+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Praia de Jacumã

0

O município de Conde e seu distrito de Jacumã – abriga algumas das mais belas praias da Paraíba como Carapibus, Tabatinga e Coqueirinho, além de Tambaba, famosa por ser a primeira da região a permitir a prática do naturismo. Selvagem, este trecho da costa impressiona pela diversidade da paisagem, ora emoldurada por falésias e pedras, ora por coqueirais e vegetação nativa. E ainda tem corais, piscinas naturais, águas transparentes.

Considerada um dos recantos da cidade, essa bela praia é conhecida por sua tranquilidade e clima aconchegante. Sua beleza natural costuma atrair diversos turistas durante o verão, que se encantam com a bela paisagem e tranquilidade que encontram no lugar, onde aproveitam para relaxar e tomar um delicioso banho de mar.

big_14012015222421924f55d28208a24a983745f2b2877c1f-2581341-3817183
Praia de Jacumã

Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é levemente agitado, com pequenas ondas e cor verde. De águas transparentes, é muito propício para o banho e prática de esportes náuticos como kitesurf e jet ski.

Durante o entardecer, fazer uma caminhada à beira-mar é uma boa opção. No verão costuma ser bastante procurada por famílias, que podem desfrutar de um dia agradável. Conta com boa infraestrutura, com bares e quiosques que servem petiscos e bebidas.

Onde começam as Praias do Conde?

As praias de Conde começam em Barra de Gramame. Com casinhas de pescadores e um bonito visual formado pelo encontro do mar com a foz do rio, oferece ainda boas sombras e um cenário praticamente deserto.

Já Carapibus é mais movimentada em especial, por conta do “maceió” (onde o rio desemboca no mar formando lagoa de água doce). Falésias e coqueirais completam o ambiente, que torna tudo maravilhoso para se passar as férias em família.

Jacumã é o centro urbano da Costa de Conde. Além de suas belezas naturais, a área conta com uma estrutura de apoio ao visitante, pois concentra comércio e a vila de pescadores.

praia_jacuma_secompb-3271551-5635738
Praia de Jacumã

Jacumã tem moradias permanentes e casas destinadas a veraneio, sua estrutura dispõe de restaurantes, supermercados, lojas, pousadas, hotéis, postos de gasolina e etc.

A praia de Jacumã é famosa pelos eventos de verão que se iniciam na Festa de Reis e se estendem até o carnaval, sendo este o maior evento da cidade com atrações nacionais e blocos de rua tradicionais que movimentam a cidade dia e noite.

Vamos conhecer a praia de Jacumã?

Digamos que ela seja mais um lugar pra contemplação, pro descanso. Quando a maré está baixa, pode-se dar uma caminhada pela areia fofa ou mesmo um pouco mais próximo da zona de arrebentação das ondas, onde a areia é mais compacta, numa tarde ou começo de manhã talvez.

Quando as marés estão altas nessa região, a entrada no mar pra banho é desaconselhada. Alguns moradores com quem conversamos contam que a correnteza é muito forte e a profundidade aumenta repentinamente.

Por isso, se estiver indo pela primeira vez ou for pra praia sozinho, é bom ter muito cuidado. Melhor mesmo é não se arriscar. As marcas da maré alta, que faz com que de vez em quando aconteçam ressacas, isso é bem visível quando a gente observa os alicerces de alguns pequenos bares e pra as raízes de árvores que existem bem perto do mar.

maxresdefault-1-1024x576-3512325-7068241
Praia de Jacumã

De alguns anos pra cá, órgãos do poder judiciário tomaram a decisão de proibir construção de imóveis e a reforma dos que já estão instalados na área da Praia de Jacumã justamente por que eles estariam não só causando danos ao patrimônio turístico e paisagístico, como também pelos riscos de desmoronamento.

Jacumã é como que a porta de entrada pra as belezas do litoral sul paraibano. Fica numa distância média entre as praias mais ao norte, como a do Amor e a Barra de Gramame e as belíssimas praias mais ao sul, como Coqueirinho e a famosa praia naturista de Tambaba.

Praia de Jacumã e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a Praia de Jacumã e quer aprender ainda mais das belezas que o RN tem a oferecer, aproveite para ler nosso artigo sobre: São Tomé RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.