+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Quem foi Câmara Cascudo?

0

Nascido no dia 30 de dezembro de 1898, no município de Natal RN, Luís da Câmara Cascudo, tinha como ocupação a antropologia, advocacia, jornalismo e a história.

Trajetória de Câmara Cascudo

Um dos pesquisadores mais relevantes do folclore no país, Câmara Cascudo viveu aproximadamente toda a sua existência no Rio Grande do Norte. Recebia visitas, lia e escrevia muito. Em seus trajetos, fazia amigos e ouvia histórias. Reciprocava correspondências com periodicidade.

Por ser querido, Câmara Cascudo era sempre assediado por pessoas, e terminava sendo um estável coletor de informações de toda a sorte, somando a isto relatos de causos que o trouxe sono ou causaram sustos em origens e origens. Como historiador, desenvolveu a sua obra com pesquisas sobre o homem no país, dando um precioso legado cheio de referências do conhecimento popular e da cultura.

Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do qual Instituto de Antropologia leva seu nome.

Luís correo o risco de ser demitido de seu cargo como docente por estudar figuras folclóricas como o lobisomem.

Em entrevista para um jornal Cascudo disse a seguinte conversa acerca do seu atração por história:

“Queria saber a história de todas as cousas do campo e da cidade. Convivência dos humildes, sábios, analfabetos, sabedores dos segredos do Mar das Estrelas, dos morros silenciosos. Assombrações. Mistérios. Jamais abandonei o caminho que leva ao encantamento do passado. Pesquisas. Indagações. Confidências que hoje não têm preço.”

Deu inicio ao trabalho como jornalista aos seus 19 anos em, em uma empresa de propriedade de seu pai, e depois passou por mais duas empresas de jornalismo – nos anos 1960 já havia publicado quase 2.000 textos.

Câmara Cascudo trabalhou até o final de sua vida, assim sendo atribuído com dezenas de honrarias e prêmios. Cascudo faleceu com 87 anos. e até agora, a sua obra é preservada e divulgada através do Instituto qual carrega seu nome Câmara Cascudo, que preserva os trabalhos do autor na mesma residência em que ele morou por média de 40 anos na cidade de Natal RN.

Gostou da nossa matéria sobre Câmara Cascudo? Compartilhe!

Obrigado por ter lido até aqui! espelhe curiosidades e informações com seus amigos e familiares! Compartilhe a trajetória de LUIS DA CÂMARA CASCUDO.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.