+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte

1
A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte
A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte

A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do Norte se deu mais ou manos na mesma época, são de grande importância para a dinâmica econômica nacional e para o contexto econômico do estado do Rio Grande do Norte. As atividades agropecuárias contribuíam com 3,4% do PIB estadual, em 2016, além de ocupar mais de 30% da população economicamente ativa.

Para se compreender o uso agrícola do território potiguar faz-se necessário considerar os sistemas de engenharia que existem no território, assim como os circuitos espaciais de produção agrícolas nele estruturados. Considerando essa afirmativa, tem-se como objetivo analisar o uso do território a partir dos principais circuitos espaciais de produção agrícola no estado.

Levando em consideração a densidade técnica desta atividade e a seletividade em relação aos lugares é pode varias de cidade para cidade. Com esse trabalho pôde-se constatar que a maior densidade técnica empregada em atividades agrícolas.

Qual o surgimento da pecuária no interior do Rio Grande do Norte?
A pecuária começou a ser implantada no Brasil depois que a cana de açúcar entrou em queda e os portos começaram a ter contato de exportação com os outros países, com a invasão holandesa, o pessoal que foi atacado no sertão começaram a migrar para o agreste, lugar que tem um ótimo clima para criação de gado no planalto da borborema.

Com a pecuária a ocupação do interior do Rio Grande do Norte começou a ser cada vez mais rentável para os imigrantes, logo os senhores de engenho começaram a investir nesse novo mercado, dando força pra pecuária e por um tempo quebrando a agricultura no nordeste.

Qual a contribuição do Rio Grande do Norte para economia do Brasil?

A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte
A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte

O PIB do Rio Grande do Norte corresponde à aproximadamente 1% do PIB nacional, sendo que a população do estado representa 1,7% da população brasileira 2017. Já a produção agropecuária contribui com 3,4% do PIB estadual e representa apenas 0,34% do valor da produção da agropecuária nacional. Porém, as atividades agropecuárias geram 17.362 empregos formais, o que equivale à 2,96% do total desse tipo de emprego no estado.

Além dos empregos formais, as atividades agropecuárias geram a ocupação de aproximadamente 171.000 pessoas trabalho familiar e mais 26.000 empregos informais (IBGE, 2019), que corresponde a aproximadamente 33% da mão de obra ocupada no estado, nesse período.

O que é cupação sesmeira do Rio Grande do Norte?

É como chamam o processo de ocupação nas áreas que hoje são agrícolas, A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do Norte estão interligados historicamente. Quais foram os motivos para o início dessa ocupação?

  • Novo mercado surgindo no Brasil
  • Criar o gado longe das áreas de plantação
  • Obter novas terras
  • Exploração das terras Brasileiras

A ocupação sesmeira foi uma forma de ocupação do interior do Rio Grande do Norte de uma forma que possa povoar as regiões interioranas da província para que não fossem invadidas.

A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte
A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte

Mas, como ocorre essa ocupação? Quem estava presente nos acontecimentos deste episódio da história colonial do RN? E de que forma isto aconteceu? Este acontecimento da colonização potiguar, está atrelado diretamente a uma atividade econômica, na qual a mesma em boa parte das regiões brasileiras foi o “carro chefe” do povoamento do interior, sendo ela a pecuária.

Quero conhecer mais sobre A pecuária e a ocupação do interior do Rio Grande do norte!

Este artigo fala apenas sobre uma dentre as grandes passagens historicas nas quais o RN foi protagonista e ajudou a criar o Brasil como ele é hoje, se você gostou de aprender um pouco mais, não perca a chance de continuar aprendendo.

Você vai encontrar informações sobre Historia, turismo e cultura em nossos artigos super completos, uma boa sugestão é começar pelo artigo: Desertificação no Seridó do RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.