+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Quem nasce no rio grande do norte

0

Mas e quem nasce no rio grande do norte? Povo guerreiro, da terra de Acajutibiró, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro. Sua história de contato com a sociedade não indígena remonta ao início da colonização.

Hoje, procuram manter o vigor de sua identidade étnica por meio do reaprendizado da língua Tupi-Guarani, do complexo ritual do Toré, da circulação de dádivas nas festas de São Miguel e de Nossa Senhora dos Prazeres, na produção dos idiomas simbólicos do sangue e da terra e na produção cultural dentro da prática do turismo étnico.

Quem nasce no rio grande do norte
Quem nasce no rio grande do norte

Como classificar essa pergunta? como podemos falar sobre esse tema de maneira que passe todo o significado que tem por trás da palavra escolhida para descrever esse povo, nosso maior desafio a o escrever este artigo é passar o peso de quem nasce no Rio Grande de Norte, vamos abordar um pouco da história desse povo valente que ao longo dos anos nunca deixou de mostrar do que é feito de verdade.

Com o passar do tempo isso foi sendo “Abrasileirado” como se diz em alguns locais do estado, gostamos sempre de ressaltar a importância desse povo por conta da sua bravura história, coisa que tentaremos passar o leve resumo aqui neste artigo, mas caso lhe interesse pode procurar informações que existem de montão, isso mostra que nem só o belíssimo Recife foi palco de grandes fatos históricos Brasileiros.

O que é Potiguar?

Pouca gente para pra pensar no que realmente é ser potiguar, com o passar do tempo e desapego histórico da população o nome não passa a mensagem que deveria ser passada, o passado de um povo indígena que lutou por suas terras a custo de sangue, um povo miscigenado que mesmo depois de tanto desgaste conseguiu sobreviver e se tornar um dos povos mais carismáticos do Brasil.

Quem nasce no rio grande do norte
Quem nasce no rio grande do norte

Quem nasce por essas terras são chamados de Potiguar, mas quando você lê essa palavra você entende todo o peso que ela carrega? Se a resposta for sim parabéns, você está por dentro do processo histórico que rendeu muita luta e resistência do povo Brasileiro, Se a resposta é não, não se preocupe estamos aqui pra te colocar por dentro de tudo.

Como o povo Potiguar surgiu

Para a formação do povo Potiguar participaram três etnias, o índio, o português e o negro. A miscigenação étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do RN.

Na capital a uma grande influência de portugueses e índios. Já a raça negra influenciou nas tradições, nas danças, comidas, celebrações, religiões trazidas da cultura negra.

Quem nasce no rio grande do norte
Quem nasce no rio grande do norte

A influência da diversidade cultural está presente nos eventos populares e no folclore Potiguar, que vai de procissões a vaquejadas, e de danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas e Bumba-meu-boi.

Contadores de viola, cordelistas, repentistas, emboladores e grupos de dança que recontam a história do povo potiguar é a presença mais marcante dessa cultura, que é uma das mais ricas do nordeste.

Por que visitar o território Potiguar?

Além de muitas história para serem contadas o povo Potiguar tem belos locais a serem visitados, neste artigo vamos destacar alguns que achamos mais relevantes, claro que existem outros que podem não ser citados aqui mas por falta de espaço não temos como colocalos.

Donos do Título do maior cajueiro do Brasil.

Sim, o maior cajueiro do Brasil fica localizado na praia de Pirangi no município de Parnamirim, região metropolitana no estado do Rio Grande do Norte a 12 km da capital Natal. É um dos principais pontos turísticos para quem visita Natal.

Na terra do maior cajueiro do mundo, também é fácil encontrar casas que vendem o caju ou a castanha-de-cajú em sacos que pesam a partir de 500 gramas a preços muito razoáveis.

Praia de Pipa

A Praia da Pipa também é famosa pela qualidade culinária. Os restaurantes locais, que durante o mês de outubro competem entre si em um festival prestigiado por criações sofisticadas, oferecem opções que vão desde um simples camarão ao alho e óleo a elaborados pratos no melhor estilo da culinária francesa. A praia atrai chefs dos mais diferentes cantos do mundo e tira proveito disso.

Quem nasce no rio grande do norte e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre a cultura e a historia do povo Potiguar e quer continuar aprendendo sobre a região, aproveite para ler nosso artigo sobre: Umarizal RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.