+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Pilões – RN

0

Pilões é um município brasileiro, localizado no estado do Rio Grande do Norte, na região nordeste do país. Está localizado na área do Alto Oeste Potiguar, 380 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal.

Pilões – RN

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui uma área de cerca de 83 quilômetros quadrados e uma população de 3.453 no censo de 2010, tornando-o o 144º município mais populoso do estado (entre 167 municípios).

História de Pilões – RN

Após a libertação de Alexandria em 1963, a principal atração turística foi o Píer Público dos Pirineus, considerado patrimônio municipal, além da cachoeira de Pilões, localizada na zona rural e com pedras em forma de pilão. Daí o seu nome nesta cidade. Pilões também organiza vários eventos a cada ano, com foco na libertação política dos partidos e municípios dos santos padroeiros.

A história do chamado município de probóscide de Pílulas no alto do Rio Grande do Sul começou em outubro de 1745, quando Inácioda Rocha e Francisco Barreto Maciel citaram em uma petição a Fazenda dos Piloenses do capitão Leitão, localizada em Ribeira do Apodi, o nome cobre toda a enorme área, o curral de gado está explorando e ocupando essa área. O nome completo do agricultor é Joan Leitan Arnoso, que alegou ser dono de uma fazenda na Ribeira do Apodi em 30 de novembro de 1755, conhecida como piloense. Ele pediu mais terras para as ovelhas ficarem e descansarem. Isso formou uma fazenda e gradualmente atraiu moradores.

No século 20, em 1926, outros moradores vieram para a fazenda e viveram. Quando foi nomeado Vasto Horizonte, era apenas uma vila. Alguns anos depois, chamava-se Pilões, e suas origens vieram de uma bela cachoeira na cidade vizinha de Sítio Tamarindo, com pedras em forma de torre.

Pilões nos anos de 1932 e 1933.

De acordo com a promessa da senhora Joanna Dantas de Mora, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construída quando o marido foi perguntado pelas secas de 1932 e 1933 Feito ao sair. Contando com a participação de muitas pessoas, existem vários coordenadores e arquitetos de engenharia. Depois de um tempo, a festa tradicional dos clientes começou em setembro.

A vila de Pilões foi adaptada para uma vila em 1962 e posteriormente para uma área pertencente à cidade de Alexandria. Um ano depois, de acordo com a Lei Estadual nº 2905, ele foi libertado e tornou-se uma nova cidade no Rio Grande do Norte. Em 31 de janeiro de 1965, seu primeiro prefeito interino foi o Sr. Francisco José Ribeiro, e o primeiro prefeito constitucional eleito foi Elias Altos de Sr. Elias Altos de Moura. Desde a libertação, o município de Pilles consistiu apenas na localização da sede.

Gostou da matéria?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.