+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Praia de Genipabu

1

Principal cartão postal do Rio Grande do Norte, a Praia de Genipabu, no município de Extremoz, é muito procurada por turistas e tem uma bela paisagem que já serviu de cenário para novelas globais como Tieta e O Clone. E não é de estranhar o porquê dessa região ter sido escolhida, o lugar é extremamente lindo e bem organizado.

Conhecendo a praia de Genipabu

O grande atrativo do local são as dunas móveis de Genipabu – que fazem parte do Pólo Costa das Dunas que cobre praticamente todo o litoral potiguar – e proporcionam um espetáculo diferente a cada dia.

Localizado a apenas 20 Km de distância do centro de Natal Rio Grande do Norte, Genipabu é um dos cartões postais mais famosos do estado.

A bela paisagem, que inclui a Lagoa de Genipabú, pode ser desbravada por meio de passeios de buggy ou com dromedários (para poupar os animais esses passeios não duram mais de 30 minutos).

Uma prática comum, para diversão nas dunas de Genipabu, é a do “esquibunda”, onde você senta numa prancha de madeira e desce pelas dunas direito para a lagoa de Genipabu que possui águas escuras no tom azul turquesa.

Genipabu não é apenas uma praia, mas sim é o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, e compõe-se de uma área que tem sim uma linda praia, mas também um complexo de dunas incríveis e uma lagoa de beleza paradisíaca.

Ou seja, se você procura um lugar completo para conferir o que Rio Grande do Norte tem de melhor, Genipabu é este lugar.

A região é uma das mais frequentadas por turistas em todo o território potiguar. O lugar é simplesmente incrível, com uma areia branca que contrasta com as águas azuladas do mar e o verde da vegetação que se espalha entra as dunas.

Curioso para conhecer melhor esta linda praia? Então acompanhe!

Onde fica a Praia de Genipabu?

A Praia de Genipabu está localizada num lugar abençoado por Deus, com muitas maravilhas naturais, uma das cidades mais visitadas do estado, distante apenas 25 quilômetros da capital.

A cidade inteira é conhecida uma área de preservação ambiental, conservando uma reserva da mata atlântica. Se você gosta de turismo ecológico, aproveite para conhecer o município inteiro.

Porque a Praia de Genipabu vale a pena

Este é um daqueles lugares que dão a impressão de terem saído direto de algum lugar perdido no tempo, um cenário mágico que transmite imensa calma, relaxa e deleita os olhos.

O mar azulado, de águas calmas e translúcidas, e as areias brancas e finas, tornam a experiência simplesmente inesquecível, tanto de um ponto de vista visual quanto em termos de texturas.

Uma curiosidade é que as dunas daqui são móveis. Genipabu  proporcionar passeio de buggy incríveis com muita emoção! O cenário perfeito para quem quer um passeio radical com uma vista deslumbrante.

Os ventos tem uma ação muito intensa em todo o litoral potiguar e acabam movendo as areias de um ponto ao outro, renovando a paisagem de tempos em tempos e trazendo um atrativo a mais para o turista: nenhuma viagem vai ser exatamente igual a outra e você pode dizer que teve experiências únicas nas areias móveis das dunas da praia de Genipabu.

 Quer saber o que mais de bom tem neste Paraíso chamado Praia de Genipabu? Confira!

Como é a estrutura na Praia de Genipabu?

Por ser uma região muito turística do Rio Grande do Norte, a estrutura aqui não deixa a desejar para nenhum visitante. Você encontrará diversos hotéis e pousadas que cabem em todos os tipos de bolsos.

Também tem a opção de casas de veraneio para aluguel que é uma ótima opção para grupos grandes de turistas ou quem deseja um local mais exclusivo para suas férias.

Durante o verão, a Praia de Genipabu fica repleta de turistas, então não deixe de reservar sua estadia com antecedência, por conta do verão as altas temporadas costumam lotar todos os hotéis da área.

Bares e restaurantes compõem o cenário, privilegiando uma vista do alto das pedras na ponta da praia. O Bar 21 é um dos restaurantes mais conhecidos, com toda a classe e todo o charme da gastronomia local. Os famosos pratos envolvendo camarão e peixe, além da comida típica da região Nordeste, é o destaque gastronômico do local.

O que fazer na Praia de Genipabu – RN

Considerada uma das melhores praias do Estado, Genipabu é um dos cinco destinos mais visitados e na alta temporada é frequentada não só pelos potiguares, mais também por vários turistas do Brasil e do exterior.

É uma excelente opção para quem gosta de aventuras radicais e um agradável dia na praia em família. Suas grandes dunas seduzem diversos turistas a se arriscarem nas descidas de areia numa pequena prancha no “esquibunda” ou se jogando na tirolesa “aerobunda”, como também praticando o sandboard, que depende da proximidade com o mar é possível descer do alto das dunas e cair direto na água.

Reconhecidas e famosas internacionalmente as dunas da praia de Genipabu foram cenários de algumas novelas da Rede Globo, como “Tieta do Agreste” “O Clone” e “Flor do Caribe”. Um lugar completamente apaixonante, onde a natureza foi esculpida em cada detalhe que enche os olhos dos visitantes.

Você pode tomar um banho de mar revigorante e relaxante por aqui. As águas mornas e a brisa que nunca para de soprar formam uma combinação incrível. Você também pode deixar e relaxar na areia pegando um bronzeado ou em boa sombra fresca com uma água de coco gelada.

Além disso, o local conta com uma lagoa de águas doces, onde o visitante pode praticar o famoso “esquibunda”, ou seja, a prática de descer as dunas em uma prancha e cair ao final dentro das águas refrescantes. Isso é diversão na certa e se você for a Genipabu não pode perder!

Nas lagoas das proximidades da Praia de Genipabu também é possível praticar a descida de tirolesa,  que consiste na prática de descer sobre a lagoa pendurado em uma tirolesa podendo cair dentro da água ou passar para o outro lado conforme o visitante desejar.

A praia tem Águas muito calmas ideais para um banho refrescante de mar,   perfeitas para pessoas que não sai do meu dar muito bem ou para crianças. O principal responsável para esta tranquilidade todo em suas águas é a presença de muitas rochas que ajudam a diminuir a intensidade com que as ondas quebram na praia.

Além disso, o cenário é  sensacional para fazer fotos lindas  que servem de registro da sua viagem! 

É impossível conhecer essa praia e não se encantar com o celular perdido no tempo,  que te transporta para um universo tranquilo longe do stress e da correria do dia a dia,  onde os problemas parecem simplesmente não existir.

Um dos passatempos preferidos dos turistas que visitam Essa praia é ideal  para passar um bom tempo pegando sol em suas Areias tem absolutamente nenhuma preocupação.

 Ou seja:

  1. a praia Genipabu é o cenário ideal para tomar um banho de mar refrescante em Águas muito calmas e cristalinas;
  2.  o cenário da praia também é perfeito para tirar foto de inesquecíveis da sua viagem;
  3. o  local também a ideal para simplesmente esquecer do mundo e relaxar pegando sol nas areias brancas e macias da praia;
  4. é um  cenário simplesmente deslumbrante para observar o pôr do sol,  que é dito ser um dos mais bonitos de todo o Rio Grande do Norte.

Passeios na Praia de Genipabu RN

Mas, água refrescante e areias macias não os únicos atrativos daqui. Além de ser famosa por suas belezas naturais, você pode dar passeios de buggy pelas dunas ou participar do famoso passeio de dromedário, conhecido internacionalmente.

O passeio de buggy da Praia de Genipabu é especialmente muito elogiado pelos frequentadores que dizem ser um dos melhores passeios de todo o Rio Grande do Norte. Simplesmente imperdível por toda a  adrenalina que proporciona e todos os locais lindos que são visitados durante seu trajeto.

Além disso, para conhecer a lagoa você também pode dar passeios de caiaque ou de pedalinhos.  os pedalinhos são uma experiência muito romântica, perfeita para casais ou para pessoas que viajam em grupos familiares.

Já os passeios de caiaque são mais Aventureiros,  perfeitos para quem quer conhecer a região passando por dentro da água mas ainda assim ter um gostinho de Aventura!  E rendem em momentos muito refrescantes.

Você também pode passear pelas águas de jangada e jet-ski!

Ou seja em Genipabu a passeios aquáticos para todos os gostos e estilos,  desde aquelas ocasiões mais românticas que agradam os apaixonados até aqueles passeios mais radicais que agradam a quem busca por uma aventura com muita emoção.

Como são os passeios de buggy na praia de Genipabu?

São extremamente requisitados por quem visita o local, sempre com muita emoção e preços acessíveis é quase impossível passar por este local sem fazer um passeio de buggy nas dunas que são maravilhosas.

Durante o trajeto, o buggy para diversas vezes para que seja possível apreciar a paisagem. Mas quem quer ainda mais diversão, pode se aventurar no ski-bunda, onde você desce sentado em uma pequena prancha e só para quando chega à lagoa.

Aliás, a lagoa de Genipabu tem uma água doce e morna, excelente para se refrescar no calor. Se tiver a oportunidade, peça para o bugueiro deixá-lo observar o incrível pôr-do-sol de cima das dunas. Um belo espetáculo da natureza. Sem dúvida um lugar que deve ser visitado e que a paisagem recompensa tudo.

Para o passeio em Genipabu, procure um bugueiro credenciado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte. Você já pode sair do seu hotel de buggy e aproveitar para ver melhor toda a paisagem do percurso até essa praia maravilhosa.

A outra dica é que fazendo o Passeio de Quadriciclo você terá essa mesma sensação, no entanto, lá sim Você poderá ser o protagonista, orquestrando seus movimentos nas lagoas, praias e aproveitando o máximo.

Como são os passeios de Dromedários?

A praia de Genipabu também ficou conhecida internacionalmente não só pelos radicais passeios de buggy nas dunas, mais também pelo famoso e divertido passeio de Dromedários, animais típicos das Arábias e que quem são uma atração à parte no cenário paradisíaco do local.

Com tantas dunas lindas em todo o Rio Grande do Norte, fica fácil associar alguns pontos com verdadeiros desertos e oásis. Foi justamente através dessa semelhança que algumas pessoas acertaram na popularização de alguns passeios.

As dunas de Genipabu proporcionam uma diversão e tanto sobre os dromedários. Você ainda recebe um turbante, tipo os usados nos desertos e pode tirar diversas fotos. Esses passeios geralmente são menores, chegando a no máximo 20 minutos. Também há muitos pontos com aluguel de dromedário.

Quais os cuidados que devemos tomar quando for fazer o passeio de Dromedário?

Assim como qualquer outro passeio, há a necessidade de tomar alguns cuidados na hora de contratar o passeio de dromedáio. A segurança é o item de maior importância.

Apesar de os animais serem dóceis, você precisa tomar bastante cuidado na hora de subir, descer e até mesmo acarinhá-los. Em alguns, a falta de boas condições pode levar ao estresse do animal e ele tornar-se-á violento.

Atente-se também se eles estão equipados com selas e suportes necessários e indispensáveis ao seu passeio. Evite contratar passeio de dromedários se você observar que o animal não é bem cuidado ou que não esteja dentro das normas mínimas quanto à segurança. Procure também apenas aqueles prestadores desse serviço que são credenciados. A dica vale tanto para a sua segurança quanto para a segurança do animal.

Onde Comer na Praia de Genipabu?

A orla da praia de Genipabu além das belezas naturais tem tudo que uma praia precisa ter. Possui uma ótima infraestrutura para receber os turistas com hotéis, pousadas, barracas de praia, bares e restaurantes que servem deliciosos petiscos e drinques diversos com frutas locais. O destaque local e o Bar 21, um dos restaurantes mais frequentando da praia.

Aqui o turista encontra boas opções em restaurantes e bares, além de barracas de praias para curtir a sombra. Os restaurantes localizados na orla da Praia de Genipabu são muito elogiadas pelos preços acessíveis,  qualidade da comida, pelo sabor e também pelo atendimento cordial dos garçons e demais funcionários.

Entre os principais pratos servidos nos restaurantes e quiosques da orla da Praia de Genipabu os frutos do mar soberano especialmente os camarões e os caranguejos. Mas,  tá também é possível encontrar outras opções gastronômicas em alguns lugares para que os Paladares que querem um outro tipo de sabor.

São muitas opções para que você possa aproveitar o melhor desse lugar incrível e ter uma experiência que sem dúvida lhe fará querer voltar no futuro. Em resumo, em Genipabu tem diversão para todos os gostos!

E o outro passeio imperdível é o passeio de dromedário que é feito nas dunas de Genipabu normalmente em uma das paradas do passeio de buggy.

O passeio de dromedário É uma opção que o visitante pode contratar ao parar no local,   normalmente não está incluso nos pacotes de passeio de buggy pelas dunas de Genipabu. portanto,  se você quer fazer o passeio de dromedário informe-se com antecedência sobre os valores.

Quer ver mais? Então confere aqui Dunas de Genipabu.

 Em resumo:

  1. na Praia de Genipabu o visitante pode dar diversos tipos de passeios aquáticos como passeios de pedalinho,  passeios de caiaque, jangada e jet-ski!;
  2. Os passeios de buggy pelas dunas de Genipabu estão entre os mais elogiados de todo o Rio Grande do Norte pela adrenalina e pelos locais incríveis de parada;
  3. em Genipabu ou visitante também pode dar passeio de dromedário e sentir em um verdadeiro deserto,  mas com todo conforto!
  4. o  visitante pode comer muito bem nas   barracas, quiosques e restaurantes da orla da Praia de Genipabu,  com destaque para os pratos à base de frutos do mar.

Onde se Hospedar na Praia de Genipabu – RN

Genipabu é uma das regiões mais turísticas do Rio Grande do Norte, logo pousadas e hotéis por aqui não faltam. É só fazer uma pesquisa e escolher o seu! 

No entanto não se esqueça que  a Praia de Genipabu fica em uma pequena Vila de pescadores ou seja,  por aqui você não vai encontrar a agitação noturna dos grandes centros como a praia de Ponta Negra em Natal RN ou em na Vila de  Pipa em Tibau do Sul.

Portanto,  se for ficar hospedado por aqui você  e vai encontrar o ambiente extremamente tranquilo e sossegado,  se essa é sua intenção, então eu estiver aumente o melhor lugar para você se hospedar! 

Quer ter uma ideia das acomodações por aqui? Confere só a Pousada Vila do Sol.

Contudo, se você quiser um ambiente de vida noturna agitada é melhor ficar na capital Natal RN mesmo e curtir a noite de lá. E para conhecer a Praia de Genipabu fazer um dos Famosos passeios de bate e volta!

Lembre-se: a região também é bem servida em bares e restaurantes, você vai comer bem e provar comida regional com muita facilidade e sem estresse.

Ou seja:

  1.  você pode se hospedar na Praia de Genipabu sem grandes problemas e curtir um dos ambientes mais sossegados do Estado principalmente à noite;
  2.  se o que você quer é somente aproveitar a praia e as duas mas quer curtir uma noite agitada então a melhor opção para você ficar na capital Natal RN;

Como chegar a Praia de Genipabu

Genipabu conta com diversos passeios além da famosa praia entre dunas. O parque das dunas é extremamente organizado, conservado numa área de preservação ambiental, fica a 20 km do centro de Natal. O passeio pelo parque é feito através dos famosos bugs, que conferem total segurança ao visitante.

Saia de Natal pela praia do forte e atravesse a ponte Nilton Prado sob o Rio Potengi. Vire à esquerda na Avenida Dr. João Medeiros Filho. No primeiro trevo vire à direita na Estrada para Genipabu. Existem vários trevos no caminho, porém, bem sinalizados.

Outra maneira de chegar a partir de Natal é de bugue. O passeio começa no hotel por volta das 9h, para um roteiro que pode incluir nove praias, três parques de dunas e três lagoas. A primeira parada é no Aquário de Natal e asegunda, na Lagoa do Pitangui, onde dá para nadar e brincar com caiaques e pedalinhos.

Normalmente os visitantes contam passeios de bate-volta,  que neste caso são normalmente feitos de buggy feitos pelas dunas de Genipabu e comparada pela praia e Lagoas dos arredores.

Ao contratar um passeio de buggy em Genipabu ou qualquer outra localidade do Rio Grande do Norte certifique-se de contratar um bugueiro credenciado pela secretaria de turismo do Estado. 

A Praia de Genipabu é a porta de entrada para as outras praias do litoral norte do estado Potiguar,  por sua proximidade com a capital ela é um dos pontos mais facilmente acessíveis por qualquer turista que chegue a Natal RN.

Você pode sair de bug já do seu hotel e aproveitar todo o percurso que é feito pela Via Costeira ou seja margeando as praias mais bonitas de natal até chegar à Praia de Genipabu e suas dunas

E uma vez que você chegue até lá poderá fazer todos os outros passeios e atrativos como esquibunda,  o passeio de dromedário, a tirolesa sobre as lagoas e claro, também tem parada para almoçar nos restaurantes da orla da Praia de Genipabu.

 Portanto:

  • A Praia de Genipabu  é muito fácil de ser acessada saindo de Natal RN;
  • O  trajeto todo pode ser feito em um delicioso passeio de buggy pela Via Costeira e pelas Dunas que cercam a capital Potiguar até chegar a maravilhosa Genipabu;
  • certifique-se de contratar um bugueiro credenciado pela secretaria de turismo do Rio Grande do Norte para segurar a tranquilidade EA segurança do seu passeio.

A Praia de Genipabu

E  então,  o que você achou deste Paraíso no litoral norte do estado Potiguar?  Conte para a gente nos comentários!

E não se esqueça, Quando Vier conhecer a Terra do Sol consulte primeiro o nosso Guia completo Praias Potiguares  para  planejar os seu  roteiro de viagem!

Quero conhecer mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre esse local maravilhoso do RN e quer conhecer ainda mais pontos turísticos da região, aproveite para aprender sobre mais belezas do estado através do nosso artigo sobre: Morro do careca.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.