+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Patrimônio Natural Mata da Estrela

0

A reserva natural privada Mata da Estrela, geralmente denominada RPPN Mata da Estrela, é uma reserva brasileira privada localizada no município de Baía Formosa, no estado do Rio Grande do Norte.

Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata da Estrela

A unidade, localizada à beira-mar, mantém o maior fragmento da Mata Atlântica nesse estado e é um dos restos mais ao norte desse bioma no Brasil, o que aumenta sua importância como patrimônio natural.

História do Patrimônio Natural Mata da Estrela

A costa leste do Rio Grande do Norte, e mais especificamente a região onde hoje está localizada a Mata da Estrela, é habitada há séculos pelas tribos do Rio Grande do Sul, que viviam de coleções de caça e floresta. Desde a criação do Capitão Rio Grande do Norte, começou o assentamento gradual da região e a implantação de uma cultura secular de cana-de-açúcar, responsável pelo desmatamento da maioria das florestas da região. No século 19, quando a revolução de 1817 estourou no Rio Grande do Norte, várias pessoas estavam envolvidas, como o padre. Antônio de Albuquerque Montenegro, então governador de Goianinha, não esperou a repressão colonial. Eles escaparam e se refugiaram na então impenetrável Mata da Estrela. Eles apareceram em público somente quando o perdão real foi anunciado oficialmente.

A RPPN foi criada oficialmente pelo Regulamento Estadual (listado) nº 460, de 22 de dezembro de 1990, ratificado pelo Decreto Federal nº 20/2000, de 20 de março de 2000. Sob o nome “Reserva Particular do Patrimônio Natural Senador Antônio Farias”, embora com o nome “Mata da Estrela” “É o mais popular e popular.

Embora toda a área seja de propriedade privada, o governo administra o Instituto Chico Mendes de Instituto da Biodiversidade (ICMBio), um órgão do governo federal que cuida da biodiversidade nacional. Apesar da clara fragmentação dos ecossistemas que compõem a Mata Atlântica no estado, cientistas e autoridades estão considerando a possibilidade de estabelecer um corredor ecológico a partir da Mata da Estrela, que seguirá os arbustos costeiros que repousam no município de Natal.

Outro corredor pode ser formado de Extremoz até o município de Touros, cujo objetivo é proteger e restaurar o ecossistema da restinga. Esses dois trechos são áreas vitais para a conservação da Mata Atlântica em Natal, que está seriamente ameaçada pelo antropismo.

Gostou da matéria ?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.