+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O que é potiguar

0

O que é potiguar? É meio difícil por em palavras o quanto forte e resistente é esse povo, donos de uma história cheia de glória e conquistas o povo Potiguar são muito importantes na História do Brasil desde o descobrimento até os dias atuais, seja na produção, pesca ou exportação.

O que é potiguar
Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

O povo Potiguar é conhecido principalmente por conta do significado do seu nome traduzido do Tupi, Potiguar é uma denominação dada a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte. Potiguar ou potiguara é o nome de uma grande tribo tupi que habitava a região litorânea do que hoje são os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Em tupi quer dizer “comedor de camarão”. Vários descendentes da tribo dos potiguares adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Filipe Camarão, e sua esposa, Clara Camarão.

Como é a realidade dos índios Potiguar que resistem no Rio Grande do Norte?

Os mais antigos que ainda tentam manter as tradições de seus povos vivas lamentam o rumo que as coisas tomaram “Em três séculos toda essa gente desapareceu. Nenhum centro resistiu na paz às tentações da aguardente, às moléstias contagiosas, as brutalidades rapinantes do conquistador. Reduzidos foram sumindo misteriosamente, como que sentindo que a hora passara e eles eram estrangeiros na própria terra”.

é realmente triste a maneira que as coisas se encontram hoje em dia, muitos não reconhecem a luta que é para um povo que sempre tiveram cultura e depois foram obrigados a largar isso de uma hora para outra.

Qual a história dos indígenas Potiguaras?

Um povo valente e guerreiro, da terra de Acajutibiró, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro.

Sua história de contato com a sociedade não indígena que começou a dominar as terras Brasileiras no início da colonização sempre foi marcada por grandes conflitos para defender suas terras.

O que é potiguar
Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

Hoje, procuram manter o vigor de sua identidade étnica por meio do reaprendizado da língua Tupi-Guarani, do complexo ritual do Toré, da circulação de dádivas nas festas de São Miguel e de Nossa Senhora dos Prazeres, na produção dos idiomas simbólicos do sangue e da terra e na produção cultural dentro da prática do turismo étnico, que é muito forte em todo o estado.

Quais são as tribos indígenas que ainda mantém suas tradições?

É importante lembrar que por conta da miscigenação muitas dessas tribos estão quase extintas, suas culturas matriz foram ganhando espaço para novas adaptações e os índio tomando um pouco de apreço pelo mundo do homem branco.

  • Sagi-Trabanda
  • Potiguara
  • Catu
  • Amarelão
  • Caboclos de Açú
  • Tapuias Trarairiús

Aldeias deram lugar a povoados, Povoados deram lugar a cidades e assim foi acontecendo a modificação cultural no meio desses povos que nunca deixaram de lutar para preservar alguns de seus costumes mais antigos, ainda hoje é possível encontrar danças e festas que remetem ao tempo da colonização

Como vivem os potiguaras?

Os Potiguara, provavelmente, são os únicos dentre os povos indígenas situados no Brasil a viver no mesmo lugar desde a chegada dos colonizadores há 500 anos, sua rotina e cultura tem sido um pouco alterada ao longo dos anos mas os Potiguaras são uns dos poucos povos indígenas que ainda conseguem manter suas tradições.

O que é potiguar
Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

Com uma população de aproximadamente 19 mil indígenas entre habitantes das aldeias e das cidades de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, os Potiguara se concentram numa área do litoral norte paraibano situada entre os rios Camaratuba e Mamanguape. Um número não contabilizado de pessoas vive ainda em outras cidades como Mamanguape, João Pessoa e até mesmo no Rio de Janeiro ou no Rio Grande do Norte.

Potiguar significado

Cada cantinho do nosso país é marcado por sua regionalidade. Chega a ser incrível a diferença nas gírias, nos costumes, na comida… se formos listar tudo que difere o Norte do Sul o Nordeste do Centro-Oeste, ficaríamos um dia inteiro e não acabaríamos com esse artigo nem tão cedo.

O que é potiguar
Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

Nesse caso, os potiguares não são diferentes dos paulistas ou dos cariocas. As gírias usadas em Natal são estranhamente diferentes, se falam coisas que na maioria dos outros estados brasileiros tem o significado totalmente diferente, às vezes é a mesma expressão!

Mas você que mora no Rio Grande do Norte entende perfeitamente o que elas significam.

O povo Potiguar são reconhecidos pelo significado do seu nome e também pelas dificuldades e adaptações que sofreram ao longo da história do Brasil, um povo guerreiro e extremamente receptivo fazendo jus ao jeitinho brasileiro de ser.

Qual o significado do nome Potiguar?

Quem nasce no estado do Rio Grande do Norte. Potiguar ou potiguara é o nome de uma grande tribo tupi que habitava a região litorânea do que hoje são os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

O que é potiguar
Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

Em tupi quer dizer “comedor de camarão”. Vários descendentes da tribo dos potiguares adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Filipe Camarão, e sua esposa, Clara Camarão.

A relação entre potiguar e camarão já é bem antiga. Eles possuem vários restaurantes que usam essa iguaria como prato principal. Eles também tem muitos viveiros desse bichinho espalhados nas principais lagoas e praias do Rio Grande do Norte.

Quais as gírias que são apenas usadas em Potiguar?

Algumas gírias em Natal são extremamente diferente de outras comparado a outros estrado dentro do Brasil, algumas chegam a ser até contraditórias e só quem está familiarizado consegue entender sem achar um pouco estranho, confira abaixo alguns exemplos que separamos para você.

Em Natal, você não vai embora. Você vai chegar, nada de “vou embora”. Quando alguém vai deixar um local, ele que vai chegar, é totalmente contraditório mas algo totalmente comum em Natal.

Sem chamego no cangote, cheiro por aqui é outra coisa. Se pra quem não mora no estado cheirar alguém é uma ação que une o nariz de um e o pescoço de outro, para o potiguar “um cheiro” não significa cheirar literalmente, mas sim dar um beijo carinhoso por trás, na nuca.

Malhar não é acordar às 5h da manhã e tirar selfie no espelho para os potiguares, a expressão quer dizer zombar, zoar, expôr ao ridículo. Então, cuidado! Você pode ser “malhado” sem fazer nenhum exercício, chegamos a conclusão de que seríamos extremamente zoados em Natal.

O que é potiguar
Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

Mulher, homem, criança, velho e até mesmo animais. Em Natal é tudo é rapaz sem enrolação, essa próxima é um pouco comum fora do Rio Grande do Norte e você deve conhecer “Rapaz” é uma expressão usada para qualquer um, não importa o sexo. E ainda tem gente que fala assim com animais: “rapaz, você mijou no sofá de novo?”

Essa é outra que não tem nada a ver com o real significado, rim um órgão do corpo humano… não é bem assim. Em Natal, e em outras regiões do Nordeste, rim significa ruim.

Esses parágrafos foram apenas alguns exemplos de palavras que são características do Rio Grande do Norte, deixamos você um pouco por dentro desse vocabulário um pouco peculiar, agora sempre que você der uma passadinha por esse estado maravilhoso você não achará tão estranho o uso dessas frases, o povo Potiguar é muito receptivo e alegre interagir com eles usando coisas locais é uma boa sacada para animar sua viagem.

Potiguar nasce onde?

Potiguar é a pessoa que nasce no estado do Rio Grande do Norte. A origem desse termo está no fato de que quando da chegada dos portugueses ao que se tornou o Brasil, ao longo do período de ocupação do território, eles encontraram nativos (indígenas) na região que hoje corresponde ao estado do Rio Grande do Norte. Esses indígenas se identificaram como Potyguares, que significa “comedores de camarão”.

Isso era tão forte entre eles que seu líder ficou conhecido como Felipe Camarão (sendo Felipe o nome português escolhido). Este líder teve um papel relevante na política local da época da chegada dos portugueses ao Rio Grande do Norte.

Essas são as descrições mais precisas que podemos passar para você que está lendo esse artigo, mas também pretendemos lhe passar algumas informações adicionais para te deixar por dentro de tudo que é importante dentro do Rio Grande do Norte em questão de fatos históricos.

Onde os potiguares se localizavam?

Os Potiguara tinham em 2004 uma população estimada em 10.837 habitantes, distribuída em 32 aldeias nos municípios de Baía da Traição, a formação dos três municípios paraibanos onde os Potiguara se localizam na Baía da Traição, guarda uma estreita relação com a constituição dos aldeamentos missionários de São Miguel de Baía da Traição e Monte-Mór, sendo este último originado da destruição do aldeamento de Mamanguape.

O que é potiguar
Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

O grupo passou a constituir as aldeias de Baía da Traição e da Preguiça no município de Mamanguape assistidos pelos missionários do Carmo da Reforma, assim, a localização dos Potiguara nas faixas de terras acima mencionadas guarda uma estreita relação com os processos históricos dos séculos XVIII e XIX, os quais marcaram a conquista definitiva do território potiguara pelos portugueses.

Como foram os primeiros contatos dos Potiguares com os brancos?

A história do contato dos Potiguara com os brancos remonta as às primeiras tentativas europeias (portuguesas, francesas e holandesas) de colonização e de comércio com as tribos indígenas começaram pacíficas e depois foram ficando agressivas.

Por falta de mão de obra os brancos começaram a querer escravizar os índios que não receberam bem essa tentativa, logo os conflitos começaram causando muitas mortes de roubos de terras, os Potiguara não apenas se encaixavam na categoria “gentios bravos” eles realmente faziam valer o título.

Uma historia cheia de viradas

Depois de aprender um pouco sobre o que é potiguar e sobre como essa tribo sobreviveu a tantos desafios e continua lutando até hoje para manter sua cultura você pode achar que já sabe tudo sobre os índios potiguares e suas realizações, cultura e conquistas.

Fonte: Acervo do jornalista Elias Medeiros
www.eliasjornalista.com

Mas não se engane, ainda existe muito que você pode aprender pessoalmente, esse artigo retrata apenas uma pequena parte do significado real do que é ser um potiguar e qual a importância historia desta tribo para todo o Brasil.

Então em sua próxima visita ao Rio Grande do Norte não perca a oportunidade de mergulhar de cabeça na historia e conhecer de perto essa gente guerreira que apesar de tudo se mantem lutando e sobrevivendo a todos os desafios com sua cultura preservada.

Quero aprender mais sobre o que é potiguar!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre a cultura potiguar e quer continuar aprendendo cada vez mais, aproveite essa oportunidade e continue lendo nossos artigos para conhecer um pouco mais sobre esse povo e muitas outras características do Rio Grande do Norte.

Quer conhecer mais sobre cultura, turismo, economia, historia e culinária? aproveite para ler nosso artigo sobre: O que é litoral?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.