+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Parnamirim Rio Grande do Norte

4

Vamos conhecer um pouco mais sobre Parnamirim Rio Grande do Norte, entenda quais são os motivos para sair de Natal e conhecer as maravilhas que de Parnamirim.

Alguns dos principais atrativos naturais de Parnamirim Rio Grande do Norte, são as praias, elas possuem uma boa arborização e estrutura, além de falésias e relevante valor paisagístico.

Parnamirim Rio Grande do Norte
Parnamirim Rio Grande do Norte

O município de Parnamirim deu a Natal a fama de “Capital Espacial do Brasil”, desenvolvendo vários projetos internacionais em parceria com a NASA. No Turismo, Parnamirim conta com diversos pontos turísticos por toda a cidade, que vão desde construções até atrativos naturais.

O Mercado Público Municipal é uma das principais áreas de comércio popular da cidade, vendendo produtos como roupas, sapatos e alimentos.

O Parque Aluízio Alves faz parte de um complexo que conta com uma fonte luminosa, banheiros, pista de skate, playgroud e teatro de arena, além de um pequeno rio artificial e uma réplica do Pico do Cabugi e uma estátua em tamanho natural do ex-governador potiguar Aluízio Alves.

As praias de Cotovelo e de Piranji são alguns dos principais atrativos naturais, elas possuem uma boa arborização e estrutura, além de falésias e relevante valor paisagístico.

A segunda citada ainda se destaca pelos Parrachos de Pirangi e abriga o maior cajueiro do mundo, que tem 10 mil m² quadrados de copa e entrou para o Guiness Book. As festas e eventos atraem pessoas de outras cidades, exigindo uma melhor infraestrutura no município e estimulando a profissionalização do setor, o que é benéfico não só aos turistas, mas também a toda população da cidade.

As atividades ocorrem durante o ano inteiro, entre elas destaca-se o a Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Norte, mais conhecida como “Festa do Boi”. Este é o maior evento de agronegócio do estado, onde também são realizados exposição de animais, concursos, leilões e muitos negócios, além de uma movimentada programação cultural incluindo principalmente shows de vários artistas.

O município de Parnamirim Rio Grande do Norte é uma cidade costeira, que assim como a capital potiguar, tem lindas paisagens a serem conhecidas como a Praia de Pirangi do Norte.

Atualmente, Parnamirim RN vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, levando a um constante desenvolvimento econômico, o qual tem atraído cada vez mais visitantes e moradores para a cidade.

Quer conhecer mais sobre Parnamirim e descobrir o que tem bom por aqui? Acompanhe!

Parnamirim Rio Grande do Norte

Parnamirim RN integra a região metropolitana de Natal Rio Grande do Norte e seus habitantes se chamam parnamirinenses. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é alto, de 0,766, o maior entre os municípios potiguares.

Um excelente local para visitar e ótima opção para morar, Parnamirim RN tem sendo tornado uma verdadeira extensão de Natal, recebendo cada vez maior investimento municipal e a cada ano que passa se torna um destaque ainda maior no estado.

Parnamirim Rio Grande do Norte – um pouco de história

O nome Parnamirim RN vem da expressão “Paranã-mirim” da língua tupi, que significa “rio pequeno”, de paranã “rio volumoso; mar” + mirĩ “pequeno”. Contudo, embora ainda hoje existem vários rios na cidade, os historiadores acreditam que o o “Paranã-mirim” conhecido pelos índios potiguares seja um rio desconhecido.

Sua ocupação também é uma das mais antigas da região, sendo que há registros a respeito da doação de extensas áreas a capitães-mores, datadas entre 1600 e 1633 em terras que hoje correspondem a Parnamirim RN. Contudo, apesar disso, as terras de Parnamirim RN permaneceram inaproveitadas e despovoadas por vários séculos.

No ano de 1881, Parnamirim RN foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Nesta época as as terras ao sul do Pitimbu estavam em posse do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva.

Posteriormente, ele comprou a maior parte das terras vizinhas, incluindo a área era conhecida como ‘a planície de Parnamirim’ e fazia parte do Engenho Cajupiranga. Em 1927 o português Manuel Duarte Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu que adquiriu ainda mais propriedades, incluindo terras desabitadas desejando apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias.

Mas, com foi o pioneirismo da aviação que Parnamirim RN realmente se desenvolveu. Em 1927 foram abertadas diversas aéreas de voos no Brasil e a Compagnie Generale Aéropostale – CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique – CGEA) instalou um campo de pouso em uma área doada pelo comerciante Manuel Machado.

A partir dali a cidade de Parnamirim RN cresceu recebendo abertura de estradas, investimentos em infraestrutura, comércio e turismo.

Mas, o impulso decisivo para seu crescimento veio durante a Segunda Guerra Mundial quando o governo brasileiro criou, por meio de um decreto, a Base Aérea de Natal, que daria o impulso decisivo para ao surgimento da cidade de Parnamirim RN.

O que significa Trampolim da Vitória?

Parnamirim RN é reconhecido internacionalmente como “Trampolim da Vitória”, a expressão tem origem em sua atuação no período da Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field.

A Parnamirim Field foi a grande conquista do estado e da cidade potiguar. Hoje ela é conhecida como Base Aérea de Natal estando localizada na Praia Barreira do Inferno em Parnamirim RN.

Por aqui o visitante pode conhecer muito sobre as instalações da base, visitar um museu com réplicas e peças originais de aeronaves, satélites e foguetes, além de ter uma verdade aula de história junto aos oficiais da Força Aérea Brasileira!

A Base Aérea pode ser vistada, e este é um dos passeios mais procurados todo o ano em Parnamirim RN. Portanto, não deixe de incluir esse  Passeios na sua agenda de viagem!

Qual a distância de Natal para Parnamirim RN?

O município de Parnamirim RN se estende por 123,6 km²  e fica a 14 km a Sul-Oeste de Natal, situado a 65 metros de altitude.

E não se preocupe, que em Parnamirim RN também tem excelentes hotéis e pousadas, para que você não perca nenhum minuto de diversão sequer nas suas férias. Mas, se você não quer ficar em Parnamirim RN não tem problema, é só de hospedar em Natal e fazer um passeio bate volta!

Não sabe onde se hospedar em Natal? Confere aqui Top 7 melhores hotéis de Natal – especial beira mar.

Gostou de Parnamirim RN? São muitos motivos para vier a esta linda cidade e como ela fica pertinho de Natal, não é nada difícil conhecer tudo o que Parnamirim RN tem a oferecer ao visitante.

Quantos habitantes tem a cidade de Parnamirim?

Conforme dados do ultimo censo feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município contava com 202 456 habitantes. De lá para cá não tem deixado de crescer e se desenvolver cada vez mais, contando sempre com os investimentos da Prefeitura de Parnamirim RN.

O poder executivo do município de Parnamirim Rio Grande do Norte é representado pelo prefeito auxiliado pelo seu gabinete de secretários. O primeiro a ocupar a Prefeitura de Parnamirim RN foi Deoclécio Marques de Lucena, entre 10 de janeiro de 1959, pois o município de Parnamirim RN se emancipou de Natal em 1958.

A Prefeitura de Parnamirim fica na Av. Tenente Medeiros, 105, Parnamirim RN, 59140-020, Brasil e atualmente, o prefeito de Parnamirim RN é o senhor Rosano Taveira.

Conforme a divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vigente desde 2017, Parnamirim RN pertence às regiões geográficas intermediária e imediata de Natal.

Parnamirim Rio Grande do Norte – praias e atrações

E como um município costeiro Parnamirim RN também tem lindas praias que o visitante não pode deixar de conferir.

Uma das mais lindas daqui é a Praia de Pirangi do Norte, que fica sempre cheia aos finais de semana e vistas lindas do oceano. Pirangi do Norte conta inclusive com uma linda passarela que o visitante pode conferir, caminhando sobre o mar e fazer fotos incríveis da vista marítima!

Com águas calmas e muitos recifes de corais, a Praia de Pirangi do Norte é boa opção, ainda mais por estar localizada próximo a ótimos bares e restaurantes, em uma região muito movimentada de Parnamirim RN.

E por aqui também não falta diversão na água. Os ótimos ventos atraem os adeptos do kite e do windsurf. Quando vier aqui pela primeira vez, não deixe de conferir!

A Praia de Pirangi do Norte também é um cenário perfeito para passeios de barco que levam às piscinas naturais, a cerca de 800 metros da costa. Se vier a capital Natal, não perca esse passeio no município vizinho de Parnamirim RN.

Outra praia linda, é a Praia do Cotovelo Parnamirim RN com suas areias finas e brancas, mar azul esverdeado e falésias.

Além disso, outra atração imperdível é o O Maior Cajueiro do Mundo uma árvore espetacular com 8.500 metros quadrados de copa. Por aqui é possível circular entre os frutos e galhos e ainda fazer umas comprinhas nos quiosques que oferecem castanhas e artesanato.

Parnamirim Rio Grande do Norte
Vista de cima do maior cajueiro do mundo em Parnamirim.

Além disso, o visitante pode aproveitar a praia, pois o cajueiro fica bem perto do mar.

Por que ir a Parnamirim?

A apenas 14 quilômetros do Centro de Natal, a cidade abriga alguns dos cartões-postais da região, como o maior cajueiro do mundo, com 8.500 metros quadrados de copa. Além de circular em meio aos frutos e galhos, o passeio inclui comprinhas nos quiosques que oferecem castanhas e artesanato.

Praia do Cotovelo tem areias finas e brancas, mar azul esverdeado e falésias
Outros destaques de Parnamirim são as praias, como Ponta Negra, Pirangi do Norte e do Sul, bastante movimentadas no verão por conta do mar calmo protegido pelos corais. Os bons ventos atraem os adeptos do kite e do windsurf.

Parnamirim Rio Grande do Norte
Parnamirim Rio Grande do Norte

Contornadas por coqueirais, são ainda cenários de passeios de barco que levam às piscinas naturais, a cerca de 800 metros da costa. Ainda mais bonita é a praia do Cotovelo. Tranquila, exibe areias finas e brancas, mar azul esverdeado e falésias.

As iguarias típicas da região também são encontradas na cidade. Não deixe de degustar a paçoca de pilão, uma deliciosa mistura de carne-de-sol e farinha de mandioca socada no pilão. Entre os acompanhamentos estão feijão-verde, macaxeira frita ou cozida, banana e arroz-de-leite.

Encerre os trabalhos apostando na cartola – banana assada com queijo coalho e canela – ou no doce de coco.

A famosa Praia do Cotovelo em Parnamirim

Para os turistas que desejam relaxar, a tranquilidade da Praia do Cotovelo é perfeita, principalmente por ser isolada das áreas movimentadas de Parnamirim.

Além disso, o local possui as famosas Falésias da Praia do Cotovelo, que proporcionam a experiência única de aproveitar paisagens inesquecíveis. O mar da praia tem águas mornas e calmas, e é no local que está localizado o ponto brasileiro mais próximo da África, a Ponta do Flamengo. Vale a pena visitar esses lugares.

Como é a Praia de Pirangi?

A Praia de Pirangi é dividida entre o Sul e Norte pelo rio homônimo. Do lado Sul, a orla possui a faixa de areia ótima para caminhada à beira mar ou curtir a calmaria do lugar com a família.

No local há o Píer, onde o turista pode apreciar de maneira privilegiada o mar, e as piscinas naturais (Parrachos de Pirangi) encantadoras, com grande biodiversidade marinha, sendo 48 espécies de peixes, sete corais e 11 algas. Há passeios de buggys e barcos, para conhecer diversos pontos da praia.

A Praia de Pirangi é muito procurada pelos turistas que querem relaxar e curtir em Parnamirim, lá é possível encontrar lugares bons e baratos para se hospedar, comer e se divertir com toda sua família.

Parnamirim Rio Grande do Norte e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o que ver em Parnamirim e região e esta louco para saber mais sobre as belezas do RN, aproveite para ler nosso artigo sobre: Praia de Jacumã.

Venha conhecer a Terra do Sol!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.