+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O populismo aluizista da década de 60

0

O populismo aluizista da década de 60 ainda é hoje em dia considerado como um dos movimentos políticos de maior importância na historia Brasileira tendo impactado diretamente o crescimento político do pais.

No contexto atual, o termo populismo tem sido relacionado a regimes e governantes que adotam um discurso voltado para as massas, procurando dividir a sociedade em dois grupos. Nesse sentido, o governante apresenta-se como o responsável por cumprir as vontades do povo na luta contra um inimigo em comum da sociedade, como a elite corrupta.

O populismo aluizcosta da década de 60
O populismo aluizista da década de 60

Populismo é um conceito que foi utilizado pelos historiadores para explicar parte dos fenômenos políticos do Brasil. Recentemente, esse termo tem sofrido diversas críticas.

Populismo é um termo utilizado na Ciência Política para explicar práticas associadas a governantes da América Latina durante boa parte do século XX. No caso do Brasil, essa palavra é utilizada para se referir, principalmente, o período da nossa história que se estendeu de 1930 a 1964.

A associação do populismo com a fase citada fez com que ela ficasse conhecida como “República Populista”, chamada pelos historiadores de Quarta República. Alguns políticos dessa época, como Getúlio Vargas, JK e João Goulart, são encarados como símbolos populistas.

Quais as características do populismo?

O populismo aluizcosta da década de 60
O populismo aluizista da década de 60

O populismo engloba varias partes da história da política brasileira abaixo deixamos alguns exemplos de fragmentos que quando juntamos foram o conceito de populismo.

  • Governo Provisório
  • Constitucional
  • Estado Novo
  • Segundo Governo

A definição clássica de populismo foi construída para explicar a experiência histórica brasileira, e também de outros países, no século XX. De acordo com a organização feita pelo historiador e professor Marcos Napolitano, esse conceito apresenta as seguintes características.

Relação direta e não institucionalizada do líder com as massas: A relação do líder populista com o povo era estabelecida por meio da influência de seu carisma sobre as massas. Logo, não era um contato construído por nenhuma instituição política.

Forte nacionalismo econômico: Tendência dos políticos a adotar medidas econômicas nacionalistas.

Discurso em defesa da união das massas: O discurso era voltado para a conciliação das diferentes classes sociais. Nesse sentido, o líder não falava em nome de uma classe específica, mas sim em nome da nação.

Liderança política baseada no carisma e no clientelismo: O papel de líder desempenhado pelo político populista sustentava-se tanto no seu carisma quanto na rede de favores desenvolvida a partir dele.

O populismo aluizcosta da década de 60
O populismo aluizista da década de 60

Frágil sistema partidário: Na definição clássica, as nações populistas possuíam um sistema partidário frágil, pois o poder político concentrava-se unicamente no líder, não nas instituições políticas.

Essa organização era utilizada para explicar a realidade brasileira, sendo aplicada também em processos políticos que aconteceram em outros países da América Latina, como os casos do peronismo (Argentina) e do cardenismo (México).

No caso do Brasil, o grande nome do populismo foi Getúlio Vargas, presidente do país em dois momentos: 1930 a 1945 e 1951 a 1954.

Quais as especulações sobre o populismo?

Cientistas políticos e sociólogos afirmam que o populismo tratava-se de uma fase intermediária enfrentada por sociedades “atrasadas” durante seu processo de modernização capitalista. Nesse sentido, o populismo seria o estágio político encontrado por sociedades em processo de urbanização para mediar o conflito de classes existente.

Todo esse conceito foi definido para separar estratégia política de bem estar da sociedade.

Quem foi Aluizio Alves?

O populismo aluizista da década de 60
O populismo aluizista da década de 60

É com grande emoção que falaremos um pouco sobre essa figura que sempre lutou em prol do desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte, por seus feitos que sempre levaram esse estado para um caminho de prosperidade Aluízio Alves sempre é lembrado pelos moradores com grandes festividades espalhadas por todo estado, mas quais foram os feitos desse homem? veja abaixo alguns exemplos para conhecer mais que foi Aluízio Alves.

Mandatos (na Câmara dos Deputados:

  • Deputado(a) Federal – (Constituinte), 1946-1951, RN, UDN, Dt. Posse: 05/02/1946; Deputado(a) Federal – 1951-1955, RN, UDN, Dt. Posse: 01/02/1951; Deputado(a) Federal – 1955-1959, RN, UDN, Dt. Posse: 01/02/1955; Deputado(a) Federal – 1959-1961, RN, UDN, Dt. Posse: 01/02/1959; Deputado(a) Federal – 1967-1969, RN, ARENA, Dt. Posse: 01/02/1967; Deputado(a) Federal – 1991-1995, RN, PMDB, Dt. Posse: 01/02/1991.

50 anos atrás a população do Rio Grande do Norte recebia com grande alegria a posse da candidatura do Aluizio Alves, a campanha eleitoral que o levou ao cargo criou a imagem que acompanhou Aluízio Alves até o dia de sua morte, os galhos de árvores na sua camisa, e os lenços verdes que ele usava significava esperança, sempre dando importância às minorias e as pessoas que mais necessitavam de ajuda Aluizio trilhou seu caminho político e nunca foi esquecido pelos habitantes do Rio Grande do Norte.

O que Aluízio Alves fez pelo Rio Grande do Norte?

O populismo aluizista da década de 60
O populismo aluizista da década de 60

Sempre com suas metáforas fortes Aluízio Alves ficou conhecido por sempre falar “ A César o que é de César”. Advogado e político atuante, foi Aluízio que fez o Rio Grande do Norte até então inexpressivo ser reconhecido no mapa do Brasil. Responsável pelo avanço de diversos setores que estão em alta até hoje ele tirou da lama a economia de Potiguar, colecionou séries de cargos nos poderes legislativo e executivo.

Foi deputado federal, governador, ministro do estado e teve seus direitos políticos suspensos pelo regime militar por ser contra esse governo que ele nunca fez questão de esconder que era extremamente repressor e explosivo.

Sendo um cara a frente do seu tempo Aluízio Alves criou durante a ditadura o projeto “Tribuna do Norte” e ajudou a construir o grupo Cabugi de comunicação. Mas por trás da figura pública e da face empreendedora, era um homem simples e muito ligado a família.

Aluízio Alves é bem visto por outros políticos da atualidade?

A trajetória política e o empreendedorismo do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves foram destacados esta tarde pelos deputados Poti Júnior–PMDB e Vivaldo Costa-PR. Nesta quinta feira, 11, se vivo fosse Aluízio estaria completando 90 anos de nascimento.

Na homenagem póstuma, Poti destacou a liderança política do ex-ministro que conquistou o seu primeiro mandato nas eleições de 1945, eleito para a Assembleia Nacional Constituinte como o mais jovem deputado aos 24 anos de idade.

“Além de um brilhante político, Aluizio Alves foi um empreendedor de destaque no Rio Grande do Norte. Criou o sistema Cabugi de Comunicação, trouxe fábricas para Natal e o hotel Ducal”, disse.

Vivaldo Costa, disse que nunca tinha votado nele, pois era seguidor de Dinarte Mariz, mas não podia deixar de destacar a importância que Aluízio Alves teve para o Rio Grande do Norte trazendo a modernidade para as campanhas políticas e para a sua administração como governador do Estado.

“Era um homem determinado, admirado pela sua luta, capacidade e carisma. Fez uma administração moderna diferente de todas as anteriores. Aluizio Alves foi um gênio na política”, disse.

Nada é perfeito mas as pessoas que tentam tornar tudo o mais perfeito que elas conseguem sempre ganham um destaque mesmo após sua morte, a memória do Aluízio Alves é tratada com muito carinho e respeito por todos que conheceram sua história.

Quero conhecer mais sobre o populismo aluizista da década de 60!

Aprender é sempre fascinante e quem gosta de aprender sobre historia, cultura, economia ou saber um pouco mais sobre o turismo já sabe que veio ao lugar certo.

Se você gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo ainda mais, não perca a chance de ler também um de nossos mais completos artigos até o momento sobre: Imagens de Pipa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.