+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Quem foi câmara cascudo

0

Você sabe quem foi câmara cascudo? Neste artigo iremos adentrar um pouco na vida do Luiz, sua vida foi marcada pelos seus feitos que sempre foram voltados para ajudar o povo potiguar com isso ele ganhou uma imensa visibilidade dentro do estado podendo usar isso a seu favor para se manter sempre ativo em prol das causas mais importantes da época.

Luís da Câmara Cascudo foi um folclorista, historiador, professor e jornalista Brasileiro. Foi um dos mais importantes pesquisadores das manifestações culturais Brasileiras. Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, no dia 30 de dezembro de 1898. Filho do coronel Francisco Justino de Oliveira Cascudo e de Ana Maria da Câmara Cascudo, foi uma criança precoce e com seis anos já sabia ler.

Quem foi câmara cascudo
Foto: Canindé Soares www.canindesoares.com

Câmara Cascudo foi aluno do Atheneu Norte Rio-grandense. Na sua juventude viveu na chácara Villa Cascudo, no bairro do Tirol, onde presenciava as reuniões literárias que eram realizadas em sua casa. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, mas não concluiu o curso por falta de interesse dele mesmo.

Como foi sua carreira jornalística?

Com 19 anos, Luís da Câmara Cascudo começou a trabalhar no jornal “A Imprensa”, de propriedade de seu pai, onde publicou sua primeira crônica “O Tempo e Eu”.

Depois disso ele se voltou a apontar a grande calamidade da época que não deixava os pobres pescadores em paz, escreveu matérias sobre como a opressão em cima dos mais pobres era ignorada pela sociedade que esbanjava o uso dos seus produtos que muitas vezes eram roubados pelos policiais sem uma justificativa.

como foi a publicação do seu primeiro livro?

Em 1920, escreveu a introdução e as páginas do seu livro enquanto trabalhava para o seu pai, com um grande ajuda poética do Lourival Açucena, ele aprimorou vários versos reunidos enquanto aprendia literatura poética. Em 1921 publicou seu primeiro livro Alma Patrícia, um estudo crítico e bibliográfico de 18 escritores e poetas norte rio-grandense e outros radicados no Estado.

Quem foi câmara cascudo
Foto: Canindé Soares www.canindesoares.com

Sempre esbanjando sorriso e carisma o Luiz era sempre bem recebido em todos os lugares que chegava então não demorou muito para que seu livro ficasse conhecido e atraísse olhares de pessoas influentes na época.

Como foi a formação acadêmica do Luiz Câmara Cascudo?

Entre 1924 e 1928 estudou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. No dia 21 de abril de 1929 casou-se com Dhália Freire, com quem teve dois filhos lindos que sempre foram prioridade em sua vida.

Em 1934 virou sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Escreveu diversos artigos para as revistas publicadas pelo instituto e por estações de rádios que sempre usavam um pouco do seu trabalho como base para suas matérias. Durante vários anos foi colaborador dos periódicos A República e do Diário de Natal.

Luiz Câmara cascudo foi professor?

Entre os anos de 1950 e 1960 foi o responsável pela organização de diversas coletâneas de textos históricos de grande importância regionais e sobre os mitos folclóricos brasileiros. Em 1961 assumiu o cargo de professor de Direito Internacional Público na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ele exerceu várias profissões públicas, entre as quais professor, diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e consultor jurídico do estado. Iniciou o curso de medicina, mas desistiu deste e acabou por se formar em Direito na velha faculdade do Recife.

Quem foi câmara cascudo
Foto: Canindé Soares www.canindesoares.com

Ao desejar ser jornalista, seu pai, um homem rico, instalou o jornal A Imprensa para seu filho, que neste mantinha uma coluna chamada de “Bric-A-Brac” onde escrevia observações sobre a gente e a cena cultural de Natal. Iria colaborar posteriormente em vários outros jornais de capitais brasileiras, em especial no Recife.

Quem foi câmara cascudo e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre essa figura histórica do RN e quer aprender ainda mais sobre o turismo e a cultura da Região, aproveite para ler nosso artigo sobre: Praia do meio Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.