+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O que conhecer em Natal

0

Você está vindo visitar a Terra do Sol  e não sabe o que conhecer em Natal Rio Grande do Norte?  

Então fique com a gente e acompanha esse texto que nós vamos apresentar pontos turísticos incríveis que você não pode deixar de ver por aqui!

Quando viajamos principalmente para um lugar onde nunca fomos,  podemos não ter certeza de quais lugares são legais para ir ou não saber quais as principais pontos turísticos da região.

E pensando nisso nós elaboramos esse texto com dicas de lugares imperdíveis para você saber o que conhecer em Natal.

 Então vem com a gente agora por esta jornada pela Terra do Sol!

O que conhecer em Natal –  belezas naturais e atrativos culturais

A cidade de Natal RN é repleta de belezas incríveis, são muitos atrativos turísticos para conhecer  na capital Potiguar, e nós vamos apresentar um pouquinho deles para você hoje. 

o que conhecer em Natal
Praia de Areia Preta. Foto: foto @droneemnatal

Além das praias de Natal RN, que são muito bonitas e com certeza farão parte do seu com roteiro de viagem, a Capital do Rio Grande do Norte também  tem muito a oferecer aos visitantes em termos de Cultura, história e paisagens naturais. 

Prepare-se para ter um gostinho antecipado do que você vai poder ver e fazer em Natal RN!  Acompanhe a seguir.

1.  O que conhecer em Natal –  visite as praias

E como não poderia deixar de ser a nossa primeira dica é que você não deixe de conhecer as praias de Natal RN.

Praia de Ponta Negra. Foto: @alexandre.vasconcelo.rn

Poucas pessoas sabem, mas a capital Potiguar Natal RN  é uma das três capitais brasileiras que se localiza em uma ilha, as outras duas  são Vitória no Espírito Santo e Florianópolis em Santa Catarina.

Ou seja, em Natal RN o que não falta são praias para você conhecer. E a principal delas sem dúvida é a Praia Ponta Negra.

Ponta Negra é uma praia muito conhecida e procurada que os visitantes que vem até a capital  Potiguar, ela tem a melhor infraestrutura turística da cidade e uma das paisagens mais incríveis que você poderá ver.

É na Praia de Ponta Negra que fica um dos cartões postais da cidade de Natal RN: o Morro do Careca.

O Morro do Careca é uma duna de 107 metros de altura, uma paisagem incrível que leva esse nome porque as suas formação assemelha-se a uma careca humana, graças a sua faixa de areia margeada por vegetação nativa.

Infelizmente não é possível subir no Morro do Careca, é uma zona de Proteção Ambiental que foi fechada devido à intensa prática “esquibunda” (descer as dunas numa prancha) que estava degradando a duna gigantesca.

Mas, você pode apreciar a paisagem de longe e aproveitar para fazer fotos incríveis de registro da sua viagem.

O que conhecer em Natal na praia de Ponta Negra?

Quando você vier até a praia de Ponta Negra Não deixe de conhecer os restaurantes que ficam na orla da praia, seus bares  e também não deixe de fazer um passeio de barco para ver de alto mar o Morro do Careca. Você também pode aproveitar para dar um mergulho, e praticar esportes como Voo de parapente e surf.

O que conhecer em Natal  nas praias potiguares?

E além da Praia de Ponta Negra a cidade de Natal RN e também tem outras praias muito bonitas que você pode visitar. Se você estiver interessado em uma praia mais sossegada e frequentada por moradores locais, vá até a Praia do Meio. Outras praias bonitas que você pode conhecer na cidade de Natal RN: Praia dos Artistas, Praia da Redinha, e a Praia de Areia Preta

2. O que conhecer em Natal –  o Forte dos Reis Magos

Outro ponto turístico que você não pode deixar de conhecer em Natal é o Forte dos Reis Magos,  marco inicial da cidade. 

Forte dos Reis Magos. Foto: @andersonfotospro

Construído em 1599, O Forte dos Reis Magos era uma fortaleza de uso militar que foi  erguida na praia nas proximidades da Foz do Rio Potengi, na Praia do Forte para servir de proteção ao território português recém-descoberto.

Na época os colonizadores portugueses tinham uma especial preocupação com as invasões dos corsários franceses, mas a fortaleza acabou servindo mesmo para defender o território da Invasão Holandesa.

No centro do Forte dos Reis Magos há uma pequena igreja, que além de servir de inspiração Religiosa e devocional, era um esconderijo para as armas e munições dos Soldados.

O que conhecer em Natal no Forte dos Reis Magos?

Quando você vier conhecer as Fortaleza dos Reis Magos, não deixe de observar com atenção os pisos da construção, pois ainda são originais.  Observe também os canhões que são originais e alguns até mesmo funcionam, e não deixe de ver também a Pedra do Marco do descobrimento do Brasil, monumento que foi colocado pelos portugueses quando descobriram as nossas terras.

A Pedra do Marco ficava localizada na praia do Marco, mas foi movida para Fortaleza dos Reis Magos com o objetivo de evitar a sua degradação. 

O que fazer em Natal na praia do Forte Onde fica a Fortaleza do Reis Magos?

Além de conhecer a Fortaleza você pode aproveitar um dia na Praia do Forte, que é uma  das mais bonitas de Natal. Aproveite as piscinas naturais, e o mar tranquilo graças a barreira de pedras que protegem a praia de ondas mais fortes.  Aqui não tem uma grande infraestrutura como na praia de Ponta Negra, mas existem algumas barracas na praia.

3.  O que conhecer em Natal –  a Ponte Newton Navarro

Outro cartão postal da capital Potiguar e que você não pode deixar de conhecer é a famosa Ponte de Todos ou Ponte Newton Navarro.

Ponte Newton Navarro. Foto: @niterunner_2

A ponte Newton Navarro construída em 24 de outubro de 2004 e inaugurada em novembro de 2007 é uma das atrações turísticas do estado, um verdadeiro espetáculo.

Essa fonte faz a ligação entre os bairros da Zona Norte de Natal, e também dos municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul.  

Uma de suas pontas está na Praia do Forte, que mencionamos anteriormente, enquanto a outra está na praia da Redinha, única praia urbana da zona norte da cidade.

O que conhecer em Natal na Ponte Newton Navarro?

A principal finalidade de sua construção foi desobstruir o tráfego da Ponte de Igapó. Também teve como objetivo promover melhorias para o acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A ponte tem ao todo 1.8 quilômetros de extensão e foi Projetada para  ser mais do que apenas uma ponte, mas também um atrativo turístico para a cidade.

O que conhecer em Natal ao visitar a Ponte Newton Navarro?

Não deixe de apreciar o pôr do sol sobre o Rio Potengi nas proximidades da Ponte Newton Navarro,  esse é um dos espetáculos mais bonitos que você ia assistir na capital Potiguar. E se puder passar de carro por aqui à noite aprecie a iluminação da ponte,  um verdadeiro show de luzes. Então quando vier a Terra do Sol Conheça a Ponte Newton Navarro.

4. O que conhecer em Natal –  o Bosque dos Namorados

A nossa a próxima dica de um lugar que você não pode deixar de conhecer quando estiver na capital Potiguar é o Bosque dos Namorados Natal RN.

Bosque dos Namorados.

O Bosque dos Namorados é um parque de  vasta área verde cuja a entrada é gratuita e que tem muitos atrativos para os visitantes e também para os moradores locais.

Por aqui é possível fazer trilhas pela Mata Atlântica, além do espaço  tem um parquinho infantil onde as crianças podem se divertir na sombra enquanto  você aproveita o parque sem se preocupar.

O Bosque Dos Namorados também tem um centro de pesquisas,  onde você pode conferir espécies de flores, algumas plantas inclusive sobre risco de extinção.

O Bosque também tem um viveiro de aranhas e cobras,  e desenvolve outros trabalhos de pesquisa científica. Muitos pesquisadores e estudantes de diversas áreas, como  ciências biológicas e turismo, trabalho no Parque que também gera muitos empregos e movimenta a economia local.

O que conhecer em Natal no Bosque dos Namorados?

Ao visitar o parque Bosque dos Namorados que tal fazer uma trilha pela Mata Atlântica?  Se você está pensando que não tem preparo físico para isso O que as crianças não vão poder acompanhar,  saiba que existe uma trilha bem fácil com apenas 800 m de extensão e que dá para fazer em 40 minutos, até mesmo crianças (a partir dos 7 anos de idade) podem me acompanhar e completar o percurso. 

Caso você prefira um desafio maior, existem trilhas com nível de dificuldade intermediário e alto para atletas e para pessoas com um preparo físico que gostam de se exercitar.

O que Conhecer em Natal para me divertir no Bosque dos Namorados?

Você também pode aproveitar a extensa área verde do Parque para correr e caminhar,  pode aproveitar para fazer o piquenique nas mesas ao ar livre que existem no parque,  pode jogar jogos de tabuleiro nas mesas para jogos que estão espalhadas pelo local e pode conhecer o centro de visitantes, onde você terá acesso a uma lanchonete, informações sobre o parque e também uma biblioteca especializada em meio ambiente. 

5. O que  conhecer em Natal –  Artesanato em Natal

Outra dica importante, que nós não poderíamos deixar de dar, é que você visite e se quiser faça compras nas diversas feiras de artesanato que você vai encontrar pela cidade.

Entrada da Feira na Ponta Negra. Foto: @lisasmaniott

Ao visitar a capital Potiguar, portanto, conheça o Artesanato em Natal

Você terá a oportunidade de ver peças produzidas por artistas locais,  Muitas delas únicas que você não poderá encontrar em nenhum outro lugar. E poderá comprar em inúmeros itens de utilidade para sua casa ao retornar da viagem e também poderá comprar presentes ou lembranças da sua viagem.

O que  conhecer em Natal para  visitar o artesanato local?

Existem diversas feiras de  artesanato pela cidade, uma delas fica na praia de Ponta Negra e é super fácil de achar.  Também tem feirinha de artesanato na Praia dos Artistas, mas caso você prefira fazer as suas compras em um ambiente com maior variedade de lojas artesanais,  visite o Centro de Turismo de Natal que fica  no Centro Histórico da cidade. 

O que  conhecer em Natal  no centro de turismo?

Quando visitar o Centro de Turismo não deixe de observar a própria historicidade do prédio construído em estilo neoclássico.  Aproveite as lojas de artesanato e se você gosta de uma boa festa não deixe de conferir o forró com turista, uma festa muito animada realizada todas as quintas-feiras à noite no centro de turismo e que reúne tanto visitantes quanto moradores locais.  

O que conhecer em Natal no centro de turismo durante a festa forró com turista?

Caso esteja viajando em família pode vir tranquilo a festa familiar e muitos moradores Potiguar gente vai acontecer mesmo as crianças pequenas para participar.  A festa também tem bebida e comida tradicional nordestina além de um Show com o repentista, um verdadeiro espetáculo que apresenta a cultura tradicional do Nordeste.

6.  O que conhecer em Natal – Parque das Dunas

Outra dica super bacana é que você aproveite para  conhecer o Parque das Dunas.

Dunas em Genipabu e praia. Foto: foto @21jenipab

O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil, ficando somente atrás do Parque Nacional da Tijuca localizado no Rio de Janeiro.

E você já conheceu um pouquinho dele anteriormente nesse mesmo posto e quando apresentamos para você o Bosque dos Namorados, que nada mais é que a entrada do Parque das Dunas.

O que  conhecer em Natal no parque das dunas?

E como você pode imaginar o Parque das Dunas não leva esse nome a tua são quilômetros é mais quilômetros de Dunas para você conhecer e a melhor forma de fazer isso é contratando um passeio de buggy.

O que conhecer em Natal durante o passeio de buggy pelo Parque das Dunas?

Durante  o passeio de buggy você vai ter oportunidade de conhecer as Dunas da região além de ver Lagoas de água doce que você vai encontrar pelo  caminho, em muitas dessas lagoas você pode fazer uma parada para um banho refrescante. O passeio de buggy termina em uma das praias mais bonitas de todo o Rio Grande do Norte, Genipabu RN.

7. O que conhecer em Natal –  conheço os arredores da capital Potiguar

E a nossa última dica sobre o que conhecer em Natal é que você não deixe de fazer os famosos passeio bate-volta que te levam para conhecer diferentes regiões do litoral Potiguar.

Genipabu. Foto: @douglasbertolace

Um dos passeios mais procurados é o passeio de buggy que que leva até Genipabu RN,  e que vai passar pelo Parque das Dunas como mencionamos anteriormente, mas existem outros lugares que você pode conhecer como Pipa Rio Grande do Norte.

O que conhecer em Natal nos passeios bate e volta?

Aproveite para conhecer as praias do litoral sul, como Pipa, Baía dos Golfinhos,  Praia do amor Praia do Madeiro. Aproveite também para conhecer a Lagoa de Guaraíras  e as belezas das praias do litoral norte como Genipabu e Galinhos. Divirta-se nas brincadeiras de “esquibunda”, que consiste em descer as dunas em uma prancha de madeira e são muito realizadas nas Lagoas,  e também nas brincadeiras do “aerobunda”, onde você pode atravessar as lagoas em uma tirolesa e caiu na água e se quiser.

 O que conhecer em Natal durante os passeios pelas praias, lagoas e dunas?

Além de se divertir muito não se esqueça de se informar  com antecedência sobre o itinerário do passeio, e lembre-se de levar dinheiro para suas despesas pessoais como o almoço e contras de lembranças.  Se você for fazer passeios adicionais como os pedalinhos muito comuns nas Lagoas ou passeio de dromedário em Genipabu RN saiba que o valor desses passeios é cobrado à parte, portanto, planeje bem o seu passeio para não ser pego desprevenido.

O que conhecer em Natal:  dicas finais

Como vimos existem muitas coisas para você fazer e conhecer em Natal RN,  o principal é sempre planejar a sua viagem com antecedência e não esqueça de fazer as suas reservas, também com antecedência, para garantir as suas acomodações.

E se você quiser conferir os melhores passeios do Rio Grande do Norte e escolher aqueles que você não vai deixar de fora do seu roteiro de viagem,  confira também o nosso Guia completo de passeios.

Essas foram  às nossas dicas de hoje, até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.