+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Os governos do regime militar no rio grande do norte (1964-1985)

0

Os chamados, governos do Regime Militar Brasileiro ou Governos Militares, que estiveram no poder de 1964 a 1985, estabeleceram-se na política brasileira em uma ocasião em que o país estava mergulhado em uma de suas piores crises, nos primeiros meses do ano de 1964.

O Golpe de 1964, entendido pelos próprios militares como “Revolução de 1964”, foi uma insurreição de setores das forças armadas brasileiras contra o governo de João Goulart e suas propostas. Essas propostas, diga-se de passagem, também tiveram apoio de outros setores das mesmas Forças Armadas. O golpe foi dado em 31 de março e completou-se no dia 1º de abril de 1964.

Os governos do regime militar no rio grande do norte (1964-1985)
Os governos do regime militar no rio grande do norte (1964-1985)

Os Governos do regime militar no Rio Grande do Norte foram tão represarios quanto no restante do país, movimentos que iam contra o regime militar rapidamente eram silenciado, muitos dos líderes eram mortos outros sumiram e nunca foram encontrados até hoje.

Quais as maiores mentiras contadas para eleger militares?

O presidente João Goulart, que já havia tido dificuldades em assumir o cargo de presidentes após a renúncia de Jânio Quadros, vinha propondo transformações estruturais no âmbito político e social do Brasil, o que sua equipe denominou de “Reformas de Base”.

Essas reformas, aos olhos dos críticos do governo, ofereciam brechas para uma guinada comunista de teor radical. O próprio presidente já havia dado atenção a países comunistas à época, como a China, e isso contribuía ainda mais paras as críticas que lhe eram feitas.

Além disso, desde o início da década de 1960, havia focos de guerrilha rural no Brasil, como a Liga dos Camponeses Pobres, de Francisco Julião que tinha conexões com Cuba.

Quando começaram as revoltas contra o Regime Militar?

Os governos do regime militar no rio grande do norte (1964-1985)
Os governos do regime militar no rio grande do norte (1964-1985)

Os governos do regime militar no Rio Grande do Norte começaram a perceber organizações de pessoas que iam contra o regime, para abafar o ocorrido eles começaram a dar sumiço nos envolvidos.

Foi ainda durante o governo de Castelo Branco que houve muitas campanhas de lideranças políticas civis contra o regime ( pela demora em se fazer um novo pleito eleitoral democrático), como a de Carlos Lacerda, que apoiou o golpe em seu início.

As ações perpetradas por Carlos Lacerda e outras lideranças ficaram conhecidas como Frente Ampla e tiveram grande repercussão nos anos de 1966 e 1967.

O que foi o chamado “Milagre Econômico”?

Os governos do regime militar no rio grande do norte (1964-1985)
Os governos do regime militar no rio grande do norte (1964-1985)

Ao longo da ditadura, o Brasil foi governado por 5 generais e por um breve período, em 1969, também por uma Junta Militar. Do ponto de vista econômico, o primeiro governo militar tomou uma série de medidas visando superar a crise herdada do período anterior. Porém, elas não surtiram o efeito esperado imediatamente, o que, somado à crescente repressão, suscitou as primeiras críticas por parte daqueles que tinham apoiado o golpe.

Entre 1968-73, o país viveu o chamado milagre econômico. As exportações triplicaram, o Produto Interno Bruto ficou acima de dois dígitos e a inflação recuou para 20% ao ano em média. Quais as grande obras realizadas nesse período?

  • Ponte-Rio Niterói
  • Itaipu
  • Transamazônica

Grandes obras foram iniciadas nesse momento Ponte-Rio Niterói, Itaipu, Transamazônica, revelando a grandeza do Brasil e de sua economia. A conquista da Copa de 1970 contribuiu para a propaganda oficial, que anunciava o destino do país em ser uma potência, a começar pelo futebol.

Quero conhecer mais sobre os governos do regime militar!

Quem quer aprender cada vez mais sobre os governos do regime militar sabe que o Rio Grande do Norte foi palco de grandes acontecimentos durante esta época conturbada, naturalmente cada uma destas historias ficou registrada no povo potiguar.

Gostou de aprender conosco? não perca a chance de aprender ainda mais sobre cultura, turismo, historia e economia através de nossos outros artigos, leia também nosso artigo sobre: Passeios em Pipa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.