+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O rio apodi-mossoró

0
O rio apodi-mossoró
O rio apodi-mossoró

O rio Apodi-Mossoró tem sido submetido a pressões antrópicas, especialmente devido à especulação imobiliária e aos empreendimentos comerciais, ocasionando conseqüências deletérias na qualidade e quantidade de suas águas e na saúde pública.

Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é fornecer subsídios para o gerenciamento ambiental na área urbana do município de Mossoró inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. Os procedimentos técnicos constaram na estruturação de um Banco de Dado Georreferenciado, geração de mapas temáticos e integração destes mapas através de técnicas de Sensoriamento Remoto e de Sistema de Informação Geográfica.

Por fim, obteve-se o mapa de vulnerabilidade ambiental, que em associação com sugestões de ações mitigadoras dos impactos ambientais na área de estudo, sintetiza os principais parâmetros de subsídio à gestão ambiental.

Como podemos descrever a extensão do rio Apodi-Mossoró?

O crescimento rápido e desordenado do município de Mossoró no Rio Grande do Norte é o principal fator da degradação do rio Apodi-Mossoró. Este rio constitui a maior fonte de subsistência para as populações ribeirinhas, o que o torna um aspecto fisiográfico de caráter sócio-econômico relevante.

Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é fornecer subsídios para o gerenciamento ambiental na área urbana do município de Mossoró inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. Para atingir este objetivo, foram cumpridos os seguintes objetivos específicos.

Estruturação de um Banco de Dados Georreferenciados

O rio apodi-mossoró
O rio apodi-mossoró

Geração de mapas temáticos contendo informações dos componentes do meio físico e biótico

A partir de dados já existentes, de imagens de satélite e de trabalho de campo; e integrar as informações através de um Sistema de Informação Geográfica, utilizando álgebras de mapas e assim gerar o mapa de vulnerabilidade ambiental. Este mapa em associação com sugestões de ações preventivas e mitigadoras dos impactos ambientais na bacia hidrográfica sintetiza os principais parâmetros de subsídio à gestão ambiental.

Quais os efeitos da ocupação humana nas margens do rio Apodi-Mossoró?
Por conta da população. A ocupação das margens do rio, por exemplo, gera esgotos a céu aberto e ligações clandestinas, responsáveis pelo lançamento de dejetos diretamente no rio. A falta de gerenciamento desses efluentes e resíduos sólidos geram, entre outros problemas, o entupimento das galerias pluviais com o lixo que se acumula sobre as mesmas, o que provoca enchentes durante o período chuvoso.

Assim, os canais fluviais tornam-se mais um veículo para o lançamento de esgoto. Esses esgotos e depósitos clandestinos de lixo a céu aberto, além da poluição visual, representam um grande vetor de doenças de veiculação hídrica, principalmente cólera; febre tifóide; leptospirose; hepatite; esquistossomose; dengue e malária.

O que é Aguapé

O rio apodi-mossoró
O rio apodi-mossoró

Aguapé remove poluentes pesados da água e ainda tem múltiplas utilidades, as folhas são suculentas, de um verde vivo, e as flores oscilam entre diversos tons de azul, anil e violeta, com uma pincelada de amarelo no meio.

Totalmente flutuante, o aguapé (Eichhornia crassipes) alcança um metro de altura, do topo dos talos, acima d’água, às pontinhas das raízes que se estendem abaixo da superfície.

Eventualmente é considerada uma espécie-praga, quando se alastra sem controle, tomando a superfície de reservatórios de hidrelétricas ou de abastecimento. Ou mesmo quando chega a impedir a navegação em corixos e lagos do Rio Grande do Norte.

Quero conhecer mais sobre o rio apodi-mossoró!

Quem quer conhecer pessoalmente as belezas do Rio Grande do norte pode visitar o estado e se maravilhar com as paisagens mais belas, mas como nem sempre é possível existe outra opção.

Se você gostou do nosso artigo e quer continuar conhecendo cada vez mais sobre turismo, economia, geografia, historia e cultura, não perca a chance de ter mais um vislumbre lendo nosso artigo sobre: O rio seridó.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.