+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Parelhas RN

0

Hoje vamos apresentar para você a linda Cidade de Parelhas RN, que fica localizada na região do Seridó.

Com uma população de aproximadamente 21000 habitantes, em conformidade com o último censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2010, este município tem lindas paisagens e atrativos como o sítio arqueológico de Parelhas.

As paisagens do interior do Estado Potiguar, embora sejam menos conhecidas dos turistas,  tem muitos encantos e são tão lindas quanto as praias do Rio Grande do Norte.

Se você ainda não conhece os atrativos encantos do interior da Terra do Sol, fique conosco e conheça hoje a Cidade de Parelhas RN,  que é um dos muitos locais a serem conhecidos por esta linda região.

E caso você já conheça um pouco do interior do Rio Grande do Norte,  aproveite para conhecer mais!

Vamos lá?

 A Cidade de Parelhas RN

A cidade de Parelhas RN foi fundada há pouco mais de 150 anos,  possui uma rica história, muita cultura, paisagens incríveis  está localizada no sul da região do Seridó.

Parelhas RN
Parelhas RN, foto George Daniel.

Parelhas RN também é conhecida pela sua produção de recursos minerais, especialmente pedras preciosas.  A cidade possuem jazidas de pedras como Turmalina, Água Marinha, Granada, Ametista,  e outras pedras preciosas e semi-preciosas.

É uma cidade muito importante para o Rio Grande do Norte tanto economicamente quanto pelo seu valor histórico e cultural.

Vamos conhecer mais de perto a história deste município a seguir.

Parelhas RN –  um pouco de história

O nome de Parelhas RN tem origem numa competição esportiva conhecida como “parelhas”, muito comum na região em meados do Século XIX. 

Açude do Boqueirão em Parelhas, foto Miranda Nego

O território da cidade na época era conhecido por suas várzeas planas e extensas, e a localidade era chamada de Boqueirão. 

Por essa geografia propícia e também por estar às margens do Rio Seridó,  o local acabou por se tornar um ponto de encontro tradicional de cavaleiros  naquele período.

Esses cavaleiros disputavam corridas montados em seus cavalos, sempre em duplas ou parelhas, numa espécie de jóquei rústico.  Este fato acabou fazendo com que o lugar ficasse conhecido como Boqueirão de Parelhas nome que foi   mantido.

Devemos recordar que naquela época no século XIX  ainda não existiam os modernos meios de transporte e o cavalo era a principal forma de locomoção daqueles que precisavam se deslocar a médias e longas distâncias.

Embora já houvesse uma ocupação deste território desde o ano de 1700,  o primeiro núcleo de povoamento são somente se consolidou no século XIX quando um amontoado de casas deu origem a um povoado às margens do rio Seridó.

Na época ocorreu uma epidemia de cólera morbus, que matou muitos dos habitantes locais e fez com que o outro fosse embora temendo a doença. Poucas famílias sobreviveram a doença e entre estas estavam Cosme Luiz, Sebastião Gomes de Oliveira e Félix Gomes.

Outro fato significativo acontecer por aqui foi no ano de 1934 quando a ascensão de Getúlio Vargas ao poder provocou muito alvoroço na política local e muitos tumultos pelo interior do Brasil.

Na Cidade de Parelhas RN neste ano de 1934 houve a nomeação de Ageu de Castro para prefeito municipal, fato que agitou a política local, dominada por toda a elite de coronéis, liderada pelo ex-prefeito Florêncio Luciano, apoiado por Antão Elisiário, Laurentino Bezerra, Manoel Virgílio, Graciliano Lordão e outros, tendo como aliado da igreja o padre Vicente de Freitas.

As disputas entre Ageu de Castro e a oposição de coronéis locais levou a um confronto armado que culminou com o famoso “Tiroteio de 13 de Agosto” de 1934.

Confira outras curiosidades sobre a história de Parelhas RN a seguir.

Quem foi o primeiro  colonizador a descobrir o território que hoje equivale ao município de Parelhas RN?

O primeiro  colonizador a chegar por aqui foi o bandeirante Domingos Jorge Velho, que descobriu o território em suas andanças como Bandeirante.

Quando  ocorreu a primeira ocupação no território que hoje é pertencente ao município de Parelhas RN?

A primeira ocupação do território de Parelhas teve lugar no ano de 1700,  pelo tenente Francisco Fernandes de Souza que requereu e ganhou uma sesmaria de 3 léguas quadradas, incluindo a localidade denominada Boqueirão. 

Parelhas RN –  atrativos turísticos

Esta linda Cidade Potiguar tem paisagens encantadoras além de muita história para contar como vimos no tópico anterior.  E entre os principais atrativos da Cidade de Parelhas RN está a serra do Boqueirão.

Parelhas comemora 150 anos em 2010.

Aos pés da Serra do Boqueirão há um planalto, chamado ‘Planalto da Borborema’ onde é possível fazer diversas atividades como excursões a pé, de bicicleta, Jeep ou à cavalo. 

Já no alto da serra o visitante vai encontrar vários mirantes para apreciar a vista,  onde poderá observar o lindo pôr do sol dessa região e em algumas épocas do ano praticar Voo de parapente. 

Também é possível contratar  passeios em Jipes  que levam o visitante para admirar a cidade e a represa do Boqueirão.

Embora Serra do Boqueirão seja mais conhecida o visitante também pode apreciar por aqui  as serras da Arreia, da Coruja, das Gargantas, das Queimadas, do José Elias, Maniçoba, dos Marimbondos e Tibiri. 

Paisagens incríveis onde é possível fazer trilhas,  passeios  diversos e apreciar a vista única da região.

E há ainda o  Sítio Mirador, encravada na Serra das Queimadas, Um sítio arqueológico onde o visitante pode apreciar pinturas rupestres em ótimo estado de preservação.

Para finalizar,  Parelhas RN  realiza  muitos eventos festivos durante o ano,  entre os quais podemos citar: a festa do padroeiro São Sebastião, entre os dias 10 e 20 de janeiro,  o Encontro dos Jipeiros do Seridó, normalmente no mês de abril,  o Forró Folia, carnaval fora de época realizado em maio ou em agosto, a Festa dos Caminhoneiros, em outubro ou novembro e o FECAP (Festival de Cultura), também no mês de novembro.

São muitas ocasiões festivas que o visitante pode aproveitar para se divertir, provar a gastronomia local,  ter momentos  de fé e devoção,  além de participar de shows musicais  e assistir apresentações culturais.

Confira outras informações úteis sobre a cidade de Parelhas RN a seguir.

Qual a distância da cidade de  Parelhas RN para a capital Natal RN?

O município de Parelhas está a uma distância de 246 Km da Capital do Rio Grande do Norte.

Qual o clima predominante na cidade de Parelhas RN?

O clima de Parelhas é caracterizado tropical semiárido, com sua estação chuvosa que pode atrasar-se para o outono, e regime irregular de chuvas, as quais acontecem normalmente entre os meses de fevereiro a abril. A média de precipitação pluviométrica anual de 551 milímetros (mm).

Qual a temperatura média na cidade de Parelhas RN?

O município  tem uma grande amplitude térmica, com média de 26 °C, mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.

Parelhas RN: dicas finais

A cidade de  Parelhas RN é um daqueles locais interior do Rio Grande do Norte excelente para a mãe de turismo de aventura e também para os interessados em arqueologia.

Parelhas no mapa do RN.

São muitos passeios a fazer por aqui, propiciando um contato com a natureza e uma oportunidade de ver de perto uma parte da história da humanidade com as pinturas rupestres que ficaram registradas nas rochas dessa região.

Esperamos que você tenha curtido post. Aproveite  e confira o nosso Guia Completo de Passeios.

 Até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.