+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Orquestra Sinfônica do RN

0

Você conhece o Orquestra Sinfônica do RN?  

Essa é uma das instituições culturais e artísticas mais significativas do Estado,  e tem uma importância crucial para o povo Potiguar. 

A cidade Natal Rio Grande do Norte tem muita história para contar, são muitos séculos de existência e de acontecimentos marcantes que influenciaram tanta história do Estado quanto do próprio país.

E no que concerne a parte musical e artística o Estado do Rio Grande do Norte tem muito do que seu lugar, é um desses principais orgulhos a Orquestra Sinfônica do RN.

Se você ainda não conhece essa  instituição artística maravilhosa vem com a gente, porque hoje nós vamos apresentar para você a orquestra sinfônica do RN e explicar um pouquinho também sobre como funciona uma orquestra!

Conheça a Orquestra Sinfônica do RN

Criada oficialmente no ano de 1976,  por meio do Decreto nº 6874, assinado pelo então Governador Tarcísio Maia, a Orquestra Sinfônica do RN  já encantou milhares de pessoas ao longo de toda a sua jornada musical.

Orquestra Sinfônica do RN
Orquestra Sinfônica do RN

A orquestra foi criada por um meio de uma iniciativa do Secretário de Educação e Cultura, Professor João Faustino,  quem ocupava o cargo na época,  e então passou a pertencer aos quadros administrativos da mesma Secretaria.

Hoje nós vamos conhecer um pouquinho mais sobre a história e as atividades da Orquestra Sinfônica do RN,  mas antes vamos também falar um pouco sobre como funciona uma orquestra para que você possa entender melhor este estilo de Arte Musical.

Vamos lá?

1.  Orquestra Sinfônica do RN –  como funciona uma orquestra?

Quando você vai assistir a uma apresentação de música clássica  como as realizadas pela Orquestra Sinfônica do RN, você vê um verdadeiro show dado pelo Maestro e seus músicos que parecem magicamente atuar em perfeita sintonia.

Orquestra Sinfônica do RN

Na verdade,  uma orquestra deve sim atuar em perfeita sintonia,  mas isso é possível após muito treino e muita prática.

Um concerto dura em média 90 minutos mas existe em concertos que podem durar até 5 horas, e os músicos e o Maestro precisam estar preparados tanto fisicamente quanto psicologicamente para este processo e para executar as peças musicais com perfeição em conjunto.

E uma mesma obra compõe-se de várias partes: os movimentos, entrecortadas por pausas; os violinos, divididos em dois grupos: o dos primeiros violinos que tocam os trechos mais agudos da obra e o dos segundos violinos que executam os mais graves; e os instrumentos, que são distribuídos conforme a potência sonora.

Os mais potentes ficam no fundo para não ofuscar o restante dos instrumentos que possuem sons mais delicados, já o Oboé  fica no centro pela regularidade de suas notas e serve de parâmetro para afinar a orquestra toda.

Portanto, quando você assistir a orquestra sinfônica do RN, preste atenção na distribuição dos músicos instrumentos! 

Qual o papel do maestro na apresentação de uma orquestra como a orquestra sinfônica do RN?

É  o maestro quem vai definir o ritmo de andamento da obra conforme a sua interpretação da mesma. Ele pode fazer com que os músicos tocam em mais baixo ou mais alto,  mais rápido ou mais acelerado,  tudo  com os  gestos de suas mãos  interpretados pelos músicos enquanto eles tocam.

Orquestra Sinfônica do RN

E é por isso mesmo que muitos Maestros são considerados Geniais pela sua interpretação primorosa joga as clássicas e como conseguem passar essa interpretação os músicos que reproduzem a obra  conforme a  visão artística do maestro.

Porque os músicos não podem a partir as causas de uma orquestra como a Orquestra Sinfônica do RN?

O público não deve aplaudir as pausas de uma mesma obra para não desconcentrar os músicos,  por isso  a  plateia somente aplaude quando a obra toda termina e os músicos se levantam para serem aplaudidos.

A orquestra sinfônica do RN –  história e importância

Após ter sido criado em 1976,  a Orquestra Sinfônica do RN realizou a sua primeira apresentação no ano seguinte em 1977.

Orquestra Sinfônica do RN

Em seu início a orquestra tinha apenas 23 músicos,  e deste 23 somente cinco músicos moravam na Capital do Rio Grande do Norte

Todos os outros residiam em outras cidades e se deslocavam periodicamente a Natal RN para ensaios e apresentações.

Somente no ano de 1988, na gestão do então Governador Geraldo Melo,  aconteceu o primeiro concurso público para ingresso de músicos na Orquestra Sinfônica do RN. Assim, a orquestra foi ampliada e passou a contar com 60 músicos.

Foi nesse mesmo tempo que o violinista e professor Osvaldo D’Amore passou a ser o novo regente da orquestra, cargo no qual permaneceu por quase 20 anos.

E a orquestra teve outros maestros ao longo dos anos. Em 2007 assumiu como regente da Orquestra Sinfônica o Maestro André Muniz; em 2011 assumiu por um curto período o Regente Pe. Pedro Ferreira; e em setembro de 2012 assumiu o atual Maestro Linus Lerner.

Em 2018 a Orquestra Sinfônica do RN passou executar um projeto onde convida a regentes e solistas para executar em obras com a orquestra,  tanto regentes e solistas internacionais quanto nacionais.

A prática tem dado muito certo e vem encantando o público com as diferentes interpretações apresentadas pelos músicos e maestros.

A Orquestra conta atualmente com 60 músicos  ensaio regularmente na Cidade da Criança Onde fica a sede da Orquestra Sinfônica do RN. 

Entre suas diferentes atividades, a orquestra tem o programa Concertos Populares onde vai de encontro a comunidade para levar a música as pessoas carentes que não tem condições de pagar Pelos ingressos da apresentação.

Os Concertos Populares são realizados em equipamentos alternativos com sede nas comunidades do RN, podendo ser em zona urbana ou em zona rural. Para realizar um concerto popular é preciso agendar junto a direção da Orquestra.

Confira outras curiosidades interessantes sobre a Orquestra Sinfônica do RN a seguir.

Quem foi o maestro do primeiro concerto realizado pelo Orquestra Sinfônica do RN?

O maestro do concerto feito em 1977 foi o pernambucano Mário Câncio Justo dos Santos, que organizou e regeu a orquestra por aproximadamente 10 anos.

Qual é o repertório inicial da Orquestra Sinfônica do RN?

No início de sua jornada artística  a Orquestra Sinfônica do RN tocava repertório caracterizado por música Barroca e Camerístico. 

Onde posso saber mais sobre a Orquestra Sinfônica do RN?

Para acompanhar as atividades da orquestra e  conhecer um pouco mais sobre ela dá uma olhada no Facebook Orquestra Sinfônica do RN.

A orquestra Sinfônica do RN: dicas finais

Que tal tentar assistir uma apresentação da Orquestra Sinfônica do RN na sua viagem  ao Rio Grande do Norte e a capital Potiguar Natal?

Este é um programa que vale muito a pena e você não vai se arrepender!  Uma oportunidade de presenciar uma belíssima apresentação musical executada por artistas de grande talento e sensibilidade,  e prestigiar a cultura Potiguar, além, é claro, de se divertir.

E se você estiver vindo conhecer a Terra do Sol não esqueça de planejar a sua viagem com antecedência para garantir as melhores acomodações e os melhores preços para a sua estadia em Natal RN ou onde quer que você vai ficar por aqui!

Não se esqueça de conferir o nosso  Guia Completo de Passeios para planejar a sua viagem com mais comodidade!

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.