio Grande do Norte

Algumas outras atividades se destacam em geração de emprego na região, entre elas podemos destacar o plantio da cana de açúcar como sendo uma das que mais geram empregos, contudo, o grande volume de trabalho oferecido pelo plantio é principalmente para cargos baixos que estão ligados diretamente ao trabalho braçal, esse tipo de emprego não exige uma grande formação acadêmica e costuma ter salários menores.

Outra atividade que gera um grande número de empregos é a extração de sal marítimo, nesse caso o processo é bem mais seletivo, os cargos oferecidos exigem conhecimentos mais específicos e os salários podem ser bem mais atraentes, contudo falta mão de obra qualificada na região o que acaba por diminuir os benefícios que esse tipo de emprego poderia oferecer.

Também podemos ressaltar a questão mais delicada da mineração, embora seja uma atividade com pouco destaque ainda existem várias minas na região que são exploradas, esse tipo de emprego contudo acaba não se mostrado atraente para os mais jovens uma vez que normalmente é relacionado com o trabalho braçal mais pesado.

Por fim podemos falar da agricultura, embora continue sendo principalmente uma atividade familiar, a agricultura vem representando um importante papel econômico na região, para pessoas de todas a idades e com diferentes graus de escolaridade a agricultura representa uma oportunidade de trabalho e crescimento profissional, o cultivo de algodão, banana, abacaxi e outras frutas representa um peso imenso no volume de empregos da região.

Da mesma forma a pecuária bovina e de suínos bem como a pesca são outros fatores importantes para a queda no número volume de desemprego da região, estas atividades embora variadas se complementam de maneira simbiótica embora que o turismo seja ainda a principal atividade que garante uma constante onda de crescimento na região e atrai novos investimentos constantes para um estado que até pouco tempo tinha uma economia frágil. 

Existe igualdade social no Rio Grande do Norte?

Vivendo em um país de tamanho continental estamos o tempo todo expostos as diferenças sociais que podem por vezes ser assustadoras, classes de pessoas que sofrem com preconceito e segregação ainda são muito comuns, e felizmente o Brasil vem dando bons passos em direção a uma maior igualdade social.

Questões sobre o Rio Grande do Norte
Questões sobre o Rio Grande do Norte

Embora a sociedade como um todo ainda esteja evoluindo em direção a um entendimento mais justo, podemos afirmar que o Rio Grande do Norte é um dos estados com uma maior diversidade populacional, desde a fundação do RN sempre houve uma grande população de afrodescendentes, além disso existem diversas tribos indígenas na região.

Toda essa diversidade cultural faz parte da história e da identidade do estado, desta forma o RN se destaca por ter uma população muito mais igualitária, o convívio entre pessoas de opiniões, culturas e religiões tão diferentes apenas mostra como a sociedade potiguar vem evoluindo de maneira exemplar ao longo dos últimos tempos.

Quero aprender mais questões sobre o Rio Grande do Norte!

Se você gostou de ler nosso artigo falando sobre algumas das mais interessantes questões sobre o Rio Grande do Norte e quer continuar aprendendo cada vez mais sobre esse estado, então aproveite a oportunidade.

Leia mais sobre assuntos como economia, cultura, história, diversidade e turismo, nossos artigos são voltados para esclarecer dúvidas, falar sobre a história ou mesmo apenas apreciar alguns dos pontos mais belos do RN, não perca a chance de mergulhar de cabeça nesse conteúdo, leia nosso artigo sobre:  Acervo arquitetônico do Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.