+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O pioneirismo político das mulheres potiguares

0

O pioneirismo político das mulheres potiguares foi sem duvidas um dos fatores que mais contribuiu para um sistema político equilibrado como o que temos hoje no Brasil.

Temos que admitir que as mulheres tem ganhado o espaço que tanto merecem no último século, cada pequena conquista é motivo para comemorar com grande alegria pois essa divisão machista que diminui as mulheres sempre fez parte da nossa cultura tornando a vida muito injusta para as mulheres brasileira se posicionar em algum cargo importante apenas por ser mulher.

A luta das mulheres sempre foi frequente e injustiçada no Brasil, cada pequeno espaço que elas conquistaram foram abrindo espaço para outras e outras formando assim todo o conjunto de direito e deveres adquirido até hoje, nesse artigo vamos abordar vários momentos de luta histórica das mulheres do rio grande do norte no meio político do estado.

O pioneirismo político das mulheres potiguares

Qual a história da primeira deputada elegida no rio grande do norte?
Em 1934, o estado também elegeu a primeira deputada estadual pelo voto direto no Brasil: nascida no sertão nordestino, na cidade de Currais Novos, Maria do Céu Pereira Fernandes se elegeu para a Assembleia Legislativa aos 24 anos, com mais de 12 mil votos, pelo Partido Popular.

Os mandatos de Alzira e Maria do Céu foram cassados depois de assumirem, e o voto de Celina, assim como de outras eleitoras pioneiras daquele momento, anulados pelo Senado.

A cassação de mandatos e anulação de votos de mulheres pelo Senado acontecia por conta da ambiguidade da Constituição de 1891, que não exclui nem inclui explicitamente as mulheres entre os eleitores, ao dizer que “são eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei”.

O machismo político ainda existe na nossa atual cultura?

O pioneirismo político das mulheres potiguares
O pioneirismo político das mulheres potiguares

Podemos dizer por alto e por dados estatísticos que as mulheres sempre são minorias eleitas na bancada estadual de todo o brasil. Nas eleições de 2018, o Rio Grande do Norte foi o único dos 27 estados brasileiros a eleger uma governadora.

Com a vitória de Fátima Bezerra (PT), o rio grande do norte se tornou, além disso, a unidade federativa brasileira que elegeu o maior número de governadoras na história. Contando Bezerra, foram apenas três. A participação das mulheres na política institucional do estado tem quase um século de história.

Existiu luta pelo direito das mulheres no estado do rio grande do norte?
Fundada em 1922, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino foi um movimento de âmbito nacional pelos direitos das mulheres, que tinha como foco principal a conquista do direito ao voto. A federação contava com grupos de mulheres organizadas em todos os estados.

No Rio Grande do Norte, em particular, as sufragistas tinham uma forte atuação, disse ao Nexo Hildete Pereira dos Santos, professora da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Como eram formado os grupos de manifestações femininos?

O pioneirismo político das mulheres potiguares

Formada majoritariamente por “mulheres brancas, vindas de famílias importantes”, essa inserção das mulheres nos cargos eletivos do estado não levou a luta de todas as mulheres para um bom caminho, até a eleição de Fátima Bezerra em 2018, a ascensão ao poder de candidatas populares, foi que o reconhecimento de mulheres de classes baixas começou a ter importância.

Por causa disso, muitas mulheres não acreditaram que o pioneirismo de mulheres potiguares teria exercido influência na candidatura subsequente de outras mulheres.

Quero conhecer mais sobre o pioneirismo político das mulheres potiguares!

Aprender sobre os movimentos historicos importantes de nosso pais é sempre fascinante e em muitos aspectos o Rio Grande do Norte sempre esteve liderando o progresso.

Se você gostou de aprender um pouco sobre nossa historia e quer conhecer ainda mais sobre a cultura, economia ou sobre turismo, aproveite para ler também nosso artigo sobre: Lagoa de Carcará.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.