+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Pedro Velho – RN

0

Pedro Velho é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Vizinho dos municípios de Montanhas, Canguaretama e Mataraca,Pedro Velho se situa a 12 km a Sul-Oeste de Canguaretama a maior cidade nos arredores. Situado a 20 metros de altitude.

Pedro Velho – RN

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2019, sua população é de 14.806 habitantes.

História de Pedro Velho – RN

Em território outrora habitado por índios paiaguás os Afonsos fundaram, na margem esquerda do rio Curimataú, o povoado de Cuitezeiras.
Erigiram uma capela em honra de Santa Rita de Cássia, em torno da qual se edificaram as primeiras moradias. O povoado tinha, então, 30 fazendas de criação de gado, 2 engenhos de açúcar e 2 descaroçadores de algodão.
A enchente do rio Curimataú, em 1901, inundou totalmente a vila de Cuitezeiras. Temeroso de novas enchentes, Claudino Martins Delgado construiu, em 1901, uma casa para sua residência, a cerca de dois quilômetros de Cuitezeiras.

Lançou, dessa forma, os alicerces da cidade que se denominou Villa Nova.
A sede municipal foi transferida para Villa Nova, que estendeu seu nome ao Município. Em 26 de novembro de 1908, o topônimo Villa Nova foi substituído por Pedro Velho, homenagem à memória do republicano potiguar Pedro de Albuquerque Maranhão, falecido no ano anterior.
Da antiga vila restam apenas a capela de Santa Rita, com um velho cemitério atrás.

Gostou da matéria?

Nos acompanhe

Compartilhe

Siga nosso Instagram

Mais matérias como essa você encontra aqui, sobre outros municípios e curiosidades de Natal e do Estado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.