+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Passeios em Natal RN

0

Vamos conhecer alguns dos mais belos e mais procurados Passeios em Natal RN, saiba o que essa cidade e seus arredores tem de tão encantador para atrair pessoas.

Além de Natal ser a bela capital do Estado do Rio Grande do Norte, a cidade também pode ser um bom ponto de partida para conhecer outros destinos do Estado. Por isso, na hora de considerar o que fazer em Natal Rio grande do Norte, o viajante não pode deixar de fora alguns pontos turísticos nos arredores de Natal.

Alguns passeios são bastante clássicos, outros menos conhecidos mas não menos imperdíveis. Natal revela algumas boas opções de passeios bate-volta. São essenciais para que a viagem até o Rio Grande do Norte fique ainda melhor.

Praias ou lagoas? Dunas ou falésias? Passeios de buggy ou de barco? Piscinas naturais ou nadar com golfinhos? Tem de tudo o que a gente adora nesse litoral do Rio grande do Norte. Confira a seguir alguns dos pontos turísticos imperdíveis para conhecer nos arredores de Natal.

Como vocês verão ao final dessa lista, ainda indicamos uma série de passeios e opções do que fazer em Natal nesse artigo. Então fica a dica, calcule bem a quantidade de dias para essa viagem do Rio Grande do Norte. O mínimo recomendável é de 7 dias. Há muita coisa para conferir.

Vamos conhecer um pouco sobre uma das melhores praias de Natal? a Praia de Ponta Negra.

Se for a Natal não deixe de visitar a Praia da Ponta Negra, que é o ponto quase central do destino, com várias opções de hospedagens, restaurantes e diversos pontos históricos concentrados nesta região. Aproveite para se deliciar com petiscos, especialmente peixes e frutos do mar. O passeio pela orla também é válido para ver a linda paisagem e avistar o famoso Morro do Careca. É possível também praticar esportes como surfe e fazer aulas de ginástica ao ar livre.

1-1-9194688-5989173
Passeios em Natal RN

Outros locais de destaque são a luxuosa e tranquila Praia da Areia Preta e a Praia dos Artistas, perfeita para quem gosta de artesanato e adora comprar lembrancinhas. Na Praia do Forte dá para visitar o Forte dos Reis Magos, local onde nasceu a cidade.

As paisagens de Natal são algo espetacular em todos os sentidos, tanto em como a natureza agraciou este lugar como na organização de construções humanas, quando você sabe o que procura dentro dessa cidade realmente acha coisas fantásticas, as praias e destinos turísticos são extremamente satisfatórios para você que quer conhecer essa cidade.

Quais as coisas que podemos fazer na praia de Ponta Negra?

No intuito de preservá-la, desde 2004 foi proibido o sobe e desce na duna. Logo você não pode perder a oportunidade de fotografar o mais importante monumento natural da região, e sempre que possível voltar para vê-la.

Além de ter vários bares e restaurante à beira mar de Ponta Negra que funcionam durante o dia e à noite onde você degustará pratos típicos da região litorânea. Aproveite seu turismo em Natal para conhecer mais de nossa culinária, reconhecida pela qualidade de seus ótimos restaurantes.

Aqui também você irá encontrar os melhores hoteis em Natal para todos os gostos, assim como albergues e pousadas. Na avenida principal Engenheiro Roberto Freire você pode usufruir de um shopping mall, assim como de várias lojas de artesanato local e comprar seus souvenirs.

1fece0c75817a981b6fc20fef51ca438-1-5877696-5938925
Passeios em Natal RN

Mas se você não quiser ir até lá, no calçadão principal da praia você pode escolher artesanatos diversos e também tomar água de coco nos quiosques ou ambulantes que caminham pelas areias da praia vendendo seus produtos.
Uma ótima opção também é alugar casas na Praia de Ponta Negra.

A praia de Ponta Negra além de abrigar um dos principais cartões postais da capital potiguar, o Morro do Careca, é famosa pela variedade de bares e restaurantes que dão vida ao bairro mais turístico da cidade

Como aproveitar a culinária da praia de ponta negra?

Gostaríamos de indicar a linguiça do sertão, uma iguaria deliciosa e artesanal para agradar seu paladar, no famoso escondidinho de carne seca, feijão verde e arroz de leite. Em um local cujo litoral é tão extenso deixar de comer peixes e frutos do mar é quase improvável, então, delicie-se com o Peixe a Moda Potiguar (receita que usa o pardo ou o cioba, espécies encontradas na região).

Não deixe de fora do cardápio a farofa de água, carne de sol, caranguejada, baião de dois, tapioca, beiju, cuscuz, arroz doce e muitos outros pratos de dar água na boca.

Vamos conhecer o Morro do Careca?

O morro do Careca é parada obrigatória para aqueles que visitam a capital do Rio Grande do Norte. Antigamente, o morro era muito visitado para a prática de esquibunda, modalidade em que a pessoa desce com grande velocidade a duna em uma prancha ou para ver o pôr-do-sol e uma vista panorâmica de Natal.

3-1-9714208-2090449
Passeios em Natal RN

Mas, desde a década 1990, o Morro do Careca está desativado e com uma cerca de proteção que impede a visitação e pratica de atividades. Isso porque é preciso que se preserve a mata de restinga que está ao redor do morro que estava sendo devastada.
E também a movimentação de pessoas, em especial as descidas de esquibunda, fazia com que a areia descesse, o que contribuía para que a altura do morro diminuísse.

As curiosidades sobre o Morro do Careca?

A principal curiosidade sobre a duna tem a ver com o seu nome. A faixa de areia entre as duas regiões com vegetação explica a brincadeira: vista de longe, há quem compare a ausência de vegetação na área da duna à cabeça de uma pessoa careca.

Para os próximos anos, a ideia é abrir a região para visitação preservando o meio ambiente, é claro e construir ali um bondinho no qual os turistas poderão sair da praia de ponta negra e ir até o alto do morro. Essa é uma medida que tem como objetivo fomentar ainda mais o turismo na região, mas que ainda não foi implementada.

O Morro do Careca tem muita história para a população de Natal, e é um lugar perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da cidade e ver de perto as maravilhas que a região tem a oferecer. Além de ver a duna, é possível ir a praias variadas na redondeza da confortável Ponta Negra à linda Praia das Tartarugas.

Vamos conhecer a famosa Praia do Meio?

A Praia do Meio ganhou esse nome exatamente por ficar entre as praias dos Artistas e Areia Preta, na região central de Natal. A praia fazia bastante sucesso anos atrás, mas depois da construção da Via Costeira e da popularização de Ponta Negra, ela se tornou mais frequentada pelos moradores locais do que pelos turistas.

4-1-5865049-3336521
Passeios em Natal RN

A praia tem um calçadão bom, com um visual bonito para o mar que pode render uma boa caminhada. O lugar costuma ser frequentado por pessoas que querem jogar vôlei e futebol em suas areias, mas há momentos em que o lugar fica muito pacato e é nessas horas que você deve ter cuidado redobrado com a segurança.

Você já conhece o Forte dos Reis Magos?

o forte dos reis magos é uma herança histórica de natal que você pode desfrutar quando estiver fazendo seu roteiro praieiro, o forte é um dos pontos fortes da cidade no turismo é praticamente impossível você ir a natal sem passar por ele.

o forte está sempre aberto para visitação e possui traços arquitetônicos preservados desde a sua construção, é cobrando uma pequena taxa de entrada que varia de acordo com a temporada.

5-1-8335136-8490243
Passeios em Natal RN

Durante todo o período de colonização do Brasil, cada território descoberto precisaria de uma fortificação para proteger contra novas invasões. dentro do forte você vai conhecer toda a história de resistência da cidade, contada por um guia local ou turismólogo.

Como o forte dos Reis Magos era usado?

Como estratégia de defesa, contra o ataque dos índios e dos corsários franceses, doze dias depois os portugueses começam a construir um forte que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia dos Santos Reis.

Concluído o forte, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal. O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

O que vou encontrar na serra de São Bento?

Suas serras sediam um festival de inverno, em julho, com direito a estadia confortável em uma pousada de charme construída sobre uma rocha. Com a vizinha Monte das Gameleiras, a cidade tem sido bastante procurada pelo turismo de aventura ou de apreciação rural.

Pedra do Cruzeiro: Oficialmente foi batizada pelos padres que viviam na região como Alto da União. Por volta de 1960 passou a ser chamada de Pedra do Cruzeiro quando foi instalado uma cruz. Tem uma altitude de 520m. Ali muitas pessoas pagam promessas.

6-1-8939312-4813675
Passeios em Natal RN

Nessa Pedra também foram descobertas algumas espécies de vegetação típicas da Mata Atlântica. Está na área dos proprietários da Pousada (Fazenda Floresta). Existem caminhos diferentes para subir, um deles considerado fácil e usado muito pelos moradores, os demais usados por quem faz trilhas.

Por que o Museu Câmara Cascudo é importante para o Rio Grande do Norte?

Localizado em um ambiente agradável, com guias prestativos, salas amplificadas e climatizadas, o MCC dispõe de grande acervo. Inaugurado no ano de 1960, o maior museu potiguar foi um dos grandes centros de pesquisas do Brasil. Atualmente, mantém grande valor de levar enriquecimento cultural aos seus visitantes, entre outros feitos.

7-1-1024x682-6354621-2600275
Passeios em Natal RN

O passeio para a cidade de Natal não abrange só paisagens lindas, mas também grande fonte de conhecimento, que fica na Avenida Hermes da Fonseca, bairro do Tirol, e é gerenciado pela UFRN. O local é repleto de coleções de arqueologia, paleontologia e etnografia. O objetivo do museu é a conservação, o ensino e a pesquisa sobre as Ciências Naturais e Antropológicas.

O lugar é realmente muito lindo e merece um pouco de atenção, por tanto não deixe de fora do seu pacote de viagens e venha conhecer essa maravilha Potiguar.

Você tinha ideia de que o maior cajueiro do mundo fica no Brasil?

Sim, fica localizado na praia de Pirangi no município de Parnamirim, região metropolitana no estado do Rio Grande do Norte a 12 km da capital Natal. É um dos principais pontos turísticos para quem visita Natal.

8-9102557-2105426
Passeios em Natal RN

Durante os meses de setembro a dezembro ainda existe a possibilidade de saborear os famosos cajus, pois é a época de frutificação da planta. Próximo ao maior cajueiro do mundo também existe um mirante onde você consegue avistá-lo por completo e tirar lindas fotos. As visitas podem ser guiadas.

A árvore recebeu o título de maior do mundo não foi a toa. São 8.500 metros quadrados ocupados pelo cajueiro de Pirangi. De acordo com estimativas, a planta produz cerca de 80 mil cajus por safra, o que dá mais de 2 toneladas e meias da fruta. Se fosse comparar com o tamanho e a produção de um cajueiro convencional, seria o equivalente à 70 árvores destas ocupando um mesmo espaço.

O feito da árvore gigante foi conseguido pelo pescador Luís Inácio de Oliveira, em 1888 e mesmo sem a aplicação de química, a planta cresceu descontroladamente e sem prováveis explicações. O pescador faleceu aos 93 anos e deixou um legado cultural incrível para a cidade.

Passeios em Natal RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as belezas que Natal tem a oferecer e quer saber ainda mais sobre o que esperar da região, aproveite para ler nosso artigo sobre: Praia de Camurupim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.