+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Patu RN

0

Se você gosta de viajar, mas prefere destinos mais exóticos e que estão fora do roteiro de capitais e litoral precisa conhecer a cidade de Patu RN. Uma cidade com muita tradição e uma matriz histórica de tirar o fôlego, um lugar ideal para quem gosta de natureza e trilhas emocionantes.

Patu RN
Patu RN

Patu RN é um charmoso município do interior do Rio Grande do Norte,  uma cidade encantadora repleta de belezas naturais que você precisa conhecer.

Essa cidade fica a Oeste da Capital Potiguar uma cidade com clima serrano agradável, mas que conserva o calor das cidades nordestinas. Para o turista que escolhe esta cidade como destino prepare-se para um mergulho na natureza, cultura indígena, serrado e a hospitalidade do povo.

A cidade Faz parte das Serras do RN e tem  uma das paisagens naturais mais bonitas da Região Serrana do Rio Grande do Norte além de outros atrativos que incluem locais de peregrinação religiosa.

Muitas pessoas se surpreendem ao saber que  a Terra do Sol também tem um clima frio de montanha em algumas regiões do seu interior,  se você é uma dessas pessoas não deixe de verificar contigo até o final e conheça mais sobre a serra Potiguar.

Separamos abaixo os pontos turísticos mais importantes da cidade para você conhecer, mas antes veja alguns dados curiosos e importantes sobre esta cidade que você precisa saber.

Confira a seguir.

Conheça Patu RN

Quem nunca veio até a cidade de Patu RN vai se encantar com o que verá por aqui. A cidade é linda e repleta divulgar incríveis para os visitantes conheceram.

O município  de Patu RN faz parte do Turismo Ecológico do Rio Grande do Norte,  e também integra  o chamado turismo de aventura  que é um dos principais atrativos da Região Serrana do Estado.

É o local ideal para quem quer ter contato próximo com a natureza,  para praticar esportes radicais como voo livre,  fazer trilhas,  e mesmo para quem  procura por um lugar para exercer a sua fé,  pois aqui fica o santuário de Lima ou Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

Vamos conhecer mais de perto estes e outros atrativos turísticos de Patu RN a seguir.

Patu RN –  um  pouco de história

Patu é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país, distante 321 km a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 319,129 km², e sua população no censo de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 11 664 habitantes, sendo o 48º maior em população do Rio Grande do Norte.

O município tem como maior atração turística a Serra do Lima, que é sede do monumental Santuário do Lima ou de Nossa Senhora dos Impossíveis, eleito uma sete maravilhas do Rio Grande do Norte e um dos locais de maior religiosidade do Nordeste, além de ser um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre de asa delta em particular a categoria parapente.

Assim como outras localidades do Rio Grande do Norte, antes de ser povoada pelo homem branco a cidade de Patu RN era um território de povoamento indígena.

Os primeiros habitantes de Patu foram os índios cariris. Em seguida, criadores de gado vindos de Apodi se estabeleceram no local, estimulando seu povoamento e, consequentemente, seu crescimento populacional.

Durante a colonização portuguesa os criadores de gado vindos de Apodi se estabeleceram no local, estimulando seu povoamento e, consequentemente, seu crescimento populacional

O povoado de Patu foi elevado à condição de distrito em 1852, pertencente ao município de Imperatriz (hoje Martins Rio Grande do Norte), e desmembrado deste em 25 de setembro de 1890, sendo hoje considerado um centro de zona do Brasil e uma cidade polo para os municípios vizinhos.

Entre seus habitantes mais famosos naquela época estavam o capitão José Severino de Moura, considerado “implantador do distrito”, José Severino de Moura Júnior, filho do capitão, e seu sobrinho Raimundo Basílio de Moura, que construiu a primeira residência do povoado e o chefiou durou até o início do período republicano.

Foi em 25 de setembro de 1890, o distrito foi emancipado e elevado à categoria de município, pela lei estadual 53, sancionada por Pedro de Albuquerque Maranhão, que foi o primeiro governador do Estado Potiguar.

Confira outras curiosidades sobre o município de Patu RN a seguir.

Qual o significado do nome do município de Patu RN?

Conforme ensina o historiador Potiguar  Luís da Câmara Cascudo, o nome Patu é originário da língua tupi e significa “chapada”, “chapada sonora”, “planalto”, “terra alta” e “serra do estrondo”,  em uma alusão as montanhas que cercam a cidade que fica na região serrana do Estado.

Como é a geografia em Patu RN? 

Patu pertence à região geográfica imediata de Pau dos Ferros, dentro da região geográfica intermediária de Mossoró. O relevo do município que eu tenho altitudes que variam entre 200 a 400 metros de altura. 

 Como é o clima em Patu RN?

O município de Patu RN, conforme definição dada pelo Ministério da Integração Nacional em 2005, está oficialmente incluído entre os municípios de clima semiárido pela baixa incidência pluviométrica,  o nível de aridez e risco de seca. 

No entanto pela sua localização no pé de uma serra  a cidade apresenta características de um clima tropical chuvoso com estação seca.

2.  Patu RN –  principais atrativos turísticos

O principal atrativo turístico do município é a Serra do Lima  ou Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

O local que fica no alto de uma serra é um dos principais complexos religiosos de todo o nordeste brasileiro e foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte. 

Durante todo ano acontecem diferentes peregrinações religiosas do Santuário,  como as Romarias dos Vaqueiros  realizada no mês de março, Romaria da Juventude, empreendida no mês de outubro, a Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, feita no mês de novembro e a principal que é a Romaria de Ano Novo em dezembro.

Se você é uma pessoa devota com certeza vai adorar esse local e mesmo que você não seja muito religioso vale a pena conhecer, pois a paisagem é linda e este é um dos lugares mais importantes para a cultura  popular Potiguar.

O turismo de Aventura se destaca por aqui pela trilha do voo livre que  que percorre a mata  e termina em uma pedra onde é possível praticar esse Esporte.

O voo livre acabou por tornar a cidade conhecida mundialmente pela quebra de recordes mundiais nos vôos de ‘paragliders’. Patu RN considerada uma das melhores condições de vôo do mundo para o paraglider  e atrás pilotos de todo o mundo em busca de quebrar recordes anualmente.

Há ainda a  Serra de Patu. A Serra se estende por quase 8 km e tem uma altura de aproximadamente 700 metros.  Esse lugar é muito popular para a prática de turismo Ecológico através de trilhas na mata. 

Na Serra de Patu o visitante poderá encontrar uma grande fauna e flora, desde o pico do Pelado, passando pelo Cruzeiro de São Sebastião, o morro de Santo Agostinho e chegando até as piscinas naturais na ponta da serra.

Confira outras curiosidades sobre o município de Patu RN.

Quais os outros pontos turísticos da cidade de Patu RN?

Este município também é destaque na arqueologia. O Sitio Arqueológico do Jatobá localizado na Comunidade Quilombolas dos Negros do Jatobá tem inscrições rupestres datadas de mais de 12 mil anos. Há também os sítios Traíras e Rajada, que são um pouco menores e tem menos inscrições rupestres.

Serra do Lima

A serra do Lima é sem dúvidas o principal atrativo turístico da cidade de Patu são 699 metros de altitude e aproximadamente oito quilômetros de extensão, O lugar possui uma rica flora e Fauna.

Patu RN
Patu RN

São paisagens de tirar o fôlego ideais para quem gosta de aventura e aquele acampamento em total contato com a Natureza.

Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis

Também conhecido como Santuário do Lima, está localizado a seis quilômetros da zona urbana, é administrado pelos Missionários da Sagrada Família desde 1920 e foi construído em um terreno doado pelo casal Antônio Ferreira de Lima e Paula Moreira Brito Pessoa, no século XVIII (1758), tomando seu formato atual em 1969, após uma grande reforma que durou aproximadamente dois anos.

Patu RN
Patu RN

O santuário é bastante conhecido no Rio Grande do Norte, atraindo turistas vindos de diversos lugares e tendo sido eleito pelo voto popular uma das sete maravilhas do estado, detendo também o título honorífico de 13º Basílica do Brasil.

Cruzeiro de São Sebastião

Inaugurado no dia 20 de janeiro de 1938, data comemorada pela Igreja Católica como o dia de São Sebastião, e a Barragem do Lima, que está localizada próximo ao Santuário, no topo da serra, possui quarenta metros de extensão e, quando cheia, sua profundidade chega a 1,3 metros.

Patu RN
Patu RN

Outros importantes atrativos turísticos de Patu são a Gruta de Jesuíno Brilhante, com esse nome em homenagem ao cangaceiro de mesmo nome, que habitou o local durante oito anos, procurando fugir das perseguições, e o Sítio Arqueológico do Jatobá, situado na Comunidade Quilombolas dos Negros do Jatobá, dispondo de um acervo de pinturas rupestres com idade aproximada de doze mil anos.

Como são as piscinas naturais na serra de Patu?

As piscinas naturais ficam no alto da Serra de Patu, a 700 metros de altitude,  possuem em torno de 40 metros de extensão e uma profundidade de 1,30 metros  quando cheias e  um dos locais mais procurados pelos turistas que vem a região. São perfeitas para um bom banho  após as suas horas de caminhada para chegar até aqui, aproveitando a paisagem incrível  para repor as energias.

Qual a distância de Patu RN para capital Potiguar Natal RN?

A cidade de Patu RN está aproximadamente 321 km de distância  dA Capital do Rio Grande do Norte

Culinária em Patu RN

Vamos então conhecer um pouco sobre as maravilhas da culinária que estão disponíveis nessa cidade e começar agora mesmo a planejar sua próxima viagem para a região.

Bistrô

Com uma grande variedade de carnes assadas na brasa, com farofa de pistache e purê de cenoura aromatizado com jasmim e ervas, o restaurante familiar é uma ótima indicação para você que está na cidade a passeio.

O Restaurante não  se limita apenas as carnes assadas, você também encontra muitas outras comidas típicas do local no cardápio, os profissionais do restaurante estão sempre com um belo sorriso e prontos para atender você da melhor forma possível.

O local é climatizado com decoração rústica e espaços aconchegantes entre as mesas, seu conforto é a alegria do dono que quase sempre é encontrado no local colocando a mão na massa.

Pousada e restaurante brilho da Serra

O restaurante oferece uma estrutura bem organizada e bastante aconchegante, todos os pratos da casa tem um toque pessoal do chefe que preza bastante pela apresentação e sabor para agradar todos os tipos de clientes.

O prato mais pedido da casa é o famoso bobó de camarão como é  especialidade você pode ter a certeza que vai ser impecável em todos os aspectos, mas se você não gosta de pratos feitos com frutos do mar não se preocupe você pode pedir carnes ou saladas tudo feito com bastante higiene e temperos locais. 

O local é bastante agradável e simples na decoração, nada muito especial além do normal, mas ao mesmo tempo muito confortável e limpo.

Churrascaria Manuê 

O restaurante é famoso por causa das suas promoções nos pratos principais da casa, mas não se preocupe isso não desmerece a qualidade da comida que é extremamente controlada pelo gerente do local, um sub chefe que faz questão que tudo seja feito com a maior perfeição possível.

O local é bem localizado com ambiente climatizado e bastante iluminado,  tudo organizado para deixar o cliente com o maior nível de conforto possível com cardápio bastante variados e sempre atualizados.

Um local marcante pela variedade nos preços e comidas típicas, funcionários bem capacitados e preparados para ajudar sempre que você tiver alguma  dúvida ou problema, como grande parte dos funcionários são moradores da própria cidade eles podem te deixar por dentro de tudo que acontece no momento.

Point VIP Gastrobar

Melhor opção de cafeteria da região, comida de excelentíssima qualidade, atendimento muito perfeito, preço bastante camarada para os serviços oferecidos, os funcionários são bastante prestativos e gentis com todos os clientes, os pratos que são servidos mudam de acordo com a temporada por isso o local é conhecido pela variedade e qualidade das comidas servidas.

O restaurante é bom, amplo, a comida boa o atendimento não  deixa nem um pouco a desejar, nada que comprometa a experiência. O único ponto negativo é não ter estacionamento coberto o veículo fica ao sol que não é nada suave.

Lá você encontra um lugar climatizado, ótimos preços e um serviço maravilhosamente rápido para garantir seu conforto, é um lugar amplo e arejado de fácil acesso. ótimo atendimento e uma boa variedade de comidas caseiras. 

O Vaga-lume

Comida muito boa cerveja bem gelada fica perto do mar lugar lindo recomendo a todos e outra tem um peixe ao molho de camarão o melhor da cidade muito bom mesmo pra levar a família.

Lá é possível comer bem e pagar pouco, sempre com promoções e preços que cabem no seu bolso, música ao vivo e uma ótima vista para a praia, almoço, café e jantar variadas para oferecer sempre o melhor para você.  

Com uma varanda perfeita para você olhar toda a cidade o local é conhecido por oferecer uma pequena área de lazer para os clientes, caso você deseje usar o local para reuniões e festas é só entrar em contato e acertar um pacote com a pessoas responsável.

Vida Noturna em Patu RN

Vamos conhecer então as melhores opções para quem deseja aproveitar a noite para beber com os amigos, se divertir e conhecer gente nova, preparamos uma lista especial para você.

Bar E Espetinho Da Ducéu

A noite fica mais divertida quando conta com uma boa trilha sonora. Para quem quer curtir uma boa música ao vivo, se você procura isso esse tipo de clima animado a noite esse bar é perfeito para isso, fugindo de toda a rotina do dia a dia.

Considerado um dos melhores bares com música ao vivo que você vai encontrar na cidade, oferece uma programação variada,  mais do que um bar musical e aconchegante, o Canela encanta pelos seus petiscos, que são assinados pelos chefs locais. Não espere uma simples batatinha frita, e sim opções como rolinhos de salmão ou incríveis dadinhos de tapioca.

Bar Do Dede

Em um casarão antigo no coração da cidade, há um simpático bar que combina música, cultura e alto astral. é um espaço certo para beber uma boa cerveja, ouvir música ao vivo e conhecer gente bacana. A programação artística é bem variada e divulgada através das redes sociais.

Além de tudo nesse bar noturno você também pode se deliciar com alguns petiscos feitos de comidas locais que os moradores aperfeiçoaram durante vários anos, lembra também de sempre voltar de uber ou carona caso realmente deseje curtir a noite sem pôr sua vida em risco.

O bar tem sempre atrações surpresas para alegrar a noite dos visitantes, tudo isso fica ainda mais legal com a presença de amigos então não deixe de chamar alguém pra ir com você.

Bar Da Praça

Os apaixonados por esportes piram, no meio da cidade existem um bar temático,  um autêntico Sport Bar americano. Com televisores transmitindo diferentes partidas, mesa de sinuca e cardápio caprichado, o local encanta tanto pela sua proposta quanto pelo ambiente. O estabelecimento abre sextas e sábados, a partir das 22h. Boa opção para quem quer paquerar, dançar e, de quebra, acompanhar uma partida ou outra de futebol.

Tudo isso fica melhor ainda quando você pede uma cervejinha gelada para aproveitar o jogo com seus amigos, você também pode pedir vários petiscos como acompanhamento como o famoso prato de batata com acompanhamentos de calabresa.

Espetinho do Leão

Para você, o que pode ser considerado uma noite boa? Se for tomar uma cerveja bem gelada, experimentar pratos saborosos e escutar uma boa música, nas noites da cidade você certamente irá encontrar o lugar perfeito. o bar tem um visual bacana e uma programação musical diversificada  jazz nacional, rock, blues e muito mais.

Além disso você também pode falar com o DJ do local para por sua música preferida, isso acaba gerando uma grande diversidade de pessoas indo a este bar, tudo é muito bem decorado com uma decoração rústica com profissionais que fazem a limpeza rápida do local.

Bar Do Leogildo

Existem alguns lugares que marcam a história de uma cidade. Onde todo mundo conhece os donos pelo nome e sabe exatamente o que escolher no cardápio. Se você souber procurar vai acabar encontrando este bar na cidade, tudo feito com uma ar de elegância, decorações formidáveis e funcionários educados.

Tudo feito para agradar o cliente que busca um local mais formal, as comidas servidas nesse bar também são um pouco peculiares, unindo as comidas locais com um toque nobre da cidade grande.

O bar também conta com uma pista de dança e com profissionais treinados para atendê lo em todos os sentidos.

Patu RN:  não deixe de conhecer

Localizada bem no coração da Região Serrana do Norte a cidade de Patu RN é um local cheio de belezas naturais que você não pode deixar de conhecer.

Conte para a gente o que você achou de Patu RN nos comentários!

E se for viajar não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência,  e de conferir o nosso Guia Completo de Passeios para  planejar melhor a sua viagem com todo conforto e comodidade.

Patu RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre Patu RN e quer continuar conhecendo as maravilhas do RN, aproveite para ler nosso artigo sobre:Bom Jesus RN.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.