+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Pureza RN

0

Você conhece o município de Pureza RN? O Rio Grande do Norte é um estado repleto de cidades maravilhosas. De sua faixa Costeira tem um mais afastado interior existem verdadeiros paraísos a serem conhecidos e desvendados pelos visitantes.

Pureza RN
Pureza – RN.

Hoje nós vamos falar a respeito da cidade de Pureza RN,  um dos locais mais encantadores que você vai encontrar na Terra do Sol. 

Localizada nas proximidades do litoral norte do estado na região de Mato Grande e com aproximadamente 10 mil habitantes,  Pureza RN é um ponto turístico que tem se tornado cada vez mais conhecido  pelos visitantes.

Mas,  se você nunca ouviu falar deste Paraíso fique com a gente e acompanhe,  pois vamos apresentá-lo para você hoje.

Conheça Pureza RN

O município de Pureza RN tem uma população estimada  e aproximada de 10 mil habitantes em conformidade com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística,  o IBGE.

A cidade tem muitos encantos naturais,  suas belas paisagens e principalmente,  a sua nascente de águas cristalinas, figuram como um dos atrativos mais visitados de todo o Rio Grande do Norte.

Quem nunca esteve neste Paraíso com certeza vai encantar se ao ver suas paisagens  deslumbrantes,  enquanto  que quem já esteve por aqui com certeza vai querer voltar.

Você duvida?  então confira a seguir!

1.  Pureza RN –  um pouco de história 

O  povoamento da cidade de Pureza RN teve início no ano de 1806 na propriedade de Leopoldo Rodrigues Braga. As terras estavam nas proximidades de Maxaranguape, na época, município de Extremoz.

Era um pequeno povoado ladeado por árvores chamadas pau-ferro, que fazem sombra à maravilhosa taça de pedra de onde brotava o extraordinário manancial de água cristalina irrigando o leito do rio Maxaranguape. O povoado que assim nasceu pequeno como uma fazenda era chamado na época de Pau-Ferro.

As águas puras do Rio Maxaranguape irrigam as terras por onde ele passa e levam a fertilidade ao solo,  e nas proximidades de quais locais foram surgindo Canaviais é engenhos de Açúcar,  que movimentaram a economia local e trouxeram Fartura a região. 

Durante os anos de 1877 a 1869 uma seca assolou o interior do Estado do Rio Grande do Norte fazendo com que muitas famílias sertanejas abandonasse em suas terras e saí Sim procura de locais com melhores condições climáticas.

O Vale do Rio Maxaranguape cresceu muito em população durante esta época,  pois era um dos locais que se mantinha fértil e produtivo graças as águas do rio irrigada sistema Nascente de Pureza RN.

No dia 25 de Maio de 1891, a povoação de Pureza foi elevada à categoria de distrito.  Mais e mais pessoas procuravam a localidade para se estabelecerem. Logo veio a primeira escola local e a construção da Capela de Nossa Senhora da Pureza.

Pelos idos dos anos de 1930 pureza RN já era considerado o distrito mais Próspero e rico da região. Em outubro de 1938 foi elevado a vila, permanecendo assim até Dezembro de 1943, quando a localidade passou a se chamar vila de Maxaranguape, nome que permaneceu até sua emancipação em 05 de Abril de 1963.

A cidade que era parte do município de Touros Rio Grande do Norte acabou Quando finalmente se tornar  uma cidade independente do Estado.

Desde  então,  a cidade tem se destacado pela sua prosperidade e por ser um verdadeiro Reduto turístico graças a nascente do rio Maxaranguape suas águas incrivelmente cristalinas.

Confira outras informações úteis a seguir.

Qual a distância de Pureza RN para a capital do Rio Grande do Norte Natal RN?

A cidade de Pureza RN fica localizada aproximadamente 65 km de distância de Natal Rio Grande do Norte.  

Qual a origem do nome  da cidade de Pureza?

A cidade Recebeu esta denominação por iniciativa do Dr. José Inácio Fernandes Barros,  assíduo frequentador do local  e forte defensor das propriedades naturais medicinais das Águas da nascente do rio Maxaranguape. Assim a cidade acabou recebendo esta denominação em alusão a pureza das águas de sua Nascente.

2.  Pureza RN:  atrativos turísticos

Agora que você conhece um pouco sobre a história deste lugar incrível vamos falar mais sobre as atrações turísticas de Pureza RN.

Pureza RN
Imagem do principal ponto turístico da cidade: a nascente do rio Maxaranguape.

Fonte do Olheiro

O principal ponto turístico da cidade de Pureza, o conhecido olheiro que costuma atrair centenas de turistas ao município nos finais de semana e feriados, acaba de ser liberado para visitação dos turistas, agora é possível agendar passeio conscientes para ajudar a preservar essa área.

A nascente além de atrativo para os turistas é  uma das principais vazões de água do estado que inclusive serve como fonte de abastecimento para diversos municípios em torno da cidade de Pureza RN.

Sabemos que o melhor jeito de turistar é o turismo consciente, com a ajuda da arrecadação dos turistas que passam por aqui, tem sido feito um trabalho de manejamento das áreas de risco para que as nascentes do local seja preservada, seu dinheiro é destinado a preservação do local.

Localizada bem no centro da cidade não é difícil de  encontrá-la,  o visitante vai se deparar com piscinas naturais muito bem cuidadas Onde é possível tomar banho em suas águas e apreciar todas as suas propriedades.

Apesar de ficar o tempo todo na sombra as águas da Nascente são famosas por serem mornas e muito agradáveis.  muitos visitantes se surpreendem com este fenômeno,  uma maravilha que você só encontra no Rio Grande do Norte!

E nas proximidades da fonte existem em bares e restaurantes muito agradáveis onde você pode fazer uma excelente refeição.

Portanto,  ao visitar o  município de Pureza RN o visitante pode passar agora de fazer muito agradáveis em torno da fonte do Olheiro,  que está totalmente urbanizada  e  curtir o  dia  na excelente infraestrutura turística ao redor.

Depois de ler este artigo você vai incluir Pureza RN nos seus planos de viagens, o lugar é simplesmente lindo e tem uma ótima estrutura para receber turistas de diferentes partes do mundo, todo o povo da região é extremamente simpático e cativante, todos sempre querem oferecer o melhor então vem conferir alguns motivos para não deixar e ir para Pureza RN.

Quais as regras para banhar na fonte do Olheiro?

O visitante deve observar o cumprimento de algumas regras para poder ter acesso às piscinas naturais em Pureza RN,  são elas:

  1.  não tomar banho com trajes inapropriados como calcinhas e cuecas;
  2.  não entrar na água com bebida comida ou qualquer tipo de recipiente;
  3. Não Usar produtos tóxicos na frente como sabonete e shampoos;
  4.  e não pular das Pedras. 

Por do sol em Pureza RN

Para você que é amante do céu assim como eu, daqueles que não hesita parar o que está fazendo, sempre que possível tirar um tempinho para admirar um dos mais belos espetáculos diários e que muitas vezes nem nos damos conta, o pôr do sol majestoso só por existir.

Pureza RN
Pureza RN

Não falo dos lugares produzidos ou que cobram por isso, mas os simples e que podem te fazer se sentir uma pessoa privilegiada ao observar os últimos raios do astro rei e contemplar toda a beleza da existência.

Se você também gosta de ver a despedida do sol, guardando nas suas lembranças esses momentos que você pode dividir com quem você ama ou até mesmo tirar um tempinho pra se curtir e refletir sobre sua vida.

Eventos de Culinária de Pureza RN

Todos os eventos culinarios acontecem no centro da cidade, não deixe de fora do cardápio a farofa de água, carne de sol, caranguejada, baião de dois, tapioca, beiju, cuscuz, arroz doce e muitos outros pratos de dar água na boca.

Além disso você vai encontrar em Pureza RN uma imensa variedade nos cardápios servidos, pois a diversidade nos alimentos é enorme, varia de pescados a animais de fazenda de grande porte e você pode se deliciar com as dicas que deixaremos para você.

O espaço possui ambiente agradável e aconchegante onde cultura, diversão, lazer e alimentação estão juntas. No cardápio há diversas opções de refeições, como café, chocolate quente, lanches, tapiocas e salgados. A combinação da comida boa e a estrutura moderna, é ideal para receber famílias e amigos.

Como chegar à cidade de Pureza RN?

Ao sair de Natal RN são 65 Km até o município de Ceará-Mirim,  percorridos pela BR 406. Ao chegar lá o visitante deve pegar  Rodovia estadual RN 064  e seguir até o trevo de acesso da cidade de Pureza RN. 

Quanto custa para banhar-se nas fontes naturais da cidade de Pureza RN?

Não é cobrado nenhum tipo de valor ou taxa para que o visitante possa se banhar nas fontes naturais da cidade.  o ambiente é público,  portanto,  cuide bem de valor para que ele possa continuar sendo Lindo para todos os visitantes e Moradores locais.

Pureza RN –  um cenário perfeito!

A cidade de Pureza RN é um daqueles locais perfeitos para você viajar e passar um dia todo de uma ver junto com a sua família. 

E como a cidade fica apenas 65 km da capital Potiguar Esse é um excelente local para você fazer um passeio de bate e volta,  saindo cedinho de Natal RN e passando um dia incrível por lá,  bem a tempo de voltar para a capital Potiguar e curtir a noite na Terra do Sol.

Um programa pelo feito não é mesmo?

E se você quiser conferir ainda mais passeios incríveis Não deixe de dar uma olhada no nosso Guia Completo de Passeios

Pureza RN e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre as belezas de Pureza RN e quer continuar conhecendo cada vez mais sobre a região, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Santo Antônio RN.

Boas  férias e até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.