+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Praia de Pirangi

0

Hoje nós vamos falar sobre a praia de Pirangi,  uma das praias mais bonitas e badaladas de todo o Rio Grande do Norte. 

Essa praia linda fica no município de Parnamirim Rio Grande do Norte e  chama atenção pela beleza de seu mar, com recifes de corais, e também pela qualidade da infraestrutura ao seu redor.  

O Rio Pirangi, que deságua na praia de mesmo nome, é o mais famoso do estado e por onde a capital foi descoberta. Os atrativos culturais e históricos é o que deixa a Praia de Pirangi do Norte admirável, mas o mar com arrecifes e corais a torna irresistível. Então que tal incluir esta linda costa do Rio Grande do Norte em seu roteiro de férias? Veja o que conhecer por aqui.

marina-badaue-2192688-8599021
Praia de Pirangi

A praia de pirangi é tão grande e possui tantas coisas para fazer que decidimos dividir em duas partes e apresentar o que cada parte tem de mais relevante, começaremos falando sobre a area norte da praia depois a sul para você que quer conhecer esse lugar maravilhoso ficar por dentro de tudo que você pode fazer quando for visitar esta praia.

Além disso, a praia também é famosa pelos atrativos culturais históricos que ficam em torno,  deixando a praia de Pirangi ainda mais atrativa e irresistível.

Se você ainda não conhece essa praia, não deixe de ler até o final! É só vir com a gente agora que nós vamos apresentar a praia de Pirangi para você!

Qual o significado do nome “Pirangi”?

Pirangi significa “rio de peixe, é no encontro das águas que vem do Rio Pirangi com o mar onde se encontram o maior número de barcos de pesca e de passeios, na Praia de Pirangi também é onde se encontra o maior número de bares, restaurantes e pousadas de luxo da região.
Como podemos descrever o cenário da Praia de Pirangi?

praia-pirangi-do-norte1-1236147-8809276
Praia de Pirangi

Existe uma longa faixa de areia branca e fina por toda a costa da Praia de Pirangi do Norte. Toda a beira mar é bem tranquila e você consegue aproveitar a vontade. O mar é tranquilo, com poucas ondas e águas sempre mornas. Quem gosta de praticar mergulho, por aqui sempre existem passeios disponíveis para qualquer turista. Aproveite bastante, mesmo sendo iniciante na prática.

A reserva ambiental é o que mais chama a atenção na Praia de Pirangi do Norte. Você encontra muito verde e algumas áreas protegidas no município inteiro. O maior cajueiro do mundo está cultivado aqui. São cerca de 9 mil metros quadrados de copa que compreende o tamanho dessa árvore especial e você não pode deixar de conhecer. Se visitar Pirangi do Norte em épocas de colheita, ainda tem a chance de experimentar os cajus especiais.

Conheça a Praia de Pirangi no Rio Grande do Norte 

A praia de Pirangi é dividida em Pirangi do Norte e Pirangi do Sul,  a primeira é muito procurada pelos potiguares, e também pelos turistas, pela sua badalação e estrutura, enquanto que a segunda é mais deserta e procurada por aqueles que buscam um refúgio.

Mas, você não precisa escolher,  pois quando você estiver na praia de Pirangi você pode curtir as duas praias facilmente!  E aproveitar o melhor desta que é uma das costas mais bonitas do estado Potiguar.

Curioso para saber tudo que tem de bom na praia de Pirangi? Acompanhe a seguir.

Vamos conhecer a área norte da Praia de Pirangi?

Uma paisagem maravilhosa, conhecida pela longa costeira de areia ao redor da praia. Águas mornas e ondas tranquilas, um lugar ideal para os apreciadores de um bom mergulho. A Praia de Pirangi do Norte se torna a atração perfeita para quem ama, curtir a paisagem através de um delicioso velejo de barco que custa aproximadamente R$50,00 por pessoa, um passeio que dura mais de duas horas.

pirangi-rn-4099471-4909844
Praia de Pirangi

As agências de turismo do lugar oferecem ofertas bem interessantes para se divertir à vontade, portanto, o que mais atrai os turistas, é belíssima reserva ambiental da região que abriga o maior cajueiro do mundo, você não pode deixar de conhecer. A árvore é realmente um espetáculo, ocupa uma área de 8500 metros quadrados. Atraindo cientistas e pesquisadores do mundo todo para observar e realizar pesquisas.

Plantada em 1855 possui uma anomalia genética que faz com que seus galhos ao entrar em contato com o solo criem raízes e produza novos galhos. Dependendo da época que escolher para conhece-lo é provável que chegue a experimentar os deliciosos cajus.

O cajueiro produz certa de 80 mil cajus por safra. Fazendo das deliciosas e tradicionais castanhas de caju uma grande referência para o município.

A praia fica a vinte e dois quilômetros de Natal, um lugar ideal para fins de semanas longe dos movimentos da cidade grande. Uma paisagem muito mais que agradável e tranquila. Sem falar da infraestrutura do lugar. O município tem tudo para abrigar turistas perfeitamente bem. Conhecida pela variedade alimentícia.

Quem visitar a Praia de Pirangi do Norte não pode deixar de frequentar os deliciosos restaurantes da região, experimentando os mais diferenciados paladares da comida típica que variam de tapioca de siri a pasteis de arraia.

Conhecida entre os jovens pelas frequentes baladas e festas animadas principalmente pelo Circo da Folia que oferece shows desde o famoso axé regional, forro e rock clássico.

piscinas-naturais-em-pirangi-hotel-em-natal-7585834-4358220
Praia de Pirangi

Uma grande oportunidade para quem quer conhecer o lugar de maneira mais econômica e confortável para a família a melhor opção é alugar casa para temporadas inteiras, oferecendo aquele delicioso gostinho de casa.

Os diferentes tipos de imóveis disponíveis oferecem uma ampla oportunidade de escolher aquele que mais agrada. Os meses com maior busca pelas casas de temporada são janeiro, julho e dezembro.

Agora vamos conhecer um pouco da parte Sul da praia de Pirangi?

Diferente da praia de Pirangi mais ao norte, esse lugar também perfeito para passeios tem um aspecto menos urbanizado o que dá o ar de uma praia um pouco mais solitária, vizinha da praia de búzios é também conhecida por Pirambuzios.

Com a maré baixa os bancos de corais formam ilhas a piscinas que podem ser notadas a certa de um quilometro mar a dentro. Esse espetáculo é também conhecido como os Parrachos de Pirangi. Uma atração turística bem procurada na cidade.

Empresas de turismo organizam passeio mar a dentro, para revelar ao mundo essa maravilha perfeitamente natural e muito bem apreciada. O clima e as ondas locais contribuem para o lugar seja procurado para esporte náuticos, diversões em família e claro a pesca.

O município é também conhecido pela carcinicultura (cultivo de camarão) fazendo com que a pequena cidadezinha tenha excelentes restaurantes voltados para os amantes do camarão, além de poderem conhecer a arte e a cultura local de maneira interessante e agradável.

Então, que tal se programar para conhecer um dos locais mais interessantes do Rio Grande do Norte e tirar as suas desejadas férias em grande estilo?

O que fazer na Praia de Pirangi

A praia de Pirangi é muito procurada pelos jovens da classe média de Natal RN e arredores, que vem passar suas férias de verão por aqui, pois essa é uma das praias mais bonitas nas proximidades da capital Potiguar.

A praia de Pirangi também é muito procurada no final de semana pelos potiguares,  portanto, se você está vindo para cá em época de férias de verão e finais de semana prepare-se para pegar uma praia mais lotada.

E o mar na praia de Pirangi é tranquilo, tem poucas ondas e devido à presença dos recifes de corais também se formam piscinas naturais, os famosos parrachos de Pirangi.

É uma praia muito tranquilo em toda sua costa,  perfeita para quem está passando férias com crianças, pessoas idosas e pessoas  que não sabem nadar.

Se você quer uma praia segura para deixar as crianças brincarem ou para dar aquele mergulho no mar sem preocupação com as ondas,  a praia de Pirangi é o cenário perfeito para suas férias!

Na praia de Pirangi você também encontra uma reserva ambiental,  principalmente para dar proteção aos recifes de corais dessa Costa. O turismo praticado aqui é ecológico!

Outro atrativo presente nessa costa é o Cajueiro de Pirangi, que é o  maior cajueiro do mundo! 

A Árvore que faz parte do Guinness Book,  catalogada como a maior cajueiro do mundo e como a maior árvore frutífera do mundo,  ocupa uma área de mais de 8 mil metros quadrados e pode ser visitada.

Você vai se sentir andando em um quadradinho parque arborizado, mas acredite,  é uma árvore só! isso porque a árvore sofre de uma anomalia genética que faz com que os seus Galhos, ao atingirem o solo, acabem criando raízes,  como se fosse novos troncos!

E no final da sua visita ao maior cajueiro  do mundo, você pode voltar a curtir a praia de Pirangi e ainda comprar lembrancinhas na feira que tem no parque do Cajueiro.

E claro, você pode aproveitar a noite para  se divertir nos bares e casas de show da praia de Pirangi. É aqui que fica a casa de shows mais famosa no estado, a Vila Folia/Circo da Folia onde grandes bandas de axé, forró e rock se apresentam..

Como é a paisagem na praia de Pirangi?

Ao longo de toda a praia de Pirangi você vai encontrar uma faixa de areia muito branca e macia, em contraste com o mar cuja água tem tons esverdeados ou até mesmo azul piscina, podendo variar conforme a incidência da luz solar, seja como for, o mar aqui é sempre um espetáculo.  O céu é azul na maior parte do ano, e o sol dificilmente deixa de brilhar. 

Como faço para dar um mergulho nos parrachos de corais  na praia de Pirangi?

É muito fácil conhecer os parrachos de corais e mergulhar nas piscinas naturais que se formam entre eles, sempre existem barcos na praia que fazem passeios e levam os turistas até os locais de mergulho,  você encontra com facilidade vai os barqueiros acostumados a fazer esses passeios. Tudo que você precisa fazer é escolher o seu e aproveitar! 

Praia de Pirangi –  a infraestrutura 

A Praia de Pirangi do Norte não deixa nada a desejar quando o assunto é infraestrutura. Primeiro porque muitos turistas visitam a região devido o cajueiro e também a beleza de sua costa. Segundo porque é bem próxima de Natal e alguns turistas optam pela tranquilidade de Parnamirim, fugindo da cidade grande.

No entorno estão localizados uma serie de restaurantes que servem opções de pratos típicos locais, como peixes, mariscos, pasteis, frutas, moquecas e ensopados. Existe também a opção dos melhores bares e restaurantes em Natal, que você pode ter acesso principalmente se estiver com um carro.

A Praia de Pirangi do Norte chama muita atenção de jovens, sendo uma das praias mais badaladas, principalmente pelo Vila Folia que traz shows de grandes bandas de axé, rock e forró. Por aqui sempre tem festas com muita gente bonita e animada. Mesmo que fique hospedado em Natal, não deixe de tirar um dia de suas férias para curtir a vontade.

Além de ser muito próxima da capital Potiguar Natal Rio Grande do Norte, o que facilita a casa você queria ficar hospedado por lá,  a praia fica na cidade de Parnamirim RN que é muito procurada pelos turistas que vem conhecer o Cajueiro. 

Tem muitas pessoas também optam por se hospedar em Parnamirim RN,  por ser um município mais tranquilo, fugindo assim da grande movimentação da capital Natal RN.

Todos esses pontos fazem com que investimentos sejam feitos muitos investimentos na infraestrutura turística da cidade, tornando o local muito bom para ser a sua escolha de estadia no Rio Grande do Norte.

No entorno da praia de Pirangi do Norte existem vários restaurantes que serve uma variedade de pratos à base de frutos do mar como mariscos, caranguejos,  lagostas e diversos tipos de peixe.

Você também encontra opções de pratos regionais típicos como moqueca,  além várias baratas que vendem salgados, como o popular pastel, entre outros.

Também há várias barracas na praia que podem ser alugadas, além de vendedores ambulantes que sempre estão oferecendo lanches e outros petiscos aos turistas  e quiosques, tudo para que você possa ter toda comodidade ao desfrutar o mar e curtir as suas férias.

É um cenário perfeito para você que quer unir Uma praia paradisíaca a uma vida noturna agitada,  e ainda ficar pertinho da capital Potiguar Natal RN.

Se preferir a fazer um passeio bate-volta até praia de Pirangi, aproveitar  o dia por lá e depois retornar para Natal.

Qual a distância da praia de Pirangi  para capital Potiguar Natal RN?

A praia de Pirangi está localizado a uma distância de aproximadamente 26 Km da cidade de Natal e o tempo estimado para fazer o percurso é de 35 minutos.

Qual a duração média do passeio de barco para conhecer nas piscinas naturais na praia de Pirangi?

Você pode facilmente comprar um passeio para conhecer as pessoas naturais inclusive existem barcos que saem  para levar os turistas para o mar em frente ao parque do Cajueiro. O passeio é feito de acordo com a Tábua da Maré, pois as piscinas  somente estão acessíveis na maré baixa e o tempo estimado de duração é de 2 horas. 

A praia de Pirangi: dicas finais

Não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência, principalmente se você estiver viajando em época de férias, pois os hotéis  lotam nessa época do ano!

E  para conferir os melhores passeios do Rio Grande do Norte Não deixe de dar uma olhada no nosso Guia Completo de Passeios.

Esperamos que com este artigo você tenha tirado suas dúvidas sobre a Praia de Pirangi e você pense com carinho sobre esse lugar lindo quando estiver planejando suas férias em família, gostamos sempre de lembrar a todos para sempre procurar um guia credenciado para ter um melhor conforto e segurança em toda suas estadia no Rio Grande do Norte.

Praia de Pirangi e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre as belezas do RN e quer continuar aprendendo cada vez mais, aproveite para ler nosso artigo sobre: Geografia do RN.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.