+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Pau dos Ferros RN

0

Hoje temos outra bela cidade, Pau dos Ferros RN,  para apresentar para você!

A magia de Pau dos Ferros RN  está na simplicidade. Com bastante lugares para serem visitados e  gigantescas falésias multicoloridas, pousadas sofisticadas, restaurantes estrelados ou noite agitada.

Mas tem sossego, cenários semidesérticos e piscinas naturais de águas quentes nos rios e açudes que essa cidade tem para oferecer, perfeito para curtir o pôr do sol.

Pau dos Ferros RN
Pau dos Ferros RN

Essa pequena vila cheia de pessoas carinhosas e simples continua como sempre foi, graças à localização estratégica, Pau dos Ferros RN é agraciada com chuvas regulares e aposta toda sua economia na agricultura e pesca. 

A cidade  de Pau dos Ferros RN está localizada entre as Serras do RN e é  repleta de atrativos históricos e belas paisagens típicas da região centro-oeste do estado.

Para chegar, é preciso deixar o carro no estacionamento próximo ao povoado e pegar uma balsa para atravessar o rio que leva ao povoado depois do rio.

Por ali, uma frota de carrocinhas puxadas por jegues conduz à praia, um pontal de areia que avança em direção ao mar de azul intenso e contornado por um farol e duas lagoinhas que só aparecem de setembro a março.

O Rio Grande do Norte é um estado repleto de lugares incríveis,  são muitas paisagens para você desvendar por aqui, existem ainda as cidades muito pouco conhecidas mas que tem grandes belezas e atrativos a oferecer.

Se você ainda não conhece essa região do Rio Grande do Norte saiba que por aqui também tem um friozinho e cidades charmosas,  com clima de montanha, assim como na região sul do país.

E se na faixa Costeira as praias são  o principal atrativo turístico, no interior do Rio Grande do Norte em sua região serrana é o turismo de Aventura quem manda, complementado por tradicionais festas religiosas e monumentos históricos!

Curioso para saber tudo que tem de bom em Pau dos Ferros RN?  Vem com a gente agora!

Conheça a Pau dos Ferros RN

Pau dos Ferros RN possui diversos atrativos históricos e culturais, entre os quais a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1738, o Obelisco da Praça Monsenhor Caminha, construído em homenagem ao centenário de emancipação política e ao bicentenário da paróquia, e a  Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP).

É um município do interior Potiguar agradável com pessoas acolhedoras,  que vale a pena incluir no seu roteiro de viagens quando você for conhecer a região serrana do Rio Grande do Norte.

E vamos começar falando um pouco a respeito da história de pau de Ferros RN,  que assim como outras cidades do Rio Grande do Norte tem muito a oferecer quando o assunto é história, conhecimento,  Cultura, e atrações.

Confira.

Pau dos Ferros RN –  um pouco de história

Por muito tempo  a região do atual município de Pau dos Ferros era ocupada apenas pelos índios panatis até que, entre finais do século XVII e início do século XVIII, vaqueiros e viajantes que cruzavam o sertão descobriram um curso de água, mais tarde batizado de Rio Apodi.

Os Vaqueiros e Viajantes começaram a usar o local como parada para descanso e pouco a pouco começaram a surgir estabelecimentos comerciais como hospedaria e armazéns,  além de algumas residências de pessoas que passaram a se estabelecer nesse lugar realizar o comércio.

Foi em 1717, que o senhor Manoel Negrão se tornou o primeiro donatário de uma sesmaria, a qual foi posteriormente doada ao coronel baiano Antônio da Rocha Pita, proprietário de grandes terras localizadas nas províncias do Ceará e Rio Grande do Norte.

Já no ano de 1761, o povoado assim surgido se integrou à vila de Portalegre RN.

Contudo, por Portalegre estar distante 33 quilômetros do povoado de Pau dos Ferros, acaba trazendo prejuízos ao comércio e dificultava o acesso das pessoas. 

Nessa época, cabe mencionar que em toda a zona oeste do Rio Grande do Norte só existiam três povoados, Apodi, Portalegre e Pau dos Ferros.

Pau dos ferros, devido à sua localização estratégica e privilegiada entre duas grandes serras, tinha um crescimento regular. Ao mesmo tempo, outros dois povoados, situados em serra, começavam a ter destaque: Luís Gomes e São Miguel.

Foi somente em em 23 de agosto de 1856, pela lei provincial n° 344, sancionada em 4 de setembro daquele ano pelo governador Antônio Bernardo Passos, que Pau dos Ferros RN deixou de ser povoado para subir a categoria de vila, desmembrando-a de Portalegre, quase cem anos após a criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição.

Qual a origem do nome da cidade de Paus dos Ferros RN?

Esse nome Pau dos Ferros tem origem em uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e servia de local para o repouso dos vaqueiros, que chegavam cansados de longas caminhadas.

Qual a distância da cidade de Pau dos Ferros RN para capital Potiguar Natal RN?

Principal cidade da região do Alto Oeste,  Pau dos Ferros RN está distante 389 quilômetros a oeste da Capital do Rio Grande do Norte ocupando uma área de aproximadamente 260 km².

Pau dos Ferros RN – turismo

Desde a época de sua emancipação, e da  elevação a categoria de cidade ocorrido em 1924, mas principalmente a partir de meados do século XX, a cidade tem se destacado como importante Polo de turismo na região serrana do Rio Grande do Norte.

Pau dos Ferros conta com  pontos turísticos muito legais para o visitante apreciar,  como o Açude Pau dos Ferros, que abastece a população o município.

Outro  lugar bacana para conhecer por aqui é a Casa de Cultura Popular Joaquim Correia, inaugurada em 1911, onde funcionou a primeira escola pública do município e posteriormente o câmpus da UERN na década de 1980.

Para as pessoas mais religiosas e que gostam de visitar monumentos históricos é uma boa ideia conhecer de perto a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sede da paróquia de Pau dos Ferros e que integra a Diocese de Mossoró.

Há ainda o Obelisco, situado no meio da Praça Monsenhor Caminha, foi projetado pelo arquiteto baiano Oscar de Sousa Lelis por pedido do então prefeito na época, José Fernandes de Melo.

Esse monumento, construído em maio de 1955 para ser entregue à população em 1956, ano do centenário do município e do bicentenário da paróquia. 

E tem também a Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, uma conhecida área de lazer pública onde são realizados diversos eventos promovidos pela prefeitura ou instituições locais. 

Outro local legal para conhecer é o Terminal Turístico Lindalva Torquato Fernandes, conhecido como Barravento, que foi inaugurado durante a edição da FINECAP 2003, em homenagem aos 147 anos de emancipação política de Pau dos Ferros.

Pau dos Ferros RN é uma cidade que recebe uma boa movimentação turística e você não terá dificuldades em conseguir hospedagem por aqui.

Onde fica localizado o monumento Terminal Turístico Lindalva Torquato Fernandes em Pau dos Ferros RN?

O Terminal Turístico Lindalva Torquato Fernandes está situado às margens do açude público municipal, e seu restaurante oferece diversos pratos típicos.

Quais outras atividades  promovem o turismo em Pau dos Ferros RN?

A cidade Pau  dos ferros-rn também é conhecida pelo seu artesanato. Esta que  é uma das principais formas de expressão da Cultura local pode ser encontrado o número de toda a cidade e se manifesta principalmente através de trabalho de bordado e também esculturas e outras peças em madeira.

Vai viajar e ainda não sabe o que fazer em Pau dos Ferros RN? Não se preocupe, porque preparamos um roteiro super bacana para quem vai passar 1 ou 2 dias lá com mapa!

Aliás, recomendamos ficar muito mais tempo para relaxar e curtir de verdade essa que é uma das praias mais lindas do Brasil e ainda ficar longe de muvuca, som alto e multidões. 

Pau dos Ferros RN não é muito grande nem muito povoada, mas tem uma praça que chama bastante atenção, ela é bem urbanizada, fica em frente da principal igreja e tem Wi-Fi liberado, você pode usar de graça e aproveitar para postar as fotos que você vai tirar quando tiver de passagem pela cidade.

Barragem Pau dos Ferros RN

Local lindo de natureza espetacular. Vale a visita pela beleza e magnitude do lugar, possui uma estrutura muito boa para receber turistas de todo o Brasil, o banho na lâmina de água que fica é diversão garantida, você pode usar o local para fazer diversas atividades como uma ótima tarde de natação ou um piquenique com a família.

Pau dos Ferros RN
Pau dos Ferros RN

A barragem com uma saída de água bem forte em alguns pontos se formam pequenos lagos que é perfeito para fazer aquele piquenique com sua família  você, é muito boa para banhos, bem rasa suas água, servindo principalmente para crianças.

Suas água por serem do fundo da barragem e bastante fria, por isso refresca bastante o enorme calor que faz na região.

Ideal para passar um dia agradável com os amigos ou a família. Para aqueles que gostam de atividade física, podem desfrutar de esportes aquáticos como o stand up paddle, caiaque, dentre outros. 

Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição

A Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Praça de Eventos de Pau dos Ferros, é uma área de lazer pública onde você pode encontrar tudo que se pode imaginar de artesanato, comidas locais, tecidos e móveis feitos pelos próprios moradores da cidade e a noite ainda pode dar uma volta para curtir música ao vivo.

Pau dos Ferros RN
Pau dos Ferros RN

A diversão não acaba por aí pois algumas das apresentações que vão para essa praça são artistas de nome no mercado ou artistas locais que não deixam nada a desejar e garantem sua estadia na cidade com muita felicidade deixando um gostinho de quero mais.

Por do Sol em Pau dos Ferros RN

Em todo lugar é possível ver o sol se pondo mas nem todos têm a mesma magia que essa cidade pode te oferecer, junto com uma paisagem exuberante e clima agradável, ver o nascer ou o pôr do sol é algo simplesmente lindo.

Pau dos Ferros RN
Pau dos Ferros RN

No cair da tarde os turistas se reúnem próximo a barragem para desfrutar do belíssimo pôr do sol que é de tirar o fôlego de qualquer pessoa, isso já virou tradição entre as pessoas que vão visitar essa cidade tão simples mas tão cheia de conteúdo para oferecer.

Quais os principais eventos culturais realizados na cidade de Pau dos Ferros RN?

E se você estiver afim de saber as principais festas e eventos culturais por aqui  Pode conferir a Vitrine Cultural “Xanana Diógenes”, que é realizada desde 2005 antecedendo a FINECAP, contando com apresentações artísticas e culturais, a Cavalgada do Vaqueiro, que acontece no dia 4 de setembro, data de aniversário da cidade, em homenagem ao vaqueiro, um dos personagens mais importantes da história de Pau dos Ferros e a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Culinária em Pau dos Ferros RN

Vamos então conhecer um pouco sobre as maravilhas da culinária que estão disponíveis nessa cidade e começar agora mesmo a planejar sua próxima viagem para a região.

Delícias da Ari

Ótima opção de restaurante na cidade, todos os funcionários são bem treinados e capacitados para oferecer o melhor serviço para você, ambiente aconchegante, pratos saborosos e preço acessível. Ótima opção para um programa em casal, ou com uma turma de amigos.

Boa opção para fins de semana e dias de semana. Com mais de 15 anos no local, Confortável e aconchegante para refeições e lazer nos fins de semana, lá você encontrar vários tipos de comida, churrasco, almoços, pizza, sobremesas além de várias outras comidas.

Os preços mudam de acordo com a temporada do ano mas a qualidade dos serviços são sempre notáveis, o local conta com climatização do ambiente e espaço arejado.

Pizzaria e Restaurante Água na Boca

A culinária assim como a vista é impressionante, tudo feito nesse lugar parece encantar os turistas, comida caseira ou em restaurantes, suas férias serão mais agradáveis e confortáveis se você se permitir escolher esse restaurante encantador.

O grande trunfo do restaurante é apenas o carisma e atenção dos funcionários, além de ser um lugar com be­le­za in­con­tes­tá­vel,  no restaurante você pode escolher a especialidade da casa ou se apegar ao cardápio da semana, recomendamos que você escolha a especialidade da casa pois nunca desaponta.

O Lugar vai te proporcionar ótimas emoções pois a vista é extremamente calma e agradável, junto com a decoração que é belíssima um pouco rústica propositalmente.

Restaurante Popular

O estabelecimento surgiu a partir do desenvolvimento turístico da cidade por isso é completamente equipado para receber turistas, sempre com um ótimo preço e qualidade no serviço o lugar é conhecido como restaurante de referência da cidade.

O Restaurante tem uma proposta de comida regional, mas também oferece pratos consagrados de outras cozinhas, especialmente massas. À noite, a procura maior é por crepes, pizzas, pastéis e hambúrgueres, que são produzidos na própria casa.

Filé de tilápia empanado com arroz e macaxeira um saber da cozinha local, o ponto forte do restaurante são pratos com carne de carneiro e com filé de tilápia. O file à parmegiana também é bastante procurado, tanto no almoço como no jantar.

Ponto da Picanha

Outro local obrigatório segundo os moradores da cidade. Por lá, é possível conhecer os pratos típicos da região a preços realmente interessantes. Além disso, vai poder adquirir especiarias locais, como a deliciosa cachaça de banana e outras especialidades produzidas pelos moradores da cidade. 

Entre as comidas do local, difícil vai ser deixar de experimentar a comida caseira oferecida no estabelecimento, um macarrão que muito faz lembrar o yakissoba e leva carne bovina ou suína e ovos. Apesar de não ter um sabor irresistível, o prato é tão marcante por lá que ganhou até o seu próprio espaço no cardápio do local.

Você pode se deliciar com a estrutura do local também, um lugar aconchegante que vai te deixar bastante confortável e vai te fazer querer voltar lá mais vezes.

Recanto Potiguar

No restaurante você vai se impressionar com tudo, o  lugar simples e aconchegante, o turista pode repor as energias e começar a viagem com café expresso, cappuccino, chocolate quente e até os doces artesanais servidos no local. O capricho na apresentação é de tirar o fôlego, com características que fazem do lugar o queridinho dos visitantes da cidade.

O espaço possui ambiente agradável e aconchegante onde cultura, diversão, lazer e alimentação estão juntas. No cardápio há diversas opções de refeições, como café, chocolate quente, lanches, tapiocas e salgados. A combinação da comida boa e a estrutura moderna, é ideal para receber famílias e amigos. 

Vida Noturna em Pau dos Ferros RN

Vamos conhecer então as melhores opções para quem deseja aproveitar a noite para beber com os amigos, se divertir e conhecer gente nova, preparamos uma lista especial para você.

Boteco na Trave

O Bar é carinhosamente conhecido como o bar mais descolado da cidade. E, claro, isso não é por acaso. O estabelecimento, fundado com o objetivo de agradar os cliente e sempre dar o melhor atendimento a todos, é pra lá de conhecido pelo seu arrumadinho, prato tradicional composto por diferentes porções, como vinagrete, charque desfiado e feijão-verde. 

O  Bar oferece ainda versões com camarão e carne de sol com queijo coalho. São 14 opções!

Tudo isso combinado com a gentileza dos atendentes e com a qualidade rigorosamente controlada das bebidas e drinques servidos torna esse bar o mais especial da Cidade.

Boteco Bombeer

Se você procura um bar com tradição e muito conforto esse é o bar certo,  é um bar e restaurante movimentado daqueles em que você corre o risco de ter que esperar por uma mesa livre. 

Embora o espaço seja pequeno, vale a pena pelo alto astral e pela comida boa. Quanto aos drinques, a pedida é a caipirosca de frutas servida no pote ou as cachacinhas saborizadas. As noites de quinta-feira são as preferidas dos solteiros de plantão.

Além disso o bar oferece aos clientes uma ótima vista da cidade, com música ao vivo isso ficar mais melhor e costuma sempre ter gente buscando esse tipo de ambiente.

Bar Da Isca

Daqueles locais que reúnem diversos tipos de pessoas, boêmios em busca de um bom papo, jovens começando a noite, grupos animados de amigos. Esse bar  pode ser tanto o esquenta quanto a saideira da balada, isso porque abre suas portas às 11h e fecha apenas às 6h. 

É um dos bares mais tradicionais de Recife e ganhou fama por causa dos seus pratos regionais e por manter vivas as madrugadas.

Tudo isso somado a um ambiente planejado para o conforto dos cliente acaba deixando esse bar com o título de bar mais procurado da cidade, temos  certeza que você não vai se arrepender de seguir esta indicação.

Bar do Pirata

Simplicidade, simpatia, preços amigos e aperitivos gostosos. Esse bar oferece aquilo que um happy hour de respeito precisa. Afinal de contas, o que é preciso além de uma cerveja gelada e um caldinho bem saboroso? Além disso tudo, o bar ainda é bem localizado e conta com noites de música ao vivo. 

Legal para ir com grupos de amigos, sentar nas mesinhas pela calçada e aproveitar a chegada da noite, mais perfeito ainda pra sair com sua amada e curtir um pouco a noite na cidade sem correr riscos e ter um ótimo atendimento.

Esse bar é conhecido pelos seus funcionários carismáticos e prestativos que sempre estão tornando as noites dos clientes mais especial.

Bistrô Brasil

Mesinhas na rua, clima descontraído, bons aperitivos, local que é puro aconchego. Ainda que tenha sido inaugurado a pouco tempo na cidade, o Bar já faz parte do coração dos moradores da cidade. 

Com música ao vivo, o bar é frequentado por um público alternativo e jovem. As terças-feiras são embaladas por discos de vinil, vale a pena conferir.

Tudo isso fica ainda melhor com você curtindo tudo no seu lugarzinho sem precisar levantar para ir buscar nada, é só levantar a mão que um funcionário vem correndo lhe ajudar e atender seu pedido, essa com certeza vai ser uma experiência boa para você então não deixe esse bar de fora da sua lista.

 Pau dos Ferros RN:  dicas finais

A cidade de Pau dos Ferros RN é mais um minuto municípios do interior Potiguar que vale a pena ser conhecido durante a sua viagem até à região serrana do Rio Grande do Norte.

Essas foram as nossas dicas de hoje.  não se esqueça de planejar a sua viagem com antecedência para pesquisar as suas acomodações.

E para não perder os melhores passeios do Rio Grande do Norte confio no nosso Guia Completo de Passeios.

Pau dos Ferros RN e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Pau dos Ferros RN e quer continuar conhecendo sobre as belezas do RN, aproveite essa oportunidade para ler também nosso artigo sobre: Martins RN.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.