+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Pico do cabugi

0

Você conhece o pico do cabugi? Localizado no estado do Rio Grande do Norte, a 141 Km de Natal, o Pico do Cabugi é considerado o único vulcão extinto do Brasil e que ainda mantém o seu formato original. Pertencente ao município de Angicos, o Pico do Cabugi está situado no Parque Ecológico Estadual de Cabugi e possui cerca de 590 metros de altitude, acima da planície. Sua idade isotópica é reconhecida como uma das mais recentes das rochas ígneas do Brasil, com aproximadamente 19 milhões de anos.

Repleto de histórias e reconhecido como um dos principais pontos turísticos de Natal, o Pico do Cabugi é um destino perfeito para quem adora curtir aventuras, fazer rapel ou acampar. Se você pretende visitá-lo, o ideal é ir até Natal, alugar um carro e seguir em direção ao município de Lajes que é bem perto do local.

Foto: Canindé Soares www.canindesoares.com

Agora uma dica importante para quem vai fazer a trilha: é essencial usar calça, boné, camisa de manga longa, uma bota confortável e não esquecer do protetor solar. Vale destacar que, como o terreno é irregular, composto de subidas e descidas, alguns trechos apresentam pedras soltas, por isso, é fundamental estar bem equipado e preparado.

Não esqueça de levar água, frutas, barrinha de cereal e o que mais você achar necessário para repor as energias. Apesar de todo o esforço, o visual de cima do Pico é realmente incrível, especialmente se você conseguir admirar o nascer do sol ou o pôr do sol.

O Brasil tem vulcão?

Muita gente acha que no Brasil não tem vulcão, mas tem sim. Todos extintos, claro. Mas o único vulcão extinto do Brasil que mantém a forma original fica no estado do Rio Grande do Norte. O Pico do Cabugi fica a 141 km de Natal e pertence ao município de Angicos. Aproveitamos que a última sexta-feira foi feriado aqui no RN, e decidimos organizar uma pequena expedição com alguns familiares para subir o Pico.

Pico do cabugi
Foto: Canindé Soares www.canindesoares.com

Para escalar o Pico do Cabugi, o ideal é que a subida seja feita antes do sol nascer ou próximo ao pôr do sol para evitar o sol escaldante do sertão. Para quem opta por fazer a escalada ao amanhecer, o ideal é dormir a noite anterior no município de Lajes, que fica vizinho a Angicos, mas que é mais próximo ao Pico. Quem quiser fazer no final da tarde, também pode acampar no alto do Pico e ver o amanhecer, mas isso exige mais preparo e mais estrutura.

O que é preciso para escalar o pico do cabugi?

Para escalar o Pico do Cabugi, o ideal é que a subida seja feita antes do sol nascer ou próximo ao por do sol para evitar o sol escaldante do sertão. Para quem opta por fazer a escalada ao amanhecer, o ideal é dormir a noite anterior no município de Lajes, que fica vizinho a Angicos, mas que é mais próximo ao Pico. Quem quiser fazer no final da tarde, também pode acampar no alto do Pico e ver o amanhecer, mas isso exige mais preparo e mais estrutura.

Pico do cabugi
Foto: Canindé Soares www.canindesoares.com

Lá de baixo, o Pico do Cabugi parece um desafio muito fácil. Mas basta começar a trilha para perceber que não é bem assim. O pico tem 590 metros de altitude e a trilha cerca de 2,5 km. A subida é feita em média de 2h de duração e o mesmo tempo para a descida, que ao contrário do normal, não é mais fácil. Toda a subida é bem íngreme. E a segunda parte é bem mais difícil, pois é preciso equilibrar-se em meio a rochas soltas e é aí que está o perigo da trilha ser feita sem a orientação de guias.

Pico do cabugi e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre esse ponto turístico lindo do RN e quer continuar aprendendo sobre turismo e cultura na região, aproveite para ler nosso artigo sobre: Museu Câmara Cascudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.