+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte

0

A produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte sempre teve um impacto considerável na economia do estado e do Brasil como um todo.

Praticamente tudo que existem em sua casa é derivado do petróleo, a descoberta da variedade de coisas que dá pra fazer com esse produto foi tão grande que revolucionou o mercado mundial, a China é um país que usou isso a seu favor e se tornou uma das grande potências mundiais.

Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade.

O petróleo, apesar de já ser conhecido anteriormente, passou a ser explorado em meados do século XIX e utilizado em larga escala a partir da criação dos motores movidos a gasolina ou a óleo diesel. Na década de 70, o petróleo representava o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo mundial de energia e mesmo que atualmente seu uso esteja dando lugar a fontes alternativas de energia, ainda é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo.

Qual a origem do petróleo?

O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons. As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo que se encontram em poços muito fundos no subsolo, no assoalho oceânico, no fundo dos mares ou de lagos e sob condições específicas de pressão. Ao longo dos anos, esses depósitos sofrem diversas modificações até se transformarem no que conhecemos hoje, à substância oleosa, o petróleo.

Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte
Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte

Acredita-se que o uso do petróleo esteja registrado na história desde os primórdios da civilização. Povos do Oriente Médio, Egito, Mesopotâmia, da China já haviam tido contato com o combustível fóssil e o utilizado nas formas de betume, asfalto para pavimentação de estradas, iluminação, lubrificação, e para o uso em produtos de beleza.

Quando surgiu a industria do petróleo?

A indústria do petroleo surgiu por volta do século XIX, quando foi desenvolvido o processo de refinação do óleo na Escócia. O Azerbaidjão era, nesse período, o maior produtor de petróleo, sua produção correspondia a mais de 50% da produção mundial. No continente americano, o petróleo foi primeiramente encontrado no Canadá. No ano de 1859, iniciou-se a produção nos Estados Unidos por meio de um poço de aproximadamente 21 metros perfurado na Pensilvânia.

Em 1960, foi criada uma organização que ditava como deveria ser feita a extração e o comércio desse produto para evitar uma agressão gigantesca no meio ambiente.

Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte
Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte

Composta por países que representam cerca de 25% das reservas mundiais de petróleo. O intuito da organização é de fortalecer os países produtores de petróleo perante o mercado consumidor, restringindo a oferta do óleo no mercado, coisa que fez com que fosse impulsionando os preços no mercado internacional.

Onde foi encontrado petróleo no Brasil?

Em território brasileiro, o petróleo foi encontrado em 1939, no estado da Bahia, e, após dois anos, encontrou-se um depósito que apresentava viabilidade econômica para extração, no mesmo estado. No ano de 1954, a Petrobras começou a montar vários polos estatal, passando a explorar o petróleo nacional.

Em 2006, a Petrobras anunciou a existência do pré-sal brasileiro, um campo petrolífero encontrado abaixo de uma espessa camada de sal. A exploração da reserva iniciou-se de fato em 2010. Para saber mais sobre o Pré-sal Brasileiro.

Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte

A região do semiárido nordestino é privilegiada por possuir algumas das cidades que mais produzem petróleo em terra no país isso sem duvidas tem grande impacto na produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte. começando por Mossoró essa cidade representa uma grande fatia na produção de petróleo e gás terrestre, elas viveram a partir da década de 1980 um aumento industrial do cenário de seca e miserabilidade costumeiro, motivado pela grande e crescente força econômica a partir da instalação da indústria petrolífera em seus arredores.

Qual a utilidade do petróleo em nossas vidas?

O petróleo possui uma grande relevância para nossa vida, em razão de ser usado como combustível, além de ser agregado na fabricação de uma infinidade de produtos que você usa no seu dia a dia e nem imagina.

Até pouco tempo, o país não tinha produção suficiente de petróleo para o abastecimento interno, desse modo, era dependente do recurso importado, especialmente dos países do Oriente Médio, mas a partir de 2007 o país alcançou a autossuficiência. Atualmente, a produção é de aproximadamente 2,3 milhões de barris ao dia, que supera o consumo, que é de 2,2 barris diários.

No continente, a maioria das jazidas brasileiras de petróleo se estabelece em locais que apresentam rochas sedimentares. No oceano, o petróleo é encontrado nas plataformas continentais, por isso é um pouco trabalhoso extrair o petroleo em terra.

Qual o processo de fabricação dos subprodutos?

Para obter os subprodutos do petróleo é preciso que passá-lo por diversas etapas de beneficiamento. Após ter sido extraído do subsolo, ele é transportado até as refinarias, que fazem a transformação do minério bruto em combustíveis, matéria-prima e subprodutos.

Os combustíveis (gasolina e diesel) abastecem os postos, que comercializam esses produtos para serem usados em automóveis. Em geral, as empresas que trabalham no refino do petróleo instalam-se em áreas próximas às indústrias, com a finalidade de abastecê-las de matéria-prima.

Quando começaram as explorações de petróleo no território potiguar?

A existência da atividade petrolífera no Rio Grande do Norte faz parte da história local dos municípios produtores espalhados pelo território potiguar. As primeiras pesquisas de petróleo no estado tiveram início ainda em 1943, esse foi apenas o início da instalação das empresas petrolíferas multi milionárias no território Potiguar.

A partir da década de 1970 a indústria do petróleo se instalou definitivamente no cenário potiguar, com a descoberta em 1973 do campo marítimo de Ubarana, situado na plataforma continental, tendo iniciado a sua produção a partir de 1976.

Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte
Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte

Ainda em 1979, inicia-se a produção terrestre com a perfuração do primeiro poço no município de Mossoró. E sucessivamente outras descobertas terrestres nos campos de Fazenda Belém, Alto do Rodrigues, Estreito, Macau, Guamaré e Canto do Amaro, o de maior produção entre os outros. Os campos marítimos sucessores a Ubarana, no litoral Potiguar, foram Agulha, Aratum, Pescada e Arabaiana.

Como é a comercialização de combustível no Rio Grande do Norte?

O Rio Grande do Norte possui uma rede com estrutura de recebimento, armazenamento e distribuição de derivados de petróleo, composta por terminais, bases e armazéns, distribuídos estrategicamente para atender a demanda por combustíveis de todo o estado.

A maior parte da gasolina consumida no estado vem da Refinaria Landulpho Alves, que se localiza no município de São Francisco do Conde, no estado da Bahia. A carga é transferida para os terminais em Madre de Deus, município do mesmo estado, e por cabotagem chega ao terminal de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Do terminal em Natal o carregamento segue para base de Guamaré onde é comercializado com as distribuidoras.

As atividades de comercialização de combustíveis no Rio Grande do Norte são dividas principalmente entre três distribuidoras: a PETROBRAS, SP E ALE. Nos últimos seis anos, a venda de combustíveis vem crescendo ano a ano no estado.

Toda essa extração de gás e petróleo no Rio Grande do Norte quase sempre é acompanhada por órgãos ambientais responsáveis para controlar o nível de poluição e destruição, mas muitas vezes esse trabalho não é feito corretamente e acaba gerando grande desastres ambientais irreparáveis.

Produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a economia do RN e quer continuar aprendendo cada vez mais, aproveite para ler também nosso artigo sobre: O movimento de 1817 no rio grande do norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.