+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Planalto da Borborema

1

O planalto da Borborema é muito evidente no nordeste inteiro pois com sua grande extensão acaba cortando vários estados nordestinos, com grande importância o planalto influência no clima, relevo, vegetação e fauna.

O relevo da região da serra da Borborema é marcado por montanhas e alguns vales. O solo é pouco profundo e, portanto, há locais em que a fertilidade é baixa. Entretanto, no geral, a fertilidade é média.

Sua altitude é muito benéfica para muitas cidades que dependem das chuvas e usam suas grandes altitudes para plantarem abacaxi.

O que é o planalto da Borborema?

Planalto da Borborema
Planalto da Borborema

O Planalto, também chamado de Serra da Borborema, é uma região serrana que está localizada no nordeste do Brasil.

Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste.

Sendo assim, ele colabora com a ocorrência do clima árido nordestino, interferindo diretamente no clima e no relevo que se forma na região.

Ele também é responsável por um fenômeno climático chamado de Precipitação, é quando as nuvens formadas no litoral esbarram na altitude do planalto e são obrigadas e liberar suas gotas de água, causando uma chuva que beneficiam os brejos.

No que o planalto da Borborema influência no nordeste?

Localizado na região nordestina, o planalto da Borborema abrange quatro Estados do país: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ele apresenta uma extensão aproximada de 400 Km de norte a sul.

Sua grande altitude acaba formando uma barreira natural que separa o litoral do sertão, o planalto é uma área de transição e seu clima é semi árido.

abaixo podemos ver alguns tópicos que mostram no que o planalto da Borborema tem mais influencia no nordeste.

  • Belezas naturais do Nordeste
  • Atividades culturais do Nordeste
  • Clima da Região Nordeste
  • Economia do Nordeste

O planalto é extremamente decisivo para esse tópicos acima, sem ele não existiria sertão e as chuvas seriam mais recorrentes no semi árido.

Além disso o Planalto da Borborema também pode ser visto como um ponto decisivo para o turismo, sua beleza é sem comparação e atrai pessoas do mundo todo a cada ano para desfrutar das belas vistas e clima refrescante mesmo no verão quando o Nordeste é normalmente muito quente.

Planalto da Borborema
Planalto da Borborema

Qual o clima do planalto?

O clima da região é o tropical semiárido, com temperaturas elevadas e índice pluviométrico baixo.

Possui uma amplitude térmica alta, pois de dia a temperatura média é de 30 graus e durante a noite, pode atingir 10 graus nos locais com maior altitude.

Note que nessa região há locais com microclima, ou seja, onde a temperatura é mais alta ou ainda, as precipitações são maiores.

Origem do planalto da Borborema?

Planalto da Borborema

A origem dessa região ainda é muito discutida, propondo diferentes teorias. Alguns estudos afirmam que os efeitos do clima e as intempéries de milhões de anos são os responsáveis por moldar o relevo e dar origem ao Planalto da Borborema.

Outros estudos dizem ser decorrente de processos geológicos que ocorreram no período Cretáceo, entre 123 e 65 milhões de anos atrás, quando ocorreu a separação da América do Sul e da África, surgindo o oceano atlântico e provocando um estiramento da crosta terrestre.

O ocorrido teria afinado região, o que possibilitou a aparição de elevações em certos pontos, como o Planalto da Borborema.

Quero conhecer mais sobre o Planalto da Borborema!

Agora que você já conhece um pouco sobre o Planalto da Borborema, não perca a chance de conhecer ainda mais sobre esse estado cheio de historia e cultura lendo também nosso artigo sobre: Os feriados do Rio Grande do norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.