+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O Rio Jacu no Rio Grande do Norte

2

Vamos conhecer O Rio Jacu no Rio Grande do Norte, Nosso planeta, tal como nossas terras denominada Brasil tem em sua composição diversos conteúdos naturais, dentre eles rios, lagos, mares, florestas, savanas, desertos dentre outras e, um dos rios mais importantes na Região é o Rio Jacu em Rio Grande do Norte.

E assim como todo qualquer Rio, esse em específico traz seus benefícios para região que o circulam além de alguns outros aspectos como proveito do mesmo, então qual será a utilidade que essa condição natural trás? Iremos então descobrir características como área e localidade, qual proveito é apresentado e qual as áreas que esse rio abrange

Área do Rio Jacu na Paraíba ao Rio Grande do Norte

O Rio Jacu no Rio Grande do Norte
O Rio Jacu no Rio Grande do Norte

O Rio Jacu é um curso d’água brasileiro que circula pelos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba abrangendo uma área de 1.805,50 km² no Rio Grande do Norte que é equivalente a 3,4% de todo o território e 977,31 km² na Paraíba, nascendo na serra do Cuité na Paraíba, entrando no Rio Grande do Norte através do município Japi.

Esse Rio banha diversos municípios do Rio Grande do Norte e quando chega ao município de Goianinha, forma uma várzea com solos férteis, desaguando no oceano também através da lagoa de Guaraíra.

Casos de sujeira as margens do Rio

Apesar do estado estar bastante famoso por guia de turismos e belezas naturais, infelizmente este Rio não é bem valorizado como tal, e não possui tanta popularidade via comercial ou fins turísticos, então ele acaba sendo esquecido pela maioria dos moradores locais.

Porém, casos tristes como esse acabam acontecendo, devido a sua talvez “irrelevância” diante do estado, ele acabou sendo depósito de lixo de moradores locais, no qual jogavam resíduos e entulhos que não usavam mais, além de objetos que foram depositados incorretamente, impossibilitando o fluxo adequado da água.

Felizmente, esses casos foram relatados e o Departamento de Limpeza Pública e Diretora do SERM (Serviço de Estrada e Rodagem Municipal) da prefeitura de Pratânia realizou nos dia 13 e 14 de agosto de 2019 limpeza nas margens do Rio Jacu, tendo como objetivo a retirada dos lixos, entulhos e os demais.

O Rio Jacu no Rio Grande do Norte
O Rio Jacu no Rio Grande do Norte

Além do Rio seguir seu fluxo com facilidade, essa operação também garantiu a não proliferação de mosquitos, insetos e doenças, também garantindo a segurança dos moradores locais.

E segundo os responsáveis pelas equipes de limpeza, sendo eles Sr. Ademir Corrêa conhecido como Spock e Genésia conhecido apenas como Nésio, disseram que a limpeza é feita constantemente para que a população tenha qualidade de vida e uma cidade limpa.

Também é importante ressaltar que além da operação, foi pedido a colaboração de toda população para que não descartem entulhos ou objetos as margens do rio, muito menos em lugares impróprios.

Desobedecer essas regras não trás apenas riscos a sua saúde através de proliferação de mosquitos ou odor local, como também você estará agredindo a natureza, na qual será utilizada para outros bens, com o Rio poluído isso pode acabar afetando outros locais.

Então é sempre importante não manter apenas a limpeza dos rios mas também de todo o ambiente.

O caso do Rio Jacu deve ser levado a sério também ao cotidiano

O Rio Jacu no Rio Grande do Norte
O Rio Jacu no Rio Grande do Norte

Além do caso de poluição nos rios, é importante estar atento à outros casos de poluição ao local, nossas ruas é taxada como alvo a sujeiras e, isso pode trazer alguns impactos ambientais além de desencadear para outras localidades.

Os maiores índices de sujeira vem das atividades econômicas ou ações humanas que acaba também afetando a áreas de diversos rios, a limpeza constante dessas áreas é uma tarefa difícil, mas que você pode participar.

Como participar? Por mais que você seja de algum lugar distante, você pode colaborar a favor do meio ambiente, talvez o papel que você jogue agora no chão, seja o papel que estará amanhã no oceano.

Quero conhecer mais sobre O Rio Jacu no Rio Grande do Norte!

Se você gostou de aprender sobre O Rio Jacu no Rio Grande do Norte e quer saber ainda mais sobre esse estado lindo, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: O rio grande do norte contemporâneo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.