+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

PINACOTECA POTIGUAR

0

O Espaço Cultural Palácio Potengi, ou simplesmente Palácio Potengi ou Palácio da Cultura, é um imponente edifício histórico que data do século XIX, localizado na Praça Sete de Setembro, na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. O edifício, em estilo neoclássico, foi a sede do governo até os anos 80 e, antes disso, abrigava a Assembléia Provincial. O edifício é listado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

PINACOTECA POTIGUAR

A atual Pinacoteca Potiguar já foi o Palácio do Governo, conhecido como Palácio de Potengi e é a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal. Inaugurado em 1873, o governador Alberto Maranhão, transformou-o em 1902 na sede do governo do estado. Permaneceu o centro da vida política do RN até 1995.

Hoje é um importante centro cultural, com exposições permanentes das obras mais relevantes da Pinacoteca Potiguar. No aspecto museológico, a Pinacoteca Potiguar tem dois grandes destaques: Uma escultura do Laos Budda, uma raridade do final do século XII, do Laos, na Ásia. A peça é de chumbo e banhada em ouro. Foi doado pelo colecionador suíço que morava em Natal, Fritz Alain Gegauf.

A Pinacoteca Potiguar é onde está localizada a maior parte da coleção de Artes Visuais pertencente ao Governo do Estado. O objetivo de manter uma pinacoteca no Palácio Potengi surgiu da necessidade de expor, incentivar e também preservar as artes visuais do estado do Rio Grande do Norte.

Com uma reunião de obras de arte de artistas locais, nacionais e internacionais. Entre eles: Volpi, Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Fayga Ostrower. De artistas locais, Maria do Santíssimo, Newton Navarro, Dorian Gray e Abraham Palatnik. . Ao todo, são seis centros dedicados a essa ação, com salas reservadas exclusivamente para a exposição de artistas locais. Além da coleção e do espaço, todo o mobiliário do Palácio Potengi foi mantido para tornar a galeria de arte ainda maior.

Gostou da nossa matéria sobre a PINACOTECA POTIGUAR ?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.