+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O que é litoral?

0

Você sabe definir o que é litoral? 

Apesar de ser um termo comum do nosso dia, entender o litoral de um ponto de vista mais científico é um conhecimento que muitas pessoas não possuem!

Quem conhece o menos um pouquinho as praias do Rio Grande do Norte do Rio Grande do Norte sabe   são famosas internacionalmente pela beleza de  sua costa e também pela grande presença de recifes de corais exuberante fauna  e flora marinha.

E  hoje nós vamos falar para você sobre o que é litoral de um ponto de vista mais científico, explicando também sobre a diversidade da fauna e da flora Marinha, e aproveitando essa deixa para apresentar para você belezas do litoral do Rio Grande do Norte.

Fique tranquilo, fizemos um texto super bacana de ver para você entender sem complicações a importância do litoral para a biodiversidade do planeta e como presente ver mais de pertinho as paisagens deslumbrantes da Terra do Sol.

Vamos lá?

Entenda O que é litoral

Natal RN é cidade famosa pela beleza da sua costa marítima,  eu nem de brigar belas paisagens de praia, também tem uma grande diversidade de vida marinha e muitas  áreas de preservação ambiental, inclusive para a proteção das tartarugas marinhas e dos Golfinhos.

O que é litoral
Litoral de Natal RN. Foto: Canindé Soares.

Podemos destacar entre essas áreas a lindíssima Praia da Pipa RN  e a Barreira do Inferno que abriga uma praia que é centro de proteção da desova das tartarugas marinhas  sobre a tutela do Projeto Tamar.

Portanto,  no Rio Grande do Norte,  quando nos perguntamos o que é litoral,  estamos falando sobre o estado que reúne de forma muito harmoniosa a preservação da natureza e o turismo com uma perspectiva ecológica.

Vamos entender melhor o que é litoral e a importância da vida marinha para o planeta a seguir.

O que é litoral –  o que diz a ciência

Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima, ou seja, aquilo que chamamos de praia, mas também falésias e paredões de rochas.

Praia da Restinga, Baía Formosa. Foto: @pipapasseios

O litoral é um termo que se refere a uma faixa de terra a qual engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país. Portanto, esse termo é um adjetivo usado para referir aquilo que diz respeito à beira-mar, sendo ainda muitas vezes empregado como um contraponto à palavra interior.

Portanto,  quando falamos de  litoral, também nos referimos as cidades que ficam nessa faixa de terra,  por isso da expressão cidade litorânea.

Já em em biologia marinha, chama-se zona litoral o conjunto de ecossistemas localizados nesta região e que sofrem a influência das marés. 

Tais biomas quase sempre  são cientificamente divididos os chamados nos “andares” supralitoral, acima da linha da maior preia-mar, mediolitoral ou zona intertidal, entre os limites das marés, infralitoral, imediatamente abaixo, e circalitoral, compreendendo as águas ainda integradas na zona eufótica, zona na qual a luz do Sol pode penetrar, e que também correspondem à província ou zona nerítica.

O que é o litoral brasileiro e qual a sua extensão?

O  litoral brasileiro é toda a faixa de terra que fica beira mar  de norte a sul do país de um extremo ao outro da nação. Nosso litoral ao tem uma extensão de 7 491 quilômetros, o que nos torna o  país detentor 16.º maior litoral nacional do mundo. Toda a costa encontra-se ao lado do Oceano Atlântico. 

Praia de Camurupim. Foto: @fotografokduoliveira

Quanto as principais características do nosso litoral podemos dizer que temos um número considerável de características geográficas que podem ser encontradas  em nossa faixa costeira, desde ilhas até arrecifes e baías. Nós temos um total de 2 095 praias, todas famosas no mundo todo e que recebem um grande número de turistas

Quais as paisagens que podem compor essa faixa de terra costeira para que eu entenda melhor o que é litoral?

Quando falamos sobre litoral temos de entender que o termo não se refere apenas a praias,  mas a toda a extensão de faixa de Terra que fica a beira mar, mesmo que não haja praias de areia branca e macia como as praias potiguares por ali. Um mesmo país pode apresentar grande variação litorânea de acordo com as características geográficas de relevo e hidrográficas da região. Nele encontram-se praias, costões e mangues.

O que é litoral –  o litoral do Rio Grande do Norte

Graças a sua  à sua localização geográfica, que torna o estado um vértice a nordeste da América do Sul, o Rio Grande do Norte é tido como uma das “esquinas” do Brasil e do continente.

São Miguel do Gostoso. Foto: @alexia_nicoly

Nesta posição o estado também adquire uma grande projeção para o Atlântico, a maior dentre os estados brasileiros.

Seu litoral tem uma extensão aproximada de quatrocentos quilômetros, sendo um dos mais famosos do Brasil. As praias potiguares são famosas Pela beleza e pela frente a infraestrutura que tem para receber os turistas.

Nós temos praias para todos os gostos desde aquele  refúgios desertos para quem quer fugir da multidão,  até praias com uma infraestrutura digna de nível internacional,  como é o caso da conhecida a praia da Ponta Negra em Natal RN.

De um ponto de vista  ambiental temos que ressaltar os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. 

Os oceanos e os mares são responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.

Eu no futuro é muito provável que a  areia do fundo dos oceanos seja uma das principais fontes para uso na construção civil.

Além, é claro,  do mar fervilhar com muitas formas de vida marinha,  e ser uma paisagem incrível onde passamos nossos momentos de lazer e apreciamos vistas deslumbrantes.

Confira outras informações importantes sobre o que é o litoral e o litoral Potiguar a seguir.

Quais os outros recursos são extraídos dos oceanos  para que eu compreenda melhor o que é litoral?

Além do que já mencionamos, é importante que você Muitos dos recursos minerais utilizados são extraídos do fundo do mar, como o magnésio, que é utilizado em ligas metálicas, especialmente com o alumínio.

Ponta Negra. Foto: @lannamelissad

O bromo,  o importante componente que é utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica também vendo você anos e boa parte do sal de cozinha (cloreto de sódio) e você consome também é obtido diretamente a partir da água do mar.

Quais os lugares mais bonitos para conhecer no Rio Grande do Norte em o que é litoral?

Se você nunca veio ao Estado do Rio Grande do Norte nós temos algumas indicações de locais a visitar por aqui. Conheça as:

  1. Praias de Natal RN
  2. São Miguel do Gostoso Rio Grande do Norte
  3. Touros Rio Grande do Norte
  4. Galinhos Rio Grande do Norte
  5. Pipa no Rio Grande do Norte

O que é litoral: dicas finais

Como vimos, saber o que é litoral é muito importante para nossa cultura geral e também para que possamos entender melhor a relevância de proteger os oceanos.

E claro, o  litoral do Rio Grande do Norte merece ser apreciado em qualquer ocasião!

Essas foram as nossas dicas de hoje,  antes de ir que tal conferir com o nosso Guia Completo de Passeios?

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.