+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O rio grande do norte na história da aviação

0

O rio grande do norte na história da aviação é algo que poucas pessoas entendem como aconteceu, sempre ouvimos falar sobre como o aviação surgiu no Brasil mas poucos sabem tudo o que foi causado a partir disso.

O rio grande do norte teve uma pequena participação na guerra contra Hitler por meio de informação obtidas no sertão do rio grande do norte, essas informações passadas para os militares foram cruciais no combate dessas aeronaves que estavam acabando com os navios que levaram suprimentos para os combatentes do exército nazista do Hitler.

O rio grande do norte na história da aviação
O rio grande do norte na história da aviação

As vezes a resposta para uma pergunta vem de onde menos esperamos e isso pode ser provado com esse artigo que deixaremos para vocês, vamos falar sobre um pedacinho da história que parece estar esquecida por falta de interesse das pessoas.

Quem foi José Lourenço? e qual seu papel na aviação do rio grande do norte?

No dia do inusitado acontecimento, Seu José Lourenço, então com 15 anos de idade, estava próximo à casa grande quando escutou o ruído de motores, olhou para o céu e viu uma aeronave que seguia aparentemente no rumo de Natal.

Não era comum ver aviões sobrevoando a sua região, mas o jovem logo suspeitou que aquele aparelho que passava devia ser usado na guerra, nos combates que aconteciam no mar.

Seu José Lourenço não sabia o porquê dessa briga, mas sabia que o Brasil estava em guerra contra os alemães de Hitler, pois eles haviam afundado vários navios brasileiros e provocado a morte de muitas pessoas.

Como as informações de seu José lourenço ajudaram a aviação brasileira?

O rio grande do norte na história da aviação
O rio grande do norte na história da aviação

Sabia também que na capital potiguar os americanos, amigos dos brasileiros, estavam construindo uma grande base para aviões e gastando muito dinheiro nessa atividade. Ele até conhecia gente que tinha ido trabalhar nessas construções, principalmente durante a última seca de 1942 e 43.

Foi quando viu aquela aeronave começar subitamente a cair. Na sequência, ele e todos que se encontravam na sede da Lagoa Nova escutaram um barulho abafado e distante e logo uma nuvem negra se elevou no horizonte para os lados da comunidade rural de Riacho dos Paus.

O jovem e outras pessoas que lá se encontravam se agitaram para ir ver onde ocorreu o acidente, mas seu pai lhe proibiu de seguir para o local. Obedientemente, Seu Lourenço acatou a ordem do genitor. Seu pai foi ao local e voltou triste com o que viu, narrando que os corpos ficaram despedaçados e queimados.

Seu pai relatou tudo que tinha visto e a aeronáutica brasileira foi ao local para estudar os motivos da queda, com essas informações eles puderam relatar os problemas que encontraram ajudando no combate dessas avaliações, mudando o rumo da guerra.

Existe algum registro desse acontecimento?

O rio grande do norte na história da aviação
O rio grande do norte na história da aviação

O lançamento de um livro chamado “lugares de memória” vai contar essa história junto com avarias outras sobre a guerra mundial que aconteceram em todo território do rio grande do norte. Também fala sobre alguns edifícios que serviram para o uso dos militares americanos como EX:

  • quartéis
  • hospitais
  • sedes de companhias aéreas
  • bares
  • cabarés
  • hotéis
  • clubes militares

O livro apresenta informações e imagens (atuais e antigas) de 27 locais de Natal que possuem ligação com a participação do Brasil no conflito, residências de oficiais e do cônsul norte-americano, entre tantos outros pontos que ainda mantêm as características de sete décadas atrás, ou cujos prédios originais deram lugar a novas edificações.

Quero conhecer mais sobre o rio grande do norte na história da aviação!

Se você gostou de aprender conosco e quer aprender ainda mais sobre turismo, cultura, economia e historia, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Pôr do sol em Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.