+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Praia do Forte

3

Esta praia linda também fica na zona urbana de Natal Rio Grande do Norte, mais especificamente no Bairro de Santos Reis. 

O nome Praia do Forte deriva do fato de ser aqui que está localizada a Fortaleza dos Reis Magos, um dos cartões postais mais conhecidos de Natal. Trata-se de um lugar encantador com o bônus dessa incrível construção histórica.

É também na Praia do Forte que fica a Ponte Newton Navarro que atravessa o Rio Potengi ligando bairro de Santo Reis ao bairro da Redinha, onde fica a última praia do litoral urbano de Natal.

Quero saber o que mais você encontra por aqui? Confira a seguir.

Conheça a Praia do Forte em Natal

A Praia do Forte em Natal é mais conhecida por abrigar a Fortaleza dos Reis Magos marco inicial da cidade, do que por suas belas águas azuladas.  

Forte dos Reis Magos na Praia do Forte.

O visitante que vem até essa praia se Encanta tanto com suas belezas naturais quanto com a língua construção secular que é que fica.

A Praia do Forte é um dos sete pontos da área de interesse turístico de Natal, por isso é vigiada 24 horas por dia por câmeras de segurança. 

De qualquer forma, recomenda-se aos turistas que não conhecem bem a cidade evitar andar sozinhos na proximidades do forte tarde da noite.

1.  A Praia do Forte –  sol, mar e muita história  para contar 

A Praia do Forte  procurada pelos visitantes que desejam conhecer a Fortaleza dos três magos,  o marco inicial da cidade de Natal construído pelos portugueses em 1599. 

praia do forte

Quem chega a cidade de Natal logo fica sabendo a respeito destas Fortaleza,  isso se não tiver sido avisado ou até mesmo pesquisado antes de viajar. E sem dúvida conhecer a Fortaleza é um programa que o visitante não pode deixar de fazer,  pois essa é uma atração histórica única que foi possível ver aqui.

Mas,  a Praia do Forte tem muito mais beleza vai oferecer. O  mas é cristalino em mim dos tons de azul turquesa que resplandecem sobre a luz do sol.  Caminhar Pela passarela que conduz a Fortaleza é por si mesmo programa a parte.

Nessa passarela o visitante pode ficar emitter aumente entre  as águas do mar e ter uma vista privilegiada do oceano, local ideal para aproveitar a brisa marinha e fazer muitas fotos.

Além disso, por aqui tem arrecifes de corais que tornam  o que torna o mar muito mais tranquilo ao quebrar na areia. Aliás a presença de Recife de corais e parachos é uma característica de todo o litoral do Estado do Rio Grande do Norte, uma beleza natural responsável por fazer desse estado um verdadeiro Caribe brasileiro.

A praia do forte com tudo, é mais deserta do que as outras trás de Natal, o que pode ser um ponto positivo para o visitante que procura mais tranquilidade e privacidade.

Mas,  como aqui não há grande infraestrutura em barracas e quiosques à beira-mar,  o turista que procura uma praia mais urbanizada e com mais comodidades, pode não achar a Praia do Forte um bom lugar para ficar muito tempo.

Essa praia fica próxima à Foz do Rio Potengi,  o que garante a águas mais tranquilas para um banho de mar,  mas em dias de chuva ou quando o rio estiver mais agitado a água pode ficar um pouco 46 imprópria para o banho.

Contudo, se o  turista visitar a Praia do Forte em um dia de sol calor e Rio tranquilo,  vai encontrar um dos melhores locais das praias urbanas de Natal para um refrescante e banho de mar.

 Na Praia do Forte:

  1.  fica a conhecido a Fortaleza dos Reis Magos;
  2.  fica uma das pontas da Ponte Newton Navarro;
  3.  tem uma linda passarela para caminhar Mar adentro;
  4.  é uma praia mais deserta e tranquila;
  5.  há pouca infraestrutura em barracas e quiosques;
  6.  pode ser um ótimo local para banho perto da Foz do Rio Potengi, se águas estiverem limpas. 

O que fazer na Praia do Forte em Natal

O primeiro ponto a ressaltar é que a Praia do Forte é lindíssima, então uma das melhores coisas a fazer aqui é aproveitar a vista e tirar aquelas fotos incríveis de recordação da sua viagem. 

Fortaleza dos Reis Magos.

A região não é bem servida em barracas para alugar ou cadeiras de praia, mas esse clima mais deserto torna o lugar ainda mais incrível para apreciar a natureza.

Em alguns pontos da praia o mar não é dos mais tranquilos, principalmente na maré alta, mas isso não significa que a Praia do Forte não sirva para aquele banho de mar, pelo contrário, você pode aproveitar para nadar na maré baixa nas piscinas naturais que se formam perto da costa.

Isso é possível graças a grande quantidade de pedras que permitem que a água represada na baixa da maré forme essas piscinas.  Como sempre as praias do Rio Grande do Norte tem muitas surpresas a oferecer ver aqueles dispostos a destravar suas águas. Confira aqui: Piscinas Naturais na Praia do Forte.

Isso é um ponto importante a ser mencionado, já que a Praia do Forte não costuma ser muito conhecida principalmente por quem não conhece o Rio Grande do Norte como um local de piscinas naturais e bom para o banho de mar, mas é possível sim encontrar esses atrativos por aqui!

As piscinas naturais normalmente se formam no pé da Ponte Newton Navarro eles fornecem aos visitantes um ótimo local para relaxar na água, para boiar e dar um mergulho seguro nas Mornas águas do mar Potiguar.

E claro visitar a Fortaleza dos três magos é um dos principais senão o principal atrativo dessa praia.  se você quiser visitar o forte procure se informar com antecedência sobre os horários de funcionamento para saber se ele vai poder ser visitado no momento em que você está na praia.

Normalmente as visitas acontecem a partir das 8 horas da manhã até às 4 horas da tarde, mas às vezes a Fortaleza pode estar fechada por questões de manutenção,  então é sempre bom verificar com antecedência.

 Portanto, aqui na Praia do Forte:

  1.  o visitante pode tirar muitas fotos incríveis;
  2.  pode também visitar a Fortaleza;
  3.  pode tomar um  um delicioso e refrescante banho de mar em piscinas naturais.

2. Praia do Forte –  a Fortaleza dos Reis Magos

Se você nunca foi a Natal pode ter certeza que um dos primeiros  locais que vão indicar para você conhecer logo ao chegar é a Fortaleza dos Reis Magos na Praia do Forte. Esse é o ponto turístico mais importante da cidade e constitui-se no ponto inicial em torno do qual a cidade de Natal foi fundada.

Igreja no interior do Forte.

O Forte começou a ser construído por Manuel de Mascarenhas, quando este explorador português chegou a foz do Rio Potengi em 06 de janeiro de 1598, razão pela qual recebe a alcunha de “Fortaleza dos Reis Magos”, já que começou a ser construída justamente em um Dia de Reis.

Portanto, quando for a Praia do Forte confira se o local está aberto a visitação e  faça uma jornada pela história viva de natal nas pedras da fortaleza!

Dentro da Fortaleza dos Reis Magos você vai encontrar pisos originais da época, canhões antigos que foram colocados ali para proteger a costa de invasores e bem no centro do forte há uma linda igrejinha, símbolo da religiosidade dos seus idealizadores.

Esta linda Igrejinha também tinha a função estratégica os antigos soldados que ocupavam a Fortaleza quando esta tinha uso militar Escondidinho suas munições e até mesmo Algumas armas em um compartimento secreto dentro da igrejinha. 

Era uma forma de estar sempre preparado para possíveis invasões fossem de holandeses, de corsários franceses ou até mesmo de tribos indígenas.

Outra relíquia importante que está guardada na Fortaleza dos Reis Magos é a pedra do Marco. Trata-se do marco inicial erguido pelos colonizadores portugueses quando desembarcaram no território Potiguar no local conhecido como Praia do Marco em homenagem a este evento.

Contudo, sob alegações de que os moradores locais estavam depredando a pedra do Marco, a mesma foi removida de seu local original e transportada para Fortaleza onde permanece guardada e pode ser observada pelos visitantes.

 Na praia do Marco a pedra foi substituída por uma réplica que lá permanece.

E se você puder visitar a Fortaleza preste atenção aos pisos pois alguns deles São originais e possuem séculos de existência.

Preste atenção também nos canhões que estão acima do Forte apontados para o mar.   dizem que alguns deles ainda funcionam e eles eram as principais formas de defesa contra invasores que viessem do oceano.

 Em  resumo na Fortaleza dos Reis Magos:

  • O visitante Pode conferir uma edificação secular datada do século XVI;
  • Pode conferir uma igrejinha no centro da Fortaleza que tinha função estratégica para os antigos militares;
  •  Pode conferir pisos originais da época em que o forte foi construído;
  •  pode ver canhões originais que eram a principal linha de Defesa do litoral Potiguar;
  •  Pode conferir a pedra do Marco que está guardado na Fortaleza.

Onde se Hospedar na Praia do Forte em Natal

Há muitos hotéis ou pousadas próximos à  Praia do Forte, por isso recomenda-se que o visitante procure hospedagem em outros locais da cidade.

Forte dos Reis Magos. Foto por Canindé Soares.

O ideal é ficar nas proximidades, em Ponta Negra, Praia dos Artistas, Praia do Meio ou mesmo na Via Costeira, região encostadinha nas praias que possui ótimos resorts e também muitas boas pousadas. 

De todos esses lugares é super fácil acessar a Praia do Forte e demais praias das proximidades.

Para quem deseja comodidade e praticidade o melhor mesmo é a Praia Ponta Negra Natal.  Apesar de ter acomodações mais caras ao se hospedar nesta praia os visitante fica perto de tudo e é muito fácil chegar à Praia do Forte através dela, pois todas as praias urbanas de Natal são muito próximas umas das outras.

Qual o principal diferencial desta praia é que aqui o turista fica perto de  tudo, próximo ao comércio, bares, restaurantes e todo tipo de serviços e comodidades,  podendo Inclusive transitar a pé sem nenhuma dificuldade.

Se for ficar na Ponta Negra  não fique muito próximo ao Morro do Careca pois em termos de estrutura essa Maia mais deserta e você pode ter dificuldades  para transitar principalmente à noite.

Uma boa opção também a Via Costeira,  aqui ficam os melhores Resort em Natal

Mas a Via Costeira fica longe do comércio,  então você pode ficar em um hotel completo com todo tipo de comodidade de restaurante a bar,  mas se quiser sair precisará tomar um, Uber ou pegar um ônibus.

E se você quiser economizar um pouco os locais mais afastados da praia tem preços mais acessíveis.

 A Praia do Forte em Natal

O que achou desta praia?  deixe o seu comentário para a gente e Venha conhecer a Terra do Sol. Faça as malas e boa viagem!

E para conferir mais acesse o Guia completo Praias Potiguares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.